Por daniela.lima

Rio - Cem vezes cidadania. Também poderia ser este o nome do projeto ‘100 Em 1 Dia’, que chega ao Rio domingo e vai espalhar shows, espetáculos de dança, teatro, performances, oficinas e muito mais pelas ruas da cidade. Pessoas de várias idades e ocupações, de artistas a estudantes, foram convidadas a dar sua contribuição para mostrar que a cidade e seus moradores podem ser melhores. Portanto, não estranhe se estiver passando pela Quinta da Boa Vista e encontrar a vocalista da banda Letuce, Letícia Novaes, distribuindo elogios aos passantes. Ou se der de cara com um show de Otto na Praia de Ipanema. Você ainda pode ser convidado por grafiteiros para uma intervenção urbana. É muita ideia.

A turma do I Love Lindy vai ocupar a Lagoa e convida a todos para dançar José Pedro Monteiro / Agência O Dia


O projeto nasceu na Colômbia, já passou por 16 cidades de dez países, e chega aqui pelas mãos da publicitária Renata Tasca e de sua sócia, a administradora Myrtes Mattos. A proposta é essa mesmo: durante um dia, disseminar até 100 iniciativas que possam deixar claro que o Rio é capaz de ser um lugar melhor para se viver. Tudo de graça.

“O cidadão carioca está começando a entender que cada um é uma sociedade e tem o poder de transformar. E, para transformar, precisamos da união de todos. Cada uma das iniciativas vai causar algum impacto nos cariocas”, sentencia Myrtes.

Até o fechamento desta edição, mais de 70 performances já tinham sido confirmadas. O guia Show & Lazer selecionou algumas iniciativas e, entre os destaques, está o show do cantor Otto em cima de um minitrio elétrico. “Será uma apresentação de pegada mais roqueira. Quero levar paz, respeito e luz, para que as pessoas saiam deste momento nada feliz que estamos vivendo”, afirma o cantor, que convidou o baterista da Nação Zumbi, Pupillo, e o baixista da cantora Céu, Lucca, para o espetáculo.

O grupo I Love Lindy, de amantes da cultura lindy hop (dança surgida na década de 20 ao som das big bands), vai fazer uma festa na Lagoa, com indumentárias cheias de referências dos anos 20 a 40. “O objetivo é ocupar o espaço público para que as pessoas possam se divertir. Quanto mais houver ocupação dos espaços públicos, menos haverá violência”, diz uma das integrantes do grupo, Thais Matile.

A ideia do estudante Gabriel Marques é disseminar ainda mais o uso das bikes, promovendo um divertido passeio. “Com mais pessoas utilizando bicicletas, todos ganham”, pondera. Já Letícia Novaes, que vai fazer uma espécie de bullying ao contrário, garante: “A cidade precisa de incentivo. Quero incentivar as pessoas para que elas incentivem outras. Temos que começar de alguma forma.”

ROTEIRO DA CIDADANIA

BAILE DO TUIA DE DOIDO
A banda instrumental Tuia de Doido fazer uma intervenção que mistura literatura de cordel com música brasileira, com arranjos originais. Praça Glauce Rocha, Santa Teresa. Das 18h às 22h.

BRINQUEDOS BEM BOLADOS
A turma da fábrica Bolei preparou duas oficinas infantis: de aviãozinho de papel e de bolinha de sabão. Tudo com material reutilizado. Posto 12, Leblon. Às 9h.

DA MENOR IMPORTÂNCIA
Fabiane Pereira e Simone Mizrahi vão percorrer a orla do Rio fotografando os detalhes que passam despercebidos: gestos, pequenas gentilezas cotidianas. Ao final, a dupla vai escolher as dez melhores imagens, que serão postadas no Instagram e na fanpage do projeto. Orla do Leme à orla do Leblon. Das 10h às 14h.

DANÇANDO NA PRAÇA
A bailarina Tânia Alice e sua trupe propõem uma espécie de flash mob em meio a uma movimentada praça do Rio. Todos, de qualquer idade, estão convidados a participar. Praça Saens Peña, Tijuca. Das 15h30 às 17h30.

Letícia Novaes%2C da banda Letuce%2C e Otto fazem parte da festa%3A ela vai elogiar as pessoas pela rua e ele vai cantar num minitrio elétricoMaíra Coelho / Agência O Dia


DESENHA COMIGO
A ideia é colocar a criatividade das crianças para fora. Elas serão convidadas a desenhar com giz de cera em papel craft. Posto 6, Copacabana. Às 10h.

DISRITMIA
Festa de música brasileira, pós-praia, à beira-mar, de graça e que ganhou o gosto do carioca. Pedra do Leme. Às 16h20.

ESPORTE ACESSÍVEL
A turma do AdaptSurf vai organizar atividades de esporte e lazer adaptados. O carro-chefe é o surfe adaptado para pessoas com deficiência. Para todas as idades. Posto 11, Leblon. Das 9h às 14h.

GALERIO 1
O projeto visa a pintar os 40,4 km da Linha 2 do Metrô e ser uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto do mundo. No domingo, o muro de Triagem ganha novas pinturas. Participam duas equipes de artistas, como nomes como Fabio Ema. Final da Rua Bérgamo, Triagem. O dia inteiro.

GINCANA
Um grupo de amigos amantes da bicicleta vai promover uma gincana para conscientizar a população sobre o benefício da utilização das magrelas. Quem ganhar leva uma bike de prêmio. Lagoa, próximo ao Corte do Cantagalo. Das 9h às 15h.

GNIYLLUB
Gniyllub é bullying escrito ao contrário. A ideia da cantora Letícia Novaes, da banda Letuce, é isso: um bullying às avessas. Ela vai para as ruas distribuir elogios, incentivos e estímulos para quem passar na sua frente. Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Das 16h às 18h.

I LOVE LINDY
Essa é para amantes do jazz e da cultura dos anos 20, 30 e 40. Neste domingo, o I Love Lindy, evento quinzenal criado pelos grupos Rio Hoppers e Indie Lindy, amantes da cultura Lindy Hop, farão uma espécie de festa (e os organizadores estão a caráter) em que o público é convidado a aprender os passinhos. Lagoa, em frente ao quiosque Okeka Baiana Tem.
Das 16h às 20h.

KARAOKÊBG
Quem canta os males espanta. Essa é a ideia do karaokê público que vai rolar neste domingo. É só chegar e soltar a voz. Praça Santos Dumont, Baixo Gávea. Às 20h.

POCKET-SHOWS PELO RIO
Uma kombi da Farm vai circular pela cidade fazendo pocket-shows. Serão dez ao todo. Na ordem: Arpoador; Praça General Osório; Posto 12, Leblon; Baixo Gávea; Lagoa (perto do quiosque Palaphita); Botafogo (em frente ao espaço Itaú de Cinema); jardins do MAM; Praça São Salvador; Praça 15, e Largo dos Guimarães, Santa Teresa. A partir das 8h.

MINITRIO ELÉTRICO COM OTTO
O cantor e compositor Otto vai se apresentar em cima de um minitrio elétrico da Natura. Às 14h, na esquina da Maria Quitéria com Vieira Souto (Ipanema). Às 15h, na esquina da Santa Clara com Avenida Atlântica (Copacabana).

TROCA-TROCA DE LIVROS
No domingo, Janine Rodrigues, do Piraporiando, vai promover um troca-troca de livros entre crianças, com direito a contação de história pelos pequenos. Parque Madureira. Das 14h às 18h30.

QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA
O dançarino Ivaldo Correia vai fazer uma apresentação solo de jazz e quem estiver passando pode ser convidado a dançar. Parque Garota de Ipanema, Arpoador. Às 10h.

RODA DE SAMBA NA FEIRA
O Time de Crioulo fará um show com sambas novos e antigos, com espaço, ainda, para os improvisos. Feira Livre da Glória. Rua Augusto Severo, Glória. De meio-dia às 16h.

TOUR 100 EM 1
Gabriel Marques, amante das bicicletas, propõe um passeio ciclístico pelas intervenções. Ele será o guia. É só aparecer com a bike. Do Aterro ao Leblon. Às 10h (Aterro).

Você pode gostar