Por daniela.lima

Rio - A habilidade do ex-titã Arnaldo Antunes com as palavras sempre o levou a beber em outras fontes. Embora seja mais conhecido no universo musical, seja por conta do grupo paulista, seja pelo megassucesso Tribalistas, o compositor não se limitou à música. Seu currículo artístico alcança poesia, caligrafia, instalação, fotografia, com direito a exposições. E hoje, Arnaldo lança no Rio mais uma mostra: ‘Interno Exterior’, que fica em cartaz até 11 de outubro, na Galeria Laura Marsiaj. Desta vez, são fotografias, que juntas formam o que o próprio artista chama de poesia visual.

Aos 54 anos%2C Arnaldo diz que não consegue fazer balanço da vidaDivulgação


“Sou fascinado por letreiros e placas, e isso acabou virando uma obsessão. Durante mais de 20 anos, fotografei esses objetos por onde passei. E, deslocadas de seus contextos, elas (as palavras) acabam tornando-se poemas prontos”, explica Arnaldo.

E não são apenas fotos penduradas na parede. A exposição envolve videoarte: as imagens, animadas em stop motion, são expostas em 228 monitores de vídeo, agrupados em caixas de metal com moldura. As imagens se alternam nos monitores, mudando de significado a cada contexto.

Cada uma das caixas metálicas explora uma temática própria (como o tempo, a busca de conhecimento e a existência humana), que se relaciona com as outras. “É um impulso de expressar questões interiores com dizeres tirados da realidade exterior. Daí o nome da exposição”, explica Arnaldo, que acabou de completar 54 anos.

“É difícil fazer um balanço da vida. A minha canção ‘Envelhecer’ fala o que penso sobre isso.” Diz a letra: “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer/a barba vai descendo e os cabelos vão caindo pra cabeça aparecer (...)/os outros vão morrendo e a gente aprendendo a esquecer”. “Sou muito feliz com o que tenho. Quero continuar vivendo e tendo vitalidade para receber a intensidade da vida”, finaliza.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo. A Galeria Laura Marsiaj fica na Rua Teixeira de Melo 31-C, Ipanema (2521-2403).

Você pode gostar