No Dia dos Namorados, casais comentam livro com cantadas nerds

Publicação bem-humorada ajuda homens e mulheres a encontrar um amor para chamar de seu

Por O Dia

Rio - Para uma enorme legião de casais, a semana traz dois programas românticos: o Dia dos Namorados, que é hoje, e a estreia de ‘Além da Escuridão — Star Trek’, que rola na sexta. Os casais nerds partilham interesses como games, RPGs, filmes, bonecos, camisetas. E quem não arrumou seu ‘player 2’ (sim, a gíria para ‘namorado’ ou ‘namorada’ vem do universo dos games) pode colocar na lista de compras o livro ‘Piadas Nerds: As Melhores Cantadas Nerds’, de Ivan Baroni, Luiz Fernando Giolo e Paulo Pourrat (Ed. Verus, 140 págs., R$ 19,90). 

No Dia dos Namorados%2C casais comentam publicação com cantadas nerdsJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia


O livro é o oitavo da série, que inclui pockets como ‘Piadas para o Pai Nerd’. “É uma brincadeira, né? Eu não teria coragem de passar a maioria das cantadas”, brinca Baroni, 30 anos, que faz com os amigos Luiz e Paulo o site ‘Piadas Nerds’ e teve colaboração dos seguidores do Twitter do portal na hora de escolher as melhores.

"Cantadas nerds? Nunca recebi nenhuma”, brinca o fotógrafo Rafael Jannuzzi, 34, namorado há um ano da biomédica Cristiane Vidal, 32, que já recebeu uma cantada bem saidinha. “Já me chamaram para fazer cosplay da Alice do game ‘Resident Evil’. Me falaram que eu ia ficar uma delícia!”, brinca. Os dois realizam juntos o ‘Cineclube Sci-Fi’, no Planetário da Gávea (a próxima edição é dia 23) e dividem o gosto por super-heróis, games e filmes de ficção científica.

Que nenhum nerd se sinta abandonado no jogo da sedução. Eles estão na moda, com pessoas abusando de redes sociais (criadas por rapazes isolados e estudiosos, como Mark Zuckerberg, que montou o Facebook), aderindo a acessórios como os óculos enormes (até o funkeiro Naldo já foi visto usando) e tirando fotos no espelho do elevador. Ivan Baroni lembra que nerds têm seus superpoderes. “Eles pensam muito no amanhã e são atenciosos. E o fato de terem muitas informações dá segurança para as mulheres”, enumera.

Ele dá um conselho para quem tem as mesmas dificuldades do tímido personagem Sheldon, da série ‘Big Bang Theory’. “Mulheres procuram nerds porque eles dão os melhores conselhos, então fuja da ‘friendzone’, não fique só amigo da garota. E fazê-la rir é fundamental”.

Os casais Marcelo Fernandes, assistente administrativo, 36, e Thaís Jussim, cenógrafa e criadora do podcast nerd ‘Cast42’, 30; e Felipe Vinha, 28, jornalista, e Aline Costa, 27, professora, se encontram sempre para jogar RPG e conversar. Marcelo desmente os estereótipos da classe. “O nerd hoje é bem-sucedido e tem muitos amigos”.

O casal Bianca Araújo, 23, produtora de rádio, e Matheus Escórcio, 26, artefinalista, expandiu o romantismo nerd para a web e criou o portal ‘Casamento Nerd’, sobre as nerdices preferidas dos dois. E, sim, existem muitas cerimônias no estilo por aí.

“Sempre postamos fotos e vídeos com casamentos temáticos, desde o clássico ‘Star Wars’ até festas inteiras com o tema zumbi”, diz Bianca. Ela diz o que uma mulher nerd quer de seu ‘player 2’:

“Inteligência pode ser realmente atrativa. É bom conversar com quem tem assuntos interessantes”, afirma. “Assim como tem meninos nerds atrás de uma mulher que ame super-heróis, tem mulheres procurando a mesma coisa”.

Comece já!

Estratégias de conquista

O livro ‘As Melhores Cantadas Nerds’ traz uma lista dividida por temas como física, matemática, química e biologia. Tem também uma lista de namorados bizarros (vampiros, zumbis, lobisomens) e brincadeiras com a clássica série ‘Amar É’ voltadas para o mundo dos nerds. Conheça abaixo algumas das estratégias de conquista:

- Gata, ouvi dizer que a ordem dos fatores não altera o produto, então que tal você me dar um beijo antes de eu passar a cantada? (Matemática).
— Me chama de carbono e me passa seu telefone que te faço quatro ligações! (Química).
— Me chama de Galileu que te faço ver estrelas! (Física).
— Você gosta de água? Então você gosta de 70% de mim! (Biologia).

Últimas de Diversão