Carlos Bertolazzi, do ‘Homens Gourmet’, lança livro e cozinha no Rio

O chef da coxinha de pato venderá seu petisco no Aconchego Carioca

Por O Dia

Bertolazzi com sua famosa coxinha de pato%2C que fez sucesso em Nova York e foi parar no ‘Jornal Nacional’Rodrigo Rosenthal / Divulgação

Rio - Um dos apresentadores do programa ‘Homens Gourmet’, do Fox Life, o paulistano Carlos Bertolazzi também comanda os restaurantes Zena Caffè, Per Paolo e o recém-inaugurado Carbone. Ele ainda bate ponto aos domingos na Feirinha Gastronômica, evento gourmet que acontece em São Paulo.

Não bastasse isso, acaba de lançar um livro: ‘iChef — Histórias e Receitas de um Chef Conectado’ (ed. Tapioca, 224 págs., R$ 42), que tem sessão de autógrafos amanhã, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

“Sou muito pilhado. Vou inventando as coisas e só depois eu vou vendo como resolvo. Mas no fim dá tudo certo, ainda bem”, diverte-se Bertolazzi.

Por sinal, além de lançar o livro, o agitado chef veio ao Rio com outra missão: hoje, estará no restaurante Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, a partir das 13h, vendendo sua famosa coxinha de pato, sucesso na feirinha em São Paulo e na edição deste ano do evento Smorgasburg, em Nova York — feito que foi parar até no ‘Jornal Nacional’.

“Antes de Nova York, eu vendia umas 300 por dia na feira. Hoje, são 700, 800”, comemora ele.

Como o Aconchego está sempre cheio, a ideia é oferecer a coxinha para as pessoas que estiverem na fila mesmo. “Além de eu ser amigo da Kátia (Barbosa, chef e uma das donas do local), o Aconchego é o templo do petisco. É como o Maracanã para um jogador de futebol. Servir minha coxinha lá é ter a chancela. Lá é o lugar”, derrete-se.

Com passagens por restaurantes na Itália, Estados Unidos e Espanha (entre eles, o finado El Bulli, eleito diversas vezes o melhor do mundo), Bertolazzi mistura em ‘iChef’ situações de sua vida e receitas que fazem parte dela. “Vou contando trechos da minha história e mostro como a rede social me ajudou nisso tudo. Desde a divulgar até a entender o que as pessoas estavam achando do meu restaurante”, explica. “É quase uma biografia em formato de contos. Quem me conhece diz que me imagina falando quando lê. ”Integrante do ‘Homens Gourmet’ (exibido sexta, às 22h30) desde a primeira temporada, ele conta que a TV abriu muitas portas.

“No começo, topei mais pela novidade, porque o cachê era baixo. Mas foi uma aposta muito certa, já que muito do que eu tenho feito hoje só aconteceu por causa da exposição”, analisa ele. E, agora, além de ser conhecido como o ‘cara da televisão’, Bertolazzi é, também, o ‘chef da coxinha’. “Brinco que tenho dez estrelas (do guia Michelin, que premia restaurantes pelo mundo) no currículo e só lembram de mim pela coxinha”, cai na risada.

Carlos (de preto) entre os outros apresentadores do ‘Homens Gourmet’Divulgação


Últimas de Diversão