Detonautas Roque Clube lança álbum duplo com repertório inédito

Grupo Detonautas concilia crítica social e rebeldia adolescente no CD 'A Saga Continua'

Por O Dia

Rio - Em atividade desde 1997, o grupo carioca Detonautas Roque Clube é duro na queda. Sobreviveu à morte do guitarrista Rodrigo Netto (1977 - 2006), baleado em assalto, e à saída do baixista Tchello no ano passado. Não é à toa que o título do sétimo álbum da banda é ‘A saga continua’. Com o vocalista Tico Santa Cruz à frente, o grupo lança CD duplo, com repertório majoritariamente inédito e autoral.

O CD 1 concentra canções de arquitetura bem pop, como ‘Essa noite’ — exemplo do romantismo que pauta parte do repertório — e ‘Sabemos fingir’. Já o CD 2 prioriza os temas mais pesados, gravados com ecos do punk e do ‘grunge’. Nesse disco, há lugar até para a rebeldia tipicamente adolescente da faixa ‘Ever alone’, música com mais atitude do que acordes.

Grupo carioca Detonautas Roque Clube inclui música de Celso Blues Boy no repertório essencialmente inédito e autoral de seu disco duploDivulgação

As letras das 18 músicas do CD são quase todas assinadas pelo controvertido Tico Santa Cruz. A questionadora ‘Quem é você?’ expõe a aguçada consciência social do artista em versos que evocam a verborragia de ‘Faroeste caboclo’, hit da banda Legião Urbana (1982 - 1996). A propósito, ‘Acredite no seu coração’ — canção que figura no CD 2, mas que poderia estar no CD 1 — também remete à Legião Urbana, mas pela pegada do arranjo.

Outra música do CD 2, ‘Sexo tântrico’ injeta testosterona em repertório ora romântico, ora politizado. Parceria do Detonautas com o grupo Cone Crew Diretoria, ‘Sua alma vai vagar por aí’ encerra a saga, fechando o CD 2 em alta velocidade, propagando letra que versa sobre o entorpercido círculo social alimentado pelas drogas.
Fora da seara autoral, há a regravação de ‘Sempre brilhará’, feita em tributo ao guitarrista carioca Celso Blues Boy (1956 - 2012), ícone do blues nacional. Entre amor, sexo e distorção, o Detonautas Roque Clube dá continuidade à sua saga, heroica em mercado já tão fraturado.

Últimas de Diversão