Por nara.boechat
Rio - A noite de Natal é mágica. E é em torno da mesa que familiares e amigos se reúnem para uma autêntica ceia feliz. O caderno D Mulher convidou quatro estetas — o produtor Irajá Carneiro, a decoradora de eventos Eugenia Guerrera, o designer Marzio Fiorini e a decoradora Marcelle Braga — para criarem uma decoração original e acessível para a mesa da de Natal. Nossos convidados soltaram a imaginação e provaram que a gentileza está nos detalhes. Cada um deles apresentou uma ideia, mas todos foram unânimes em um ponto: a beleza maior está no amor. Feliz Natal!
Mesa de Natal decoradaAndré Mourão / Agência O Dia

Vidro, velas e frutas. Esta é a aposta de Eugenia Guerrera para a mesa de Natal, que foi montada no restaurante Laguiole, no MAM. A decoradora de eventos criou um visual moderno para a noite feliz. “Os vidros e as velas podem ser achados na Saara”, diz ela. Frutas vermelhas, como acerola, ameixa, romã e uva, são usadas dentro de taças de vidro, garantindo a cor do Natal. A louça branca, as flores douradas de plástico da Saara sobre guardanapos pretos, mesa e cadeiras transparentes completam o cenário.

Produtor Irajá Carneiro elege Hotel Praia Ipanema para montar uma mesa no estilo balneárioAndré Mourão / Agência O Dia

O produtor Irajá Carneiro elegeu o Hotel Praia Ipanema para montar uma mesa no estilo balneário. “Não sou muito religioso e, na noite de Natal, gosto de jantar com amigos e depois ir para festas. Na Saara, encontrei vários tipos de Papai Noel, como o da Copa. O Papai Noel surfista é da minha coleção. Os pratos e os garfinhos são da Tutto Per La Casa. Por eu amar o mar, usei corais e conchas do meu acervo pessoal. Quis fugir dos clichês e da neve.”

Árvore de Natal é enfeite de mesa
Publicidade
Até versões tropicais da árvore de Natal podem enfeitar a mesa. “No Cadeg, são vendidas miniaturas de plantas, como minicoqueiros, que ficam lindos sobre a mesa e podem substituir o pinheiro gigante”, sugere Irajá. Para Marzio, datas festivas, como Natal e Réveillon, são perfeitas para quem deseja se soltar e criar algo novo. “Ao decorar a mesa, pense no que você pode fazer para aproximar as pessoas que vão estar em torno dela.” Fica a dica.
Árvore de Natal é usada como enfeite de mesaJoão Laet / Agência O Dia

Foi no restaurante Atoa! que Marcelle Braga montou a sua mesa de Natal. “Quis apresentar uma proposta simples e de fácil execução”, explica Marcelle. Em vasos coloridos da Tok & Stok, colocou gérberas e, segundo ela, uma “árvore de Natal natureba”: um cedro-maçã adornado com bolas natalinas. “O porta-guardanapo é feito com linha, em que finquei hastes de flores do campo, e a marcação de lugares, com fitas de cetim vermelho.”

TELEFONES: ATELIER MARZIO FIORINI - 2492-7385; ATOA! - 3433-8828; CIA DAS VELAS - 3419-7312; EUGENIA GUERRERA - WWW.EUGENIAGUERRERA.COM.BR; FRÔ - 98109-7803; IRAJÁ CARNEIRO - 99964-1514; LAGUIOLE - 2517-3129; LOURDES NOGUEIRA - 2223-0742; HOTEL PRAIA IPANEMA - 2540-4949; LA SUITE - 3177-3555; LONA CRISTAL - 2539-2690; JARDEL MEDEIROS - 98677-5015; MARCELLE BRAGA - WWW.MARCELLEBRAGA.COM.BR; TOK & STOK - WWW.TOKSTOK.COM.BR; TUTTO PER LA CASA - 2267-4942.