Por julia.amin
Rio - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta sexta-feira a lista dos nove pré-selecionados a disputa pelo Oscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro. E para a decepção de todos os brasileiros, "O Som ao Redor" não ficou entre os selecionados.

O filme de Kléber Mendonça Filho havia sido escolhido para representar or Brasil no Oscar. O primeiro longa do diretor foi um dos 76 filmes classificados, mas não passou pela peneira. No dia 16 de janeiro, a Academia vai revelar os cinco longas que vão figurar a disputa final. Cerimônia ocorrerá no dia 2 de março, com apresentação de Ellen DeGeneres.

"O Som ao redor" é dirigido por Kleber Mendonça Filho Divulgação


Retrato do Recife e do Brasil
Publicidade
"O Som ao Redor", lançado em janeiro, retrata a rotina de uma rua de classe média na zona sul do Recife, transformada pela chegada de seguranças particulares que oferecem seus serviços aos moradores. Neste pequeno espaço, Mendonça Filho faz um retrato de uma cidade e de um País em transformação, no qual o crescimento não reduz o medo e onde as relações de classe se parecem com as do passado.
O filme entrou para a lista de dez melhores filmes de 2012 do principal crítico de cinema do jornal norte-americano "The New York Times". Também em 2012, ganhou o troféu principal da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo , além de quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado (diretor, som e melhor filme para o público e os críticos) e dois no Festival do Rio (filme e roteiro).
Publicidade
Além disso, foi exibido e premiado em eventos internacionais, sendo o Festival de Roterdã o principal. Apesar do lançamento em circuito limitado de salas, conseguiu boa média de público.
Veja os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Publicidade
Bélgica, "The Broken Circle Breakdown", de Felix van Groeningen
Bósnia, “An Episode in the Life of an Iron Picker” de Danis Tanovic
Camboja, “The Missing Picture”, de Rithy Panh
Dinamarca, “The Hunt”, de Thomas Vinterberg
Alemanha, “Two Lives”, de Georg Maas
Hong Kong, “The Grandmaster”, de Wong Kar-wai
Hungria, “The Notebook”, de Janos Szasz
Itália, “The Great Beauty”, de Paolo Sorrentino
Palestina, “Omar”, de Hany Abu-Assad