Por karilayn.areias

Rio - Festa de cores, vozes, paixão em contraste com violência, tristeza e tragédia. As torcidas organizadas brasileiras são responsáveis por alguns dos mais belos e trágicos episódios do esporte. Por isso, o Discovery, em parceria com a produtora Mixer, preparou o especial ‘Torcidas Organizadas’, que vai ao ar neste sábado, às 20h40, para mostrar o lado de dentro desses grupos que fazem parte da história do futebol no Brasil.

A produção desmistifica as torcidas, conversa com líderes desses movimentos e mostra as operações complexas e o trabalho dos integrantes de grandes torcidas organizadas durante os preparativos para um jogo clássico. O programa mostra também as operações especiais criadas pela Polícia Militar para tentar conter a violência entre os torcedores, tais como a revista dos equipamentos levados aos jogos e a definição de trajetos especiais que os ônibus com torcedores devem fazer.

A atração de uma hora mostra ainda a relação entre a polícia e as torcidas. As decisões pertinentes aos jogos são comunicadas pela PM aos dirigentes dos grupos em reuniões realizadas dias antes das partidas. O programa registrou um desses encontros: o que antecedeu o clássico Corinthians e Palmeiras na abertura do Campeonato Paulista de 2013.

Você pode gostar