Por karilayn.areias

Rio - Mente e corpo em harmonia. Para o médico Deepak Chopra, autor de mais de 75 livros de autoajuda, a qualidade de vida, e consequentemente, a boa forma, vem do equilíbrio. Para tratar desse assunto, está a venda, nas livrarias de todo o país, o livro ‘Você Tem Fome de Quê? A Solução Definitiva para Perder Peso, Ganhar Confiança e Viver com Leveza’ (Ed. Alaúde, 320 págs., R$ 29,90).

“Quando alguém deseja ficar com o peso ideal, ela esbarra em duas escolhas. Pode fazer um regime ou alguma outra coisa. Esse livro é sobre essa outra coisa. Regimes implicam num tipo inadequado de motivação. Para dar certo, é preciso que a perda de peso seja satisfatória. Se a pessoa reequilibra os sinais de fome do corpo, o impulso para comer torna-se um aliado e não um inimigo”, analisa Deepak.

Hamornia entre mente e corpo é a solução para medidas perfeitasReprodução Internet

Na obra, além de apresentar várias receitas leves, o médico explica que o problema das pessoas que lutam contra a balança está na relação errada com a comida que, na maioria das vezes, é ingerida no desejo de matar uma fome emocional, ou até mesmo, mental. “A fome é uma poderosa mensagem química enviada pelo corpo ao cérebro. É essa experiência de fome que tem que mudar quando alguém está comendo demais. Ansiedade e fome falsa não são o mesmo que dar ao corpo o combustível de que ele precisa. A mente é a chave para a perda de peso, e quando ela está satisfeita, o corpo para de ansiar por mais comida”, diz ele. Chopra lembra ainda que o corpo precisa ser preenchido com outras coisas além da comida. “Encontrar a própria satisfação significa consumir alimentos saudáveis, ter no coração sentimentos como alegria, compaixão e amor, uma mente cheia de conhecimento e o espírito com serenidade e consciência pessoal. Para perder peso, é necessário se preencher. Quando estamos cheios de outros tipos de satisfação, a comida deixa de ser um problema”.

Como forma ideal para emagrecer, o médico apresenta a dieta ayurveda, por ela não isolar os alimentos na hora da refeição. “Essa medicina prega que existem seis sabores, doce, azedo, salgado, amargo, pungente e adstringente. Eles têm efeitos diferentes sobre a mente e o corpo. O bacana é provar cada sabor ao longo do dia, ou até misturar alguns em determinadas refeições”, explica Chopra. Ele ainda adianta. “A ayurveda respeita as sabedorias do corpo, procurando sinais de desequilíbrio antes que os sintomas da doença apareçam”.

Comportamentos que atrapalham a perca de peso

- Fazer as refeições às pressas, sem saborear o prato.

- Petiscar em frente à TV.

- Repetir mesmo estando satisfeito.

- Limpar o prato inteiro automaticamente.

- Comer quando estamos estressados.

- Consumir sempre os mesmos alimentos.

- Seguir uma dieta monótona, em que um alimento mágico predomina.

- Deixar que o excesso de gordura desequilibre as refeições.

- Ter o hábito de servir-se de doses rápidas de energia, por exemplo, de bebidas energéticas com muita cafeína e tabletes açucarados.

- Ignorar o aspecto visual de um belo prato ou de uma refeição deliciosa.

Receita

2-3 fatias de pão torrado/ 2 colheres de sopa de azeite de oliva/ 1 xícara de alho-poró ou cebola picada/ 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino/ 500g de tofu esmigalhado/ 1/4 de xícara de frutas secas e sementes misturadas (girassol, nozes, amêndoa, castanha)/ 1 xícara de abobrinha ralada/ 1 xícara de cenoura ralada/ 1 colher de chá de manjericão/ 1 colher de chá de orégano/ 1 colher de chá de tomilho/ 1 colher de chá de estragão/ 1 colher de chá de alho picado ou 1 colher chá de alho em pó/ 1 colher de sopa de molho de soja

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180°C. Faça f arelo de pão e reserve. Frite por 2-3 minutos o alho-poró e a pimenta com metade do azeite. Deixe esfriar. Processe o tofu, as frutas secas e as sementes, a abobrinha, a cenoura e o alho-poró refogado. Adicione o manjericão, o orégano, o tomilho, o estragão, o alho e o molho de soja. Mexa até obter uma consistência macia.
Retire porções de 1/2 xícara da mistura e dê formato de hambúrgueres e passe no farelo de pão. Doure os hambúrgueres no restante do azeite. Acrescente mais, se necessário. Asse-os em forma untada por 10-15 minutos, até firmar.

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