Por fernanda.magalhaes
Rio - "Um desempregado, falido, metido a grandes coisas. Um paquerador inveterado, um conquistador barato. Um homem comum do subúrbio do Rio, casado com uma mulher autoritária e que tem um filho também desempregado. Por falta de grana, 'eu' moro com a sogra, a mãe da minha mulher, uma megera". Assim é o personagem de Bemvindo Siqueira na peça 'Por falta de roupa nova, passei o ferro na velha', sucesso nos anos 80, que ele volta a interpretar no Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square. A peça de Abílio Fernandes, que fica em cartaz até dia 30 de março, conta a história de uma família atrapalhada que vive às custas da sogra doidinha e vê a chance de sair da miséria casando o filho com uma moça endinheirada.
Na versão de 2014, a história se mantém mas o texto sofreu ajustes adotando uma linguagem coloquial e palavras atuais, além de ter sido modernizado. "Mudamos muitas coisas desde a estreia há 25 anos. As representações diárias vão criando um novo espetáculo. Então, nós temos um texto atualizado e mais engraçado", explica Siqueira. "Essa peça tem uma receita e não mexemos nisso, porque dá certo. Está 70% original e 30% de modificação, que é o palavreado do dia a dia de hoje, como quando abordarmos Instagram, Facebook, torpedo...", adianta o diretor Ignácio Coqueiro.
Os atores da peça já caracterizados Cadu Alves/ Divulgação

Nas duas versões, continuam Bemvindo dando vida a Tunico e a atriz Selma Lopes, voz oficial da
americana Whoopi Goldberg e dubladora há 10 anos de Marge, do desenho 'Os Simpsons',
interpretando a sogra "severa com o genero e amável com o neto", nas palavras da atriz, Dona Marieta.

Publicidade
Na montagem atual, quem dá vida a vizinha espalhafatosa e enxerida Filó que foi de Henriqueta Brieba nos anos 80 é Yara Frazão. A atriz Nica Bonfim que estava há 30 anos sem fazer teatro quebra o jejum e faz Cacilda, a esposa dominadora e independente de Tunico, que, na montagem original, foi vivida por Monique Lafond. Zé Antônio, o filho do casal e aposta para tirar a família do buraco mas que depois se saberá que não gosta de meninas é feito pelo ator Ronan Horta, que já participou de novelas como 'Aquele Beijo', da TV Globo. A moça vítima do golpe do baú é a bela, rica, elegante e ingênua Márcia interpretada pela estreante Ana Carolina Rayon.
A peça trata de maneira divertida dos problemas cotidianos de uma família de classe média baixa, como bem define a atriz Yara Brazão. É humor rasgado que mistura veteranos e estreantes.
Publicidade
Serviço:
'Por falta de roupa nova, passei o ferro na velha'. Teatro dos Grandes Atores: Av. das
Américas, 3.555, Shopping Barra Square, Barra da Tijuca. De quinta à sábado, às 21h e domingo, às 20h. Preço: R$ 70,00 (quinta e sexta) e R$ 80,00 (sáb. e domingo). Informações: Tel.: 3325-1645.
Publicidade