Por daniela.lima

Rio - As festas de fim de ano acabaram e agora é hora de correr atrás do prejuízo. Afinal de contas, o verão está aí e todo mundo quer fazer bonito na praia. Para arrasar naquele biquíni novo, o segredo é a dieta detox, ou desintoxicante. 

Giovanna Antonelli é adepta da dieta detoxAg. News


Queridinha de famosas como Giovanna Antonelli, Demi Moore, Dani Bolina e Guilhermina Guinle, ela é conhecida por fazer uma faxina geral no organismo, eliminando substâncias ruins e, consequentemente, os quilinhos extras. “A detox mata as toxinas que a gente ingere na alimentação e as que já estão no organismo. Para isso, o fígado filtra o que entra de bom e o que tem que sair. Ele e o intestino são os principais órgãos alvos do regime”, explica a nutricionista Alessandra Almeida.

Mas os adeptos dessa técnica precisam ter muita disposição para encarar uma rigorosa alimentação. “É proibido ingerir alimentos de origem animal, como carne vermelha, carne branca, além de leite e queijo, pois eles sobrecarregam o fígado e o intestino e dão muito trabalho para serem metabolizados. A cafeína também deve ser evitada”, explica a nutricionista. Já os grãos, as sementes, os vegetais, os chás, as frutas, as proteínas leves e os carboidratos de baixo índice glicêmico são muito bem-vindos e ajudam a secar cinco quilos em dez dias. “Eles potencializam a eliminação de substâncias nocivas ao organismo através da ativação das enzimas do fígado.”

Por ser muito restritiva, a detox só pode ser seguida por, no máximo, 15 dias e as refeições devem ser feitas de três em três horas. “É sempre indicado que o paciente não passe mais do que o tempo recomendado seguindo a dieta, por conta da carência de nutrientes como ferro e cálcio”, explica a profissional. As atividades físicas são liberadas, mas com moderação. “O ideal é fazer no máximo uma hora de exercícios. Para os que fazem musculação, eu sempre digo que o melhor é diminuir a carga horária para não perder massa muscular”, finaliza. 

A CADA TRÊS MESES 

EVITE PASSAR mais de 15 dias seguindo a detox. Pela restrição calórica, ela pode gerar falta de memória, confusão mental, fadiga muscular e anemia. O sistema imunológico pode ser seriamente afetado. 

FAÇA TODA a dieta com o acompanhamento de um profissional de saúde.

IDOSOS, GRÁVIDAS E PESSOAS com anemia devem evitar a dieta. Eles podem ter enfraquecimento muscular, problemas com o efeito diurético dos chás e mais complicações no sistema imunológico. 

FAÇA A DETOX apenas de três em três meses.

CARDÁPIO

Café da manhã
Suco verde (uma folha de couve, uma maçã ou uma fatia de abacaxi, seis folhas de hortelã, 120ml de água de coco ou água gelada. Bata no liquidificador. Em seguida, acrescente uma colher de chá de semente de linhaça).

Lanche da manhã
Uma colher de sopa de tapioca com tomate, manjericão e azeite.

Almoço
Salada de folhas com rabanete, broto, uma cenoura ralada, quatro colheres de sopa de kinua, pepino e tomate. Couve-flor com alho poró, berinjela e abobrinha grelhada.

Lanche da tarde
Quatro colheres de sopa de salada de frutas. Suco com uma rodela de abacaxi batida com uma
xícara de chá verde e manjericão.

Jantar
Salada (mix de folhas com nabo ralado e semente de girassol e uma colher de sopa
de manga picada) e sopa (duas conchas de sopa de abóbora com gengibre).

Ceia
Meia maçã assada com canela.

Você pode gostar