Peça inspirada em conto de Guimarães Rosa estreia no CCBB

'Maria Miss', adaptação inédita de 'Esses Lopes', conta com Tania Casttello, Daniel Alvim e Plinio Soares no elenco

Por O Dia

Rio - Guimarães Rosa está em cartaz no Rio, mais precisamente no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil. Lá estreou na última sexta-feira a peça "Maria Miss". O espetáculo, que é uma adaptação inédita do conto "Esses Lopes", celebra os 46 anos do lançamento do livro "Tutaméia" onde a história foi publicada. O texto traz a marca de ser primeiro conto do Guimarães que aborda o ponto de vista feminino.

A direção é de Yara de Novaes e o elenco conta com Tania Casttello, Daniel Alvim e Plinio Soares. Na peça, o público conhecerá a história de Maria Miss, sertaneja sensível e sonhadora que, quando menina, teve a virgindade negociada pelos pais com um dos membros da família Lopes.

Peça é inspirada em conto de Guimarães Rosa João Caldas / Divulgação


Maria aprende sozinha, e às escondidas, a ler e escrever. Para se livrar do que não quer e conseguir o que quer, lança mão de qualquer artimanha de que dispõe. Muito ardilosa, e sem ser apanhada, mata todos os homens da família Lopes e manda embora os três filhos que teve com eles.

Embora a vingança seja justificada, Maria incorpora a maldade - tão perigosa ou mais que qualquer jagunço –, utilizando-se de estratégias sem confrontar diretamente seus oponentes. “Ainda criança ela foi vendida pelos pais para um dos Lopes, foi estuprada e colocada para tomar conta da casa, ou seja, feita escrava, o que é muito comum no sertão. Ela decide mudar essa historia e usa de tudo que uma mulher tem nas mãos para fazê-lo. No fim, encontra o amor em um jovem sensível, mas as marcas da sua vida continuam com ela”, analisa a atriz Tania Casttello.

Serviço:
Maria Miss. CCBB, Teatro I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Temporada: até 1º de setembro. Ingressos: R$ 60 (inteira). De quinta a segunda, às 19h30. Duração: 55 minutos. Classificação: 14 anos. 172 lugares. Telefone: 3808-2020.

Últimas de Diversão