CD reflete som atual do Brasil em gravações inéditas de nomes com Luan Santana

'Natal em família' traz a música 'Então é Natal', versão de tema de John Lennon, já gravada com sucesso por Simone

Por O Dia

Rio - Já nas lojas, o CD ‘Natal em família’ apresenta os maiores hits natalinos em gravações inéditas que refletem o atual som popular do Brasil. Os ‘standards’ viram pagodes ou ganham tom sertanejo. Luan Santana canta ‘Então é Natal’, versão de canção de John Lennon (1940 - 1980) e Yoko Ono que fez sucesso na voz de Simone em 1995. A gravação de Luan embute elementos eletrônicos.

A pegada rural posta por Michel Teló em ‘Sino de Belém’ está em sintonia com o universo do tema. ‘Natal das crianças’, com Roberta Miranda, ganhou coro infantil. Destaque do elenco sertanejo, a dupla Victor & Leo põe sua emoção em ‘Noite feliz’, entendendo o significado da canção. Já Claudia Leitte — representante da ‘axé music’ no CD — soa artificial ao dar voz (fria) a ‘Meu menino Jesus’, canção menos conhecida de Roberto Carlos.

Luan Santana é um dos destaques do CDDivulgação


Na ala do pagode, o grupo Raça Negra põe seu habitual suingue de samba pop em ‘O homem de Nazareth’, sucesso do cantor Antonio Marcos (1945-1992) na década de 70. Já o grupo de pagode Sorriso Maroto evita cair no samba em ‘Natal todo dia’, canção gravada à moda do grupo Roupa Nova. Já a cantora inglesa Jesuton exibe o d.n.a. estrangeiro de seu canto em ‘Jingle bell rock’.

‘Natal em família’ cumpre a função de revestir os temas natalinos de roupagem atual. O que não impede equívocos. Ícone da música do Norte, a cantora paraense Gaby Amarantos imprime alegria ‘fake’ que contradiz os tristonhos versos de ‘Boas festas’, música do compositor baiano Assis Valente (1911 - 1958).

A sublime melodia de ‘Natal Branco’ (versão de Marino Pinto para a canção americana ‘White Christmas’, de Irving Berlin) tem sua beleza diluída no registro da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. Só que o saldo é positivo. ‘Natal em família’ expõe a trilha do Brasil sertanejo e pagodeiro.