Expressões artísticas do Rio mostram a cara na Praça Luís de Camões, na Glória

Até o final da Copa, filmes, videoinstalações, shows, grafites e brincadeiras ocupam o local com o evento gratuito ‘Rio! A Cultura dos Cariocas’

Por daniela.lima

Rio - Enquanto o Brasil mostra seu talento em campo, as expressões artísticas da nossa cidade mostram a cara na Praça Luís de Camões, na Glória. Até o final da Copa, no dia 13 de julho, filmes, videoinstalações, shows, grafites e brincadeiras ocupam o local com o evento gratuito ‘Rio! A Cultura dos Cariocas’, dedicado não só a quem vive por aqui, mas a todos os que estão na cidade nesta época.

Cena do longa ‘Cartola’%2C que é parte da programação no Cine Rio%2C antigo Cine GlóriaDivulgação


“Apresentamos uma programação que reflete a alma dos cariocas. Além de revitalizar aquele espaço, que é tão bonito”, diz Cecília Melo, produtora do Grupo Rio, responsável pelo projeto junto à Secretaria de Cultura.
Quem passa pela praça percebe o que ela quer dizer. Por lá, há um palco montado entre as árvores centenárias do lugar, que ganha vida todos os fins de semana com shows, grafites e diversas atividades infantis.

No próximo sábado, o ritmo é a bossa nova de Roberta Espinoza. O domingo fica por conta do DJ Marcelinho Da Lua. Mas, durante a semana, quem observa de longe mal pode perceber o que se passa por ali. No subsolo, no interior do espaço do Memorial Getúlio Vargas, tem cinema toda terça e quinta-feira, com sessões às 14h e 16h. “Tudo com legenda em inglês, para nenhum turista ficar de fora”, frisa Cecília.

A seleção de títulos gira em torno de histórias que mostram as facetas do carioca e sua rotina, como ‘Cartola’, ‘Amores Possíveis’, ‘Ônibus 174’ e ‘Como Nascem os Anjos’. “O projeto vai além dos filmes. Estamos chamando de Cine Rio a sala que está sendo usada, onde era o antigo Cine Glória. Também fizemos um trabalho de acessibilidade para facilitar o acesso ao local, que era complicado”, explica a produtora.

Ela também destaca que o Memorial Getúlio Vargas está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com a videoinstalação criada pelo diretor artístico do Grupo Rio, Jair de Souza. São imagens em cinco telões de cinco metros cada, com uma coletânea de registros bem cariocas, como a implosão da Perimetral, o Carnaval de rua e as transformações urbanísticas que a cidade vem sofrendo atualmente. “A Praça Luís de Camões é linda. Com o projeto, queremos mostrar nossa cultura e levar as pessoas àquele lugar”, conclui Cecília.

Últimas de Diversão