Por raphael.perucci

Rio - Depois de escrever a biografia — autorizada, registre-se — de Roberto Menescal, importante nome da Bossa Nova, a escritora e fotógrafa Bruna Fonte se debruça agora em uma mostra com cliques que fez ano passado na favela do Vidigal, em São Conrado. A exposição, que só chega ao Brasil no ano que vem, estreou em Havana, onde ela marca presença como a única fotógrafa daqui na edição 2013 do Mês da Cultura Brasileira em Cuba. ‘Vidigal: Retratos de Uma Favela’ fica em cartaz até o dia 14 na Casa de las Americas, um dos mais importantes centros de intercâmbio e difusão cultural da América Latina e Caribe.

Com imagens do Vidigal%2C Bruna é a única fotógrafa a representar país no Mês da Cultura Brasileira em Cuba Bruna Forte

E lá na ilha caribenha, a tal da bossa nova continua na sua trilha sonora. “Vi grupos cubanos tocando música brasileira que, quando souberam que havia uma brasileira na plateia, fizeram questão de incluir no repertório canções de Tom Jobim, e também de Jorge Ben Jor e Gusttavo Lima”, detalha, diretamente de Havana, onde, Bruna constata, o ritmo verde e amarelo às vezes parece pulsar em todo canto. “Outro dia, entrei em um táxi e no som estava tocando uma seleção musical de Roberto Carlos e Alexandre Pires.”

É desse interesse deles pela nossa cultura que surgem eventos como o Mês da Cultura Brasileira em Cuba. No sentido contrário, foi quando Bruna pesquisava sobre a música cubana que a Casa de las Américas teve acesso a seu trabalho fotográfico e o ensaio no Vidigal. “Mostrei essas fotografias para amigos sem dizer de onde eram, e cada um dizia se tratar de um local diferente da América Latina. Isso revela que, apesar de termos identidades tão diversas, temos mais pontos em comum do que imaginamos. Por falarmos uma língua diferente de todo o restante da América Latina, muitas vezes nós, brasileiros, nos vemos como uma cultura à parte. Minha intenção com esse projeto é mostrar que somente o idioma nos separa, pois somos frutos de uma mesma história e ela nos une”, conceitua ela.

‘Vidigal: Retratos de uma Favela’ é uma das séries que compõem o projeto Nosotros, que Bruna Fonte idealizou para retratar diferentes aspectos da riqueza cultural latino-americana através de cenas da vida cotidiana em toda o continente.

Você pode gostar