Por raphael.perucci

Rio - Marco da música erudita, a obra ‘A Sagração da Primavera’, criação do compositor russo Igor Stravinsky, comemora 100 anos este ano. Para homenagear a composição, que causou polêmica na estreia — em um balé com coreografia do também russo e igualmente controverso Vaslav Nijinsky —, o projeto ‘Happening 2013’ ocupa a Casa-França Brasil com diversas atrações.

O evento, que está em sua terceira edição e é parte do Festival Panorama, pela primeira vez conta com artistas internacionais. Dany Roland (Argentina), Lulu Rouge (Dinamarca), Roger Bernat (Espanha) e o coletivo XPLAU com DJ Nado Leal são os convidados de hoje.

Os artistas participantes foram intimados a recriar a obra, fosse utilizando seu próprio trabalho, fosse lançando mão da famosa composição de Stravinsky como inspiração para suas criações. “Fizemos uma seleção de artistas que possuem uma certa sensibilidade para conseguir captar a música em diversas linguagens e interpretar a obra de uma maneira inusitada”, explica Batman Zavareze, curador do projeto.

A ideia é levar um panorama do que há de mais atual e relevante na arte contemporânea para o público, com performances, espaço para conversação e experimentos sonoros, de uma forma espontânea. “Ocorrerá uma sequência, sem interrupções, de ações que irão conduzir as pessoas, como uma procissão. Quando uma atividade termina em um ambiente, já começa uma outra em outro local.” informa Zavareze. As atividades artísticas acontecem das 16h à meia-noite e a entrada é gratuita.

Você pode gostar