Por daniela.lima

Rio - A etrevista estava marcada para as 18h, mas, às 17h30, meia hora antes do horário combinado, Cynthia Howlett, 37 anos, estaciona o seu carro em frente à Praia do Pepino, em São Conrado, na companhia de seus dois filhos — Manuela, 5, e Rodrigo, 1 — e da babá. Depois de liberar o trio para dar um mergulho, ela brinca: “Hoje está corrido, acho que vou jogar a toalha.” 

Com seu olhar carioca%2C a apresentadora Cynthia Howlett lança livro em que lista os melhores lugares do Rio para moradores e turistasJoão Laet / Agência O Dia


Motivos para estar cansada não faltam. Cynthia lança dia 17, às 19h, no Jockey Club, o livro ‘Alma do Rio’ (Ed. Réptil, 284 págs., R$ 50), ao mesmo tempo em que se prepara para apresentar um programa sobre alimentação no canal a cabo GNT e abrir um consultório de nutrição. “Acho que nós, mulheres, temos esse talento de nos reinventarmos. Quis usar meu olhar feminino para mostrar pontos da cidade. Sugerir um passeio, apresentar trilhas e indicar as melhores praias para ir com as crianças ou um lugar bacana para curtir com o maridão”, diz. Mas o livro, que tem formato de guia, no começo, seria apenas sobre um lugar bem querido da autora. “Tinha pensado em escrever apenas sobre o Arpoador, onde eu nasci e fui criada. Mas a Luiza Figueira de Mello, dona da editora Réptil, me deu a ideia de fazer um guia, já que sempre gostei de dar dicas para os meus amigos. Topei na hora”, conta.

Dividido em 22 capítulos, ‘Alma do Rio’ fala um pouco sobre cada cantinho da cidade, da Barra da Tijuca a Botafogo e da Lapa a Madureira, passando por Vila Isabel. Mas como será que foi para a moça da Zona Sul sair da sua zona de conforto? “Foi uma experiência muito interessante. Acho que o mais bacana é que eu sou curiosa, gosto de conhecer pessoas, de ter esse contato. Em Madureira, passei o dia no Mercadão e achei incrível. As pessoas te chamam, te oferecem uma comidinha, querem conversar com você”, lembra ela.

Outro espaço que não ficou de fora e está sempre no roteiro de Cynthia é a Lagoa Rodrigo de Freitas, principalmente por ser o cenário que embala as tardes românticas ao lado do marido, o ator Eduardo Moscovis, com quem está casada há sete anos. “A Lagoa é perfeita para um momento a dois. Você pode fazer um piquenique, levar um vinho e namorar bastante”, opina. Para um passeio em família, ela recomenda o Parque da Catacumba, na Lagoa, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro, e, claro, a praia. “A praia é um amor universal. Já o CCBB oferece uma programação infantil de qualidade e o Parque da Catacumba tem atividades e espaços para os pequenos brincarem à vontade.” 

Apaixonada pela Cidade Maravilhosa, Cynthia diz que o melhor do Rio são seus traços femininos. “É uma cidade cheia de curvas, charmosa e inspiradora. Paris e Nova York, por exemplo, são frias, masculinas. Acho que é isso que encanta os turistas.” 

LUGARES ELEITOS PELA MUSA

QUADRA DA ACADÊMICOS DA ROCINHA.
“Quem vem ao Rio deve conhecer lugares diferentes. Um deles que recomendo é a quadra da Acadêmicos da Rocinha. A festa ali é incrível e eclética. Tem dia que tem samba; no outro, acontece um baile funk; em um terceiro, rola passinho. É um espaço seguro
que vale muito a pena.”

ESTRADA DAS PAINEIRAS.
“A caminhada é ótima e a vista que você tem da cidade não dá para descrever.”

ARPOADOR.
“O Arpoador mora no meu coração. Morei no local a vida toda e não tem pôr do sol mais belo do que o de lá.
É inspirador sentar na areia e simplesmente assistir.”

PRAIA DA JOATINGA.
“Fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca. Adoro a Praia da Joatinga. É o tipo de programa para curtir em família, sempre indico para os meus amigos.”

MERCADÃO DE MADUREIRA . “Todas as vezes em que fui ao Mercadão de Madureira foram ótimas. As pessoas te recebem muito bem, as comidinhas são deliciosas e tem de tudo por lá.”

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO.
“A tradicional feira é outro point que merece uma visita. Lá você come bem, dança, se diverte e ainda conhece a cultura nordestina.”

LAGOA RODRIGO DE FREITAS. “Além de ser ótima para fazer programinhas a dois, como um piquenique ou um passeio de pedalinho, a Lagoa também é um espaço perfeito para andar de patins, de bicicleta, sentar para brincar ou simplesmente caminhar com as crianças.”

Você pode gostar