Rio - Quando boas comadres, com 50 anos de amizade e muita história para contar, dividem o sofá, o papo sempre rende. Se essas personagens forem a empresária e consultora de moda italiana Constanza Pascolato e a artista plástica argentina Marilu Beer, então, vale a pena acompanhar o papo de perto. Foi pensando assim Paula Trabulsi, também amiga da dupla, teve a ideia de transformar os papos das camaradas de longa data em uma websérie batizada de ‘Constanza & Marilu’, no ar desde o início do mês no canal da dupla no YouTube.
Em dois episódios semanais, as setentonas (ambas de 74 anos) falam de tudo: moda, amor, comida, sexo, brasilidade, família e o que mais virar assunto, sempre em um sofá diferente. O ‘SofáChatShow’, como foi apelidado, é dirigido pela jornalista Monica Waldvolgel e não segue roteiro: é uma conversa informal, um papo intimista entre amigas aberto ao público. “Pedi à Paula que fizesse um vídeo meu para mandar para o diretor espanhol Pedro Almodóvar, queria muito trabalhar com ele. Sou um tipo muito Almodóvar. A Paula me disse que, em vez de falar com o Almodóvar, eu deveria falar com São Paulo”, diz Marilu.
Ela e Constanza toparam a ideia, e o sucesso veio rápido. “Para mim a linguagem é nova, por mais que eu tenha um site. Estamos tendo muita repercussão e o público não tem faixa etária certa, a garotada está adorando, se divertindo”, diz Constanza. “Ainda não somos um ‘Porta dos Fundos’, que eu adoro, mas estão gostando”, brinca ela. Marilu também vem se surpreendendo com o reconhecimento repentino. “Fiquei com um pouco de medo do desafio. Mas a repercussão está grande, já tenho até um fã-clube no Espírito Santo. A internet não me pertence, para mim é tudo novidade”, diz a artista plástica.
O programa garante momentos hilários, como Constanza sendo presenteada com um CD da Anitta e fazendo uma análise sobre a influência da cultura popular na moda no país. “O Brasil está fazendo um ph.D. em periguetes. Elas são a nova raça brasileira. O figurino preferido é legging, tops e microvestidos”, diz ela.
Marilu não fica atrás e se destaca por sua autenticidade. “Marilu é mais teatral que eu. Sou mais contida, controlada. Ela, não: fala mesmo”, diz Constanza. A ideia é que as boas reflexões e as pérolas das damas contemporâneas migrem da internet para a TV a cabo.