Por tabata.uchoa
Rio - A goji berry, frutinha que lembra um tomate-cereja, é a nova sensação das dietas. Victoria Beckham, Kate Moss e Madonna já são adeptas da fruta, originária do sul da Europa e da Ásia, que auxilia no processo de emagrecimento. A goji berry é pouco calórica, tem grandes quantidades de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados e antioxidantes.
“A grande questão é que essa fruta é rica em oxidantes e isso diminui a compulsão por doces e carboidratos, que são os grandes vilões para quem quer perder peso. A goji é boa também porque dá uma saciada na fome”, diz a nutricionista Vanessa Mayer.
Fruta goji berry é a nova sensação das dietasDivulgação


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No entanto, no Brasil, a fruta só pode ser encontrada desidratada ou em cápsulas. “A fruta também é rica em vitamina C e minerais. Ela age no processo de emagrecimento porque é rica em fibras que dão a sensação de saciedade e em triptofano, responsável pela sensação de bem-estar”, acrescenta a profissional. A dica é adicionar a fruta desidratada a alimentos como iogurtes e saladas (veja sugestão de cardápio da nutricionista ao abaixo).
“Aqui no Brasil, só podemos comprá-la seca, não existe a fruta in natura. Para quem quiser incluir a goji na dieta, eu digo que a fruta pode ser comida separadamente, misturada com saladas, iogurtes ou batida no liquidificador com sucos e vitaminas”, diz Vanessa.
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Mas não basta achar que incluir a fruta no cardápio já é sinônimo de uns quilinhos a menos. A nutricionista garante que, sem uma alimentação balanceada e sem exercícios físicos, o resultado não será satisfatório. “A fruta não faz milagre. Costumo dizer aos meus pacientes que alimento sozinho nenhum faz alguém emagrecer. A pessoa também tem que ter refeições equilibradas, fazer atividades físicas e ser uma pessoa disciplinada com a alimentação.”
CARDÁPIO COM GOJI BERRY
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DESJEJUM
½ papaia com flocos de amaranto; 1 copo de suco de abacaxi com água de coco e gelo de couve;
1 tapioca com peito de peru e queijo cottage
LANCHE DE MANHÃ
Melão com semente de chia e 2 castanhas-do-pará
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ALMOÇO
Salada verde com azeite de oliva extravirgem; arroz integral; lentilha; cenoura sautée; filé de peixe no forno com tomate, cebola e coentro
LANCHE DA TARDE
Smoothie Bomba de Triptofano (receita abaixo)
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JANTAR
Salada verde com quinoa e azeite de oliva extravirgem; purê de batata baroa; filé de
frango grelhado com manjericão
CEIA
Iogurte grego com pedaços de goji
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SMOOTHIE ‘BOMBA DE TRIPTOFANO’
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INGREDIENTES
2 colheres de sopa de goji berry desidratada; 200ml de leite de aveia; 1 banana congelada fatiada; 1 colher de sopa de linhaça; 2 quadradinhos de chocolate meio amargo picados
PREPARO
Deixar a goji hidratar por meia hora no leite de aveia. Misturar tudo no liquidificador e bater.
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