Parque Lage recebe festa indígena

Práticas médicas e história dos Huni Kuin, população que vive no Acre, inspiram livro e evento que acontece neste fim de semana

Por O Dia

Evento traz práticas médicas e rodas de debate sobre os Huni KuinDivulgação

Rio - Reunindo as práticas medicinais do povo Huni Kuin (a maior população indígena que habita a região do Rio Jordão, no Acre), o ‘Una Isi Kayawa — Livro da Cura’ é a razão da festa indígena que ocupa o Parque Lage a partir de hoje, prosseguindo até a próxima quinta-feira. Todas as atividades acontecerão numa uma oca de dez metros de altura por 12 de diâmetro.

O evento abre hoje às 14h, com roda de cantorias tradicionais Huni Kuin. A programação inclui várias rodas de conversa sobre assuntos indígenas, como ‘Quem são os Huni Kuin’, com a presença da comitiva Huni Kuin e de convidados (hoje, às 15h), e ‘O Que São os Kenes’, com José Itsairu (sábado, às 15h30). Tem também eventos de pintura corporal (amanhã, às 14h) e, claro, a grande festa de lançamento do ‘Livro da Cura’, que é amanhã, às 14h.

“O livro coloca em pé de igualdade o conhecimento Huni Kuin, dos índios, e o acadêmico. Tanto que é escrito em português e hatxa kuin, a língua deles. Ao todo, são quatro capítulos, que apresentam 109 plantas, seus usos e tratamentos”, diz Alexandre Quinet, organizador e coordenador do ‘Una Isi Kayawa — Livro da Cura’.

PARQUE LAGE. Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico (3257-1800). De hoje a domingo, a partir das 14h.

Últimas de Diversão