CD de Zeca Pagodinho anima mais do que o disco oficial da Copa

Música 'Filhos de Vera Cruz' joga contra a obviedade de temas do Mundial com bela melodia e letra consciente

Por O Dia

Rio - Não vai ser ao som das músicas do CD oficial da Copa do Mundo de 2014, ‘One love, one rhythm’, que o Brasil vai comemorar suas vitórias na competição. Com animação artificial, o álbum lançado pela gravadora Sony Music não empolga tanto quanto ‘Festa brasil’. Turbinada com gravação inédita de Zeca Pagodinho, ‘Filhos de Vera Cruz’, a coletânea é certeiro contra-ataque da seleção extraoficial da Copa, escalada pela Universal Music, gravadora rival da Sony Music.

Zeca Pagodinho dá voz no CD ‘Festa Brasil’ ao samba-enredo ‘Filhos de Vera Cruz’%2C a música mais bonita feita para a Copa do Mundo de 2014Divulgação

Grande samba-enredo de autoria dos compositores Altay Veloso e Paulo César Feital, ‘Filhos de Vera Cruz’ joga contra a obviedade de temas de Copa com bela melodia e letra consciente, na qual está embutida crítica social pelo fato de muitos meninos do Brasil terem que driblar a pobreza para virar Neymar.

Lançada também no formato de DVD, a coletânea ‘Festa Brasil’ rebobina gravações recentes e antigas que, em grande parte, são naturalmente animadas. O registro ao vivo de ‘Tempo de alegria’ por Ivete Sangalo contagia mais do que qualquer fonograma do disco oficial da Copa, centrado em visão estrangeira da música do país.

Nome presente em ambos os discos, Claudia Leitte brilha mais em ‘Festa Brasil’ com sua gravação de ‘Insolação do coração’. Lançada em 2006 em álbum do grupo Babado Novo, a música de Carlinhos Brown e Michael Sullivan fala de futebol e Carnaval em tom explosivo.

A escalação de ‘Festa Brasil’ combina craques como Chico Buarque (‘Pelas tabelas’, 1984), Jorge Ben Jor (‘Roberto, corta essa’, unida em ‘medley’ com ‘Ponta de lança africano’) e Seu Jorge (‘Dia de comemorar’, tema cheio de ‘groove’).

Mesmo com a presença de um ou outro ‘perna-de-pau’, como Dilsinho, a seleção de ‘Festa Brasil’ expressa a alegria do país, traduzida em ‘Festa’, hit do penta. Gol!

Últimas de Diversão