Em sua quarta edição, Rio Parada Funk leva mais de 200 artistas ao Sambódromo

Evento celebra entrada no calendário oficial da cidade com 11 horas de batidão

Por daniela.lima

Rio - O DJ Marlboro quase é apedrejado. “Foi assim que eu me senti... só faltaram mesmo me bater!”, desabafa o funkeiro, sobre as críticas que recebeu há um ano, na conferência que precede a Rio Parada Funk, evento anual que tem sua quarta edição neste domingo, na Praça da Apoteose. “ Foi porque eu previ que, se o funk carioca não melhorasse a qualidade artística, das letras e das músicas, São Paulo ia dominar o mercado nacional do gênero. Um ano depois, tá aí: pelo menos cinco artistas de São Paulo têm repercussão nacional. Pô, sou o DJ mais experiente neste evento, preciso ser ouvido.” 

Os DJs Marlboro e Cabide estão entre os que vão comandar as carrapetasAndré Luiz Mello / Agência O Dia


De fato, do nosso estado vizinho vêm despontando MCs, como os badalados Guimê e Gui. Mas no Rio o movimento também tem o que comemorar, e a ocupação da passarela do samba pelo batidão reforça seu crescimento. “Começamos a produção desta edição com uma grande vitória, que é a inserção da Rio Parada Funk no calendário oficial da cidade”, comemora Mateus Aragão, idealizador e coordenador do evento. “O funk é a trilha sonora da juventude carioca e a Rio Parada Funk vem para legitimar o movimento e mostrar à sociedade que o gênero é parte fundamental da cultura brasileira.”

Este ano, a festa (que é gratuita, basta imprimir seu ingresso no site www.rioparadafunk.com.br) promete transformar a Marquês de Sapucaí no maior baile funk do planeta. São esperadas 40 mil pessoas (o dobro do ano passado) para conferir os mais de 200 artistas do funk, entre equipes de som, DJs, dançarinos e MCs, divididos em 13 palcos ao longo de toda a Avenida. Cada palco homenageia um ícone do funk e é comandado por uma equipe (confira a programação no destaque ao lado). Além de Marlboro, a programação destaca ainda outros importantes nomes do gênero, como os DJs Sany Pitbull e Cabide, os dançarinos do grupo Os Ousados, Mr. Catra e Naldo.

“O funk sempre vai evoluir, isso é inevitável!”, crava Marlboro. “Prevejo que, no futuro, as pessoas não vão conseguir ouvir música sem imagem. O CD vai acabar e vai virar tudo DVD”, dispara ele, visionário.
Vamos aguardar para comprovar. Falamos ano que vem! 

Dançarinos do grupo Os Ousados e%2C no detalhe%2C DJ Marlboro%3A atrações do evento este anoAndré Luiz Mello / Agência O Dia


Na Avenida, a maior festa funk do planeta 

EM DEZEMBRO DE 2013, o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei 5.635, definindo o segundo domingo de setembro como a data oficial da Rio Parada Funk. Confira a programação para este ano, dividida em 12 palcos ao longo de toda a Marquês de Sapucaí (a partir das 10h), além do palco principal, na Praça da Apoteose, que recebe atrações a partir das 17h:

PALCO 1 — Santa Marta: comandado pela equipe Curtisomrio.

PALCO 2 — MC Claudinho: com a Big Mix.

PALCO 3 — Emoções da Rocinha: com a Espião.

PALCO 4 — Baile da Mangueira: com a Cashbox.

PALCO 5 — Cassino Bangu: com a equipe Hollywood.

PALCO 6 — Árvore Seca: com a Som Negão.

PALCO 7 — Encontro das Galeras: com A Coisona.

PALCO 8 — Roda de Funk: com a Pipo’s.

PALCO 9 — Favela Tem Conceito: com a Pitbull.

PALCO 10 — Festivais: com a Serie Gold.

PALCO 11 — É o Mundo: com o Apavoramento.

PALCO 12 — Furacão 2000: com a equipe que dá nome ao palco.

PALCO PRINCIPAL: localizado na praça da Apoteose. Às 17h, o DJ Grandmaster Raphael abre a programação e recebe os dançarinos do grupo Os Ousados e os MCs Bob Rum, Mascote, Max e Britney. Depois, DJ Sanny Pitbull assume as carrapetas e apresenta seu set. Os DJs Fábio, Pokemon, Cabide e Mancha são os convidados para um duelo com Pitbull. Ao mesmo tempo, o Passinho manda ver na batalha. O DJ Dennis é o próximo a assumir o comando e recebe os MCs Neblina, K9, Smith e Tarapi. A programação continua com os DJs Tubarão e MP4. Depois, é a vez do DJ Batutinha soltar seu set, convidando Koringa, Naldo e Lexa. 

RAÇA DA APOTEOSE. Avenida Marquês de Sapucaí s/nº, Santo Cristo. Dom, a partir das 10h. Grátis: basta imprimir o ingresso no site www.rioparadafunk.com.br. Livre.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia