Exposição ‘Ilusões’ faz brincadeira com o conceito de realidade

Mostra abre no sábado, na Casa Daros

Por O Dia

Rio - Quem for à Casa Daros, em Botafogo, a partir de sábado, poderá brincar com o conceito de realidade e ficção. Afinal, esse é um dos propósitos da exposição ‘Ilusões’. Com curadoria de Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen, a mostra ocupa todo o espaço expositivo principal do primeiro andar e reúne 53 obras pertencentes à Coleção Daros Latinamerica. São instalações, vídeos, fotografias, desenhos e objetos que trazem uma abordagem lúdica e provocante, difícil até mesmo para o curador explicar.

Obra do uruguaio Luis Camnitzer está na mostra da Casa DarosDivulgação


“Essa exposição foge completamente de qualquer categorização. Ela abre o olhar para espaços complexos e difíceis de serem interpretados, que oscilam livremente entre uma suposta realidade e a assim chamada ilusão — espaços que possuem inúmeras projeções”, conta Hans-Michael Herzog. “De um ponto de vista ideal, o observador da exposição poderá, ainda, em seu processo de percepção, conhecer e reconhecer um pouco melhor a si mesmo”, completa.

Contando com trabalhos de 11 artistas, ‘Ilusões’ também usa o humor para fazer uma análise crítica e passar a sua mensagem. “Ele está presente nos efeitos sensoriais dos surpreendentes vídeos curtos de Mauricio Alejo. Também temos o caráter lúdico entre signo, significado e significante nos trabalhos de Luis Camnitzer. É importante citar a (des)ilusão mental de Leandro Erlich e Liliana Porter; ou a ilusão como fenômeno social, político, cultural, religioso, mercadológico ou midiático visível nas obras de Teresa Serrano, José Toirac e Leidy Chavez & Fernando Pareja. Não podemos esquecer da ambiguidade e dos paradoxos na arte de José Damasceno e Los Carpinteros”, explica o curador.

Levantando diversos questionamentos como, por exemplo, a relação da arte com a ilusão, Herzog acredita que mais importante do que respondê-los é trabalhar a percepção consciente. “O espectador vai pensar se a arte não é mais do que ilusão ou se, no fim das contas, ela é antes real, talvez até mais real do que a assim chamada realidade. O que é, aliás, realidade? A verdade é que não podemos responder a essas perguntas. A exposição é um convite à percepção mais consciente, a pensar e a compreender o que pode levar a descobertas mais abrangentes, que talvez agucem nossa capacidade de diferenciar o que significa realidade e o que significa ilusão.”

‘Ilusões’ ficará aberta à visitação até o dia 13 de fevereiro de 2015, de quarta a sábado, das 11h às 19h. Domingos e feriados, das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 12 e a Casa Daros fica na Rua General Severiano 159, em Botafogo.

Últimas de Diversão