Fabiana Cozza fecha ano de saudações a Clara Nunes com DVD 'Ser de Luz'

Cozza não se limitou a cantar os sucessos de Clara, tirando do baú samba esquecido como ‘Bafo de boca’

Por O Dia

Rio - Completados em 2 de abril, os 30 anos de morte de Clara Nunes inspiraram cantoras a saudar a ‘Guerreira’ em shows e discos. Pela vivacidade de seu canto caloroso, de tom afro-brasileiro, Mariene de Castro alcançou bons momentos no CD/DVD ‘Ser de luz’, mas o melhor tributo a Clara, ‘Canto sagrado’, está sendo editado neste mês de dezembro de 2013.

Fabiana Cozza fecha ano de saudações a Clara Nunes com DVD 'Ser de Luz'Divulgação

Trata-se do registro ao vivo do homônimo show idealizado em 2012 pela cantora paulista Fabiana Cozza (presença frequente nas rodas de samba da Gamboa) para festejar os 70 anos que a cantora mineira, nascida em 1942, teria feito se ainda estivesse viva.

‘Canto sagrado’ se impôs como a melhor homenagem a Clara porque, ao cantar 21 músicas do repertório da artista, Cozza jamais abriu mão de sua personalidade, fazendo abordagens diferentes das (imbatíveis) gravações originais de Clara.

Ao contrário de Mariene de Castro, Cozza se distanciou da luminosa matriz. A cadência com que Cozza canta ‘Ijexá’ (Edil Pacheco, 1982) e a teatralidade que imprime aos versos de ‘Lama’ (Mauro Duarte, 1976) são exemplos da habilidade de Cozza para escapar do ‘cover’.

Outro ponto positivo de ‘Canto sagrado’ é a pesquisa de repertório. Cozza não se limitou a cantar os sucessos de Clara, tirando do baú samba esquecido como ‘Bafo de boca’ (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1975) e dando voz a pouco ouvida ‘Congada’ (Romildo Bastos e Toninho Nascimento, 1981), veículo para a intérprete exibir seus dotes coreográficos.

Produto independente, o CD/DVD ‘Canto sagrado’ extrapola a gravação do show, captado em agosto, em São Paulo. O DVD exibe documentário que foca Cozza na cidade natal de Clara, Caetanópolis, às voltas com a irmã da cantora (a ‘Dindinha’) e com projetos sociais que propagam a luz eterna de Clara.

Últimas de Diversão