Concurso premia novos talentos do samba

Embaixador do projeto, o compositor Arlindo Cruz diz que gênero musical precisa de mais oxigênio e sambistas de raiz

Por O Dia

Arlindo CruzDivulgação

Rio - Não é só de letra e melodia que se faz um samba. É preciso ter raízes, paixão e entender que o gênero — que consagrou nomes como Cartola, Noel Rosa e Candeia — precisa ser preservado. A dica preciosa vem de ninguém menos que Arlindo Cruz. Considerado um dos principais intérpretes e compositores do Brasil hoje, Arlindo é embaixador do concurso ‘Talentos do Samba’, que vai premiar sambistas do Rio, avaliados nas categorias música/intérprete e composição, com valores de até R$ 15 mil.

As inscrições podem ser feitas através do site www.talentosdosamba.com.br até o dia 30 de novembro. Dudu Nobre, curador do projeto, vai selecionar dez canções para disputarem o voto popular no site. A grande final acontece em janeiro, no Bar da Boa, na Lapa, com a presença de Arlindo, Dudu e outros artistas.

“Vejo muitos talentos chegando. O samba precisa de mais oxigênio, de mais gente para essa corrente. Precisa de sambistas como os de raiz. Eu, Zeca Pagodinho, Alcione e muitos outros somos da geração pós-raiz, todos nós temos mais de 50 anos. É muito bom ver os jovens querendo fazer um resgate dessa cultura”, avalia Arlindo, de 55 anos.

A expectativa para a chegada de tanta gente boa querendo mostrar trabalho passa a ideia de que o concurso é quase uma espécie de ‘The Voice’ do samba. Arlindo acha graça. “Nem tanto. O ‘The Voice’ busca o melhor cantor. O nosso concurso quer achar novos talentos”, diverte-se.

Vale lembrar que só poderá concorrer o grupo que tiver uma canção autoral. “Quem sabe não vem um novo Zeca Pagodinho, um Candeia, uma Alcione por aí? O prêmio é até legal, mas o grande barato é ver a carreira começar. A pessoa vai poder gravar um CD com toda a orientação necessária”, acrescenta o cantor, que não descarta futuras parcerias com os inscritos no concurso. “Sou ligado a todos os lados. Adoro bons parceiros.”

Últimas de Diversão