Festival do Rio traz 350 produções de mais de 60 países

Edição 2014 reúne uma legião de apaixonados por filmes e faz da cidade o cenário perfeito para a mostra

Por O Dia

Rio - Marcello Novaes está feliz da vida. Afinal, já começou a 16ª edição do Festival do Rio, maratona de 350 filmes de mais de 60 países, que se estende na cidade até 8 de outubro. Apaixonado por cinema, ele compete no evento já com uma vitória na bagagem: acaba de ganhar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Paulínia (SP) por sua atuação em ‘Casa Grande’, longa que será exibido no dia 3 de outubro, no Cinépolis Lagoon. Neste drama, que é apenas o segundo filme de sua carreira, ele interpreta um pai de família que não aceita a perda do status financeiro e esconde isso de todos. 

Alceu Valença é diretor e roteirista do longa ‘A Luneta do Tempo’Márcio Mercante / Agência O Dia


“É um papel bem diferente do que já fiz. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de viver um personagem mais próximo da minha idade real”, comenta Novaes, 52 anos. “Esperamos que o filme vá correr o circuito. Estou muito feliz com o longa, o prêmio e a participação no Festival do Rio, que é um evento internacional”, comemora.

Mulher de Novaes em ‘Casa Grande’, Suzana Pires engrossa o coro com o companheiro de cena: “Faço uma mãe que vende maquiagem para sustentar a família. Aprendi a falar francês e a tocar piano para a personagem. É o meu primeiro trabalho com o Marcello (Novaes). E foi ótimo, porque ele é muito profissional”, elogia.

Como é tradição, durante o festival a cidade vai receber nomes importantes do cinema mundial. Entre os diretores confirmados, destaque para o mexicano Guillermo Arriaga. Roteirista de longas como ‘Amores Brutos’ (2000), que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, e ‘Babel’ (2006), ele vem ao evento para a sessão de ‘Falando com Deuses’, segunda-feira, no Cinépolis Lagoon. O longa idealizado por ele reúne curtas de nomes como Emir Kusturica e Hector Babenco, além do próprio Arriaga, entre outros.

No ritmo do festival, destacam-se também diversos músicos, que têm suas vidas contadas na tela. “Já participei de muitos filmes, mas esse é especial, porque eu piloto uma produção que fala sobre o samba e eu posso falar da minha trajetória”, emociona-se Martinho da Vila, personagem principal do documentário ‘O Samba’, que terá sua primeira exibição no festival na terça-feira, no Cinépolis Lagoon, às 19h15.

Já o cantor e compositor Alceu Valença saboreia a estreia como diretor, depois de levar dois Kikitos em Gramado por ‘A Luneta do Tempo’, exibido ontem no Festival do Rio. “A música me afastou um pouco da paixão pelo cinema, mas estou adorando o festival aqui”, celebra.

Veja as atrações do fim de semana de dez das 19 mostras do evento. A programação completa está no site www.festivaldorio.com.br.
 

Marcello Novaes e Suzana Pires estão no longa ‘Casa Grande’%2C que será exibido no festivalMaíra Coelho / Agência O Dia


ASSISTA DE GRAÇA

MESMO QUEM não está podendo gastar muito vai ter a oportunidade de curtir o Festival do Rio. Haverá várias sessões, palestras e workshops gratuitos para aqueles que são loucos por cinema.

A Mostra Globo News destaca neste fim de semana, no Armazém 6 (Avenida Rodrigues Alves s/nº, Cais do Porto, sala 1), palestra com Fernando Gabeira sobre novas maneiras de fazer jornalismo (amanhã, às 15h) e a pré-estreia do documentário ‘Torre de David’ (sobre a maior favela vertical do mundo, na Venezuela), com direito a distribuição gratuita de pipoca para a plateia.

Amanhã, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, serão exibidos ‘Crô, o Filme’ (às 18h30) e ‘Meu Passado Me Condena’ (às 20h30). No Parque de Madureira, no domingo, tem exibição de ‘Amazônia’ (às 18h30) e ‘Meu Passado Me Condena’ (às 20h10). 

EXPECTATIVA

Esta mostra é dedicada a apresentar as apostas do cinema mundial e as produções que investem em novas linguagens. A diretora norte-americana Anja Marquardt, de ‘Ela Perdeu o Controle’, vem ao Festival. 

ACORDA NICOLE
(Tu Dors Nicole). Canadá, 2014. De Stéphane Lafleur. Com Julianne Côté, Catherine St-Laurent, Marc-André Grondin. Nicole acaba de se formar na faculdade e ainda mora com seus pais. Enquanto sua rotina fica mais agitada, ela percebe que está chegando a hora de transformar sua vida. 93min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 5: 16h, 21h.

ALGO A ROMPER
(Nånting måste gå sönder). Suécia, 2014. De Ester Martin Bergsmark. Com Saga Becker, Iggy Malmborg, Shima Niavarani. Quando Sebastian conhece Andreas, ele tem certeza de que os dois foram feitos um para o outro. 81min. 16 anos. Amanhã: CCBB - Cinema 1: 13h30.

AO SEU LADO
(At Li Layla). Israel, 2014. De Asaf Korman. Com Liron Ben Shlush, Dana Ivgy, Yaakov Daniel Zada. Chelli se vê obrigada a colocar sua irmã deficiente mental em uma casa de cuidados, e o vazio deixado por sua ausência abre espaço para um homem em sua vida. 90min. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 1: 16h20, 21h30. Domingo: Cinépolis Lagoon 3: 14h40.

BLIND
(Blind). Noruega / Holanda, 2013. De Eskil Vogt. Com Ellen Dorrit Petersen, Henrik Rafaelsen, Vera Vitali. Ingrid é cega, seu medo de sair de casa cresce a cada dia e ela não consegue se desfazer da impressão de que seu marido está secretamente em casa a observá-la. 96min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 18h.

A CAMAREIRA
(Das Zimmermädchen Lynn). Alemanha, 2014. De Ingo Haeb. Com Vicky Kriep, Lena Lauzem, Steffen Münster. Lynn Zapatek é camareira em um grande hotel e evita a todo custo interagir com pessoas. Ela vasculha os objetos dos hóspedes e se esconde debaixo de suas camas na esperança de desvendar os segredos por trás de suas vidas. 90min. 14 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 4: 14h, 19h.

CANÇÕES DO NORTE
(Songs From the North). Estados Unidos / Coreia do Sul / Portugal, 2014. De Yoo Soon-mi. Um filme-ensaio que traz um olhar novo e particular sobre a Coreia do Norte. 72min. 12 anos. Domingo: Centro Cultural Justiça Federal 2: 14h45.

CINCO ESTRELAS
(Five Star). Estados Unidos, 2014. De Keith Miller. Com James ‘Primo’ Grant, John Diaz. Misturando ficção e vida real, o filme é um mergulho intenso na cultura das gangues nova-iorquinas. 83min. 16 anos. Amanhã: Centro Cultural Justiça Federal 2: 19h15.

COMA SEUS MORTOS
(Mange tes morts). França, 2014. De Jean-Charles Hue. Com Frédéric Dorkel, Jason François, Mickaël Dauber. Moïse Dorkel é um adolescente de uma comunidade de ciganos e será batizado. 98min. 14 anos. Amanhã: Estação Botafogo 3: 13h45, 19h30.

DIFRET
(Difret). Etiópia, 2013. De Zeresenay Berhane Mehari. Com Meron Getnet, Tizita Hagere. A jovem advogada Meaza Ashenafi estabele uma rede de representação jurídica gratuita para mulheres e crianças pobres da Etiópia, enfrentando todo tipo de preconceito e assédio. Prêmio do público em Berlim e Sundance 2014. 99min. 18 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 4: 16h30. Domingo: Cine Joia: 14h.

A DISTÂNCIA
(La Distancia). Espanha, 2014. De Sergio Caballero. Com Michal Lagosz, Alberto Martínez, Jinson Añazco. Um milionário russo compra uma peça de arte, incluindo o artista performático responsável pela obra, e o mantém em cativeiro na Sibéria. 80min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 3: 23h40.

ELA PERDEU O CONTROLE
(She’s Lost Control). Estados Unidos, 2014. De Anja Marquardt. Com Brooke Bloom, Marc Menchaca. Ronah trabalha como parceira sexual substituta, ensinando homens a se desfazerem do medo da intimidade. 90min. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 1: 19h30.

EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA
(Simple Being). Estados Unidos, 2014. De Marco Ferrari. Com Sol Mason, Jasmin Radibratovic, Jeff Adler. Clive está decidido se desfazer de seus sentidos, literalmente. Em uma semana ele abdicará da visão, na outra, da audição, até que tenha tido a experiência de viver sem cada um deles. 92min. 14 anos. Domingo: Cinépolis Lagoon 6: 17h45.

ESTA NOITE E AS PESSOAS
(Tonight and the People). França, 2013. De Neïl Beloufa. Com Tony Audin, Willis Cooks, Alexandra Godinez. Em uma Los Angeles imaginária, um bando de vaqueiros, um grupo de ativistas, três hippies, quatro adolescentes e alguns gângsteres aguardam por um apocalipse que supostamente acontecerá naquela noite. 81min. 14 anos. Amanhã: Estação Botafogo 3: 16h, 23h40.

A FÁBRICA DA ESPERANÇA
(Kombinat Nadezhda). Rússia, 2014. De Natalia Meschaninova. Com Daria Savelieva, Polina Shanina. Sob as ruínas do império soviético, uma galeria de jovens personagens vaga pela cidade industrial de Norilsk em busca de um futuro mais promissor. 90min. 16 anos. Hoje: Instituto Moreira Salles: 20h. Domingo: Cinépolis Lagoon 5: 16h.

FORMA
(Forma). Japão, 2013. De Ayumi Sakamoto. Com Emiko Matsuoka, Nagisa Umeno, Seiji Nozoe. Ayako se reencontra com sua ex-colega de escola e a convida para trabalhar em sua empresa. Ela aceita, mas, em pouco tempo, Ayako começa a tratá-la com frieza e agressividade. 145min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 3: 21h20. Domingo: Estação Ipanema 1: 15h.

O FUTURO
(El futuro). Espanha, 2013. De Luis López Carrasco. Com Lucía Alonso, Rafael Ayuso, Marta Bassols. Na Espanha de 1982 tudo estava por vir, tudo era futuro. No entanto, o futuro parece também se aproximar em alta velocidade, como um buraco negro que devora tudo em seu caminho. 68min. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 1: 1810.

HISTÓRIA DE GUERRA
(War Story). Estados Unidos, 2014. De Mark Jackson. Com Catherine Keener, Hafsia Herzi, Ben Kingsley. Uma fotógrafa norte-americana chega a uma cidade italiana após a morte de um colega em um campo de batalha. Tentando superar seu trauma, vagueia pela cidade, retratando a vida de refugiados. 90min. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 1: 19h40.

LISTEN UP PHILIP
(Listen Up Philip). Estados Unidos, 2014. De Alex Ross Perry. Com Jason Schwartzman, Jonathan Pryce, Krysten Ritter. Philip aguarda a publicação de seu segundo romance, já tido como um sucesso garantido pelo mercado. A deterioração de sua relação com sua namorada, aliada a sua própria indiferença em promover seu novo trabalho, parecem expulsá-lo emocionalmente de sua populosa e barulhenta cidade natal. 110min. 14 anos. Hoje: São Luiz 4: 16h45, 21h45

NA CADÊNCIA DO AMOR
(Lilting). Reino Unido, 2013. De Hong Khaou. Com Ben Whishaw, Cheng Pei Pei, Peter Bowles. Em Londres, a morte súbita do jovem Kai deixa Richard, seu namorado, em um estado de profunda tristeza e luto. Sentindo um forte senso de responsabilidade, Richard tenta se aproximar da mãe de Ka. 86min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 23h59.

NOIVAS
(Patardzlebi). Geórgia / França, 2014. De Tinatin Kajrishvili. Com Mari Kitia, George Maskharshvili, Natia Niguriani. Nutsa e Goga já têm filhos, mas ainda não são casados. Ao oficializar a união, ela agora poderá visitar o marido mensalmente na cadeia, onde ele está há alguns anos. 93min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 3: 13h45, 19h30. Amanhã: Cine Joia: 20h.

OS NOSSOS MENINOS
(I Nostri Ragazzi). Itália, 2014. De Ivano de Matteo. Com Alessandro Gassman, Luigi Lo Cascio, Giovanna Mezzogiorno. Massimo e Paolo são irmãos com personalidades opostas e que seguiram caminhos diferentes. Suas esposas também têm dificuldade em se entender. Apesar das diferenças, os casais mantêm uma antiga tradição familiar e se encontram uma vez por mês. 90min. 14 anos. Domingo: Estação Ipanema 1: 13h, 19h30.

OBVIOUS CHILD
(Obvious Child). Estados Unidos, 2014. De Gillian Robespierre. Com Jenny Slate, Jake Lacy, Gaby Hoffmann. Donna Stern é uma comediante do Brooklyn que conquistou seu público graças a uma espontaneidade e honestidade fora do comum. Mas ao ser abandonada por seu namorado infiel, torna-se uma pessoa deprimida e amargurada. 83min. 16 anos. Amanhã: São Luiz 3: 14h, 19h.

OLHOS DE LADRÃO
(Eyes of a Thief). Palestina / Argelia / França / Islândia, 2014. De Najwa Najjar. Com Khaled Abol Naga, Souad Massi, Maisa Abdel Hadi. No auge das revoltas civis palestinas de 2002, um homem misterioso é preso por soldados israelenses. Dez anos depois, sai da prisão e retorna à sua cidade, transformada drasticamente. 98min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 2: 17h.

PESCANDO SEM REDES
(Fishing Without Nets). Estados Unidos / Somália / Quênia, 2013. De Cutter Hodierne. Com Abdikani Muktar, Abdi Siad, Abduwhali Faarah. Na Somália, um jovem pai de família se envolve com pirataria para sustentar sua família. Filmado no leste da África com não atores somalianos. 109min. 14 anos. Hoje: Estação Ipanema 2: 13h30, 19h40.

PESSOAS EM LUGARES
(Gente En Sitios). Espanha, 2013. De Juan Cavestany. Com Raquel Guerrero, Diego Martin, David Luque. Um filme composto por 20 cenas curtas, com diferentes tons e temas. 81min. 14 anos. Amanhã: Museu da República: 16h.

QUATRO CANTOS
(Four Corners). África do Sul, 2014. De Ian Gabriel. Com Brendon Daniels, Jezzriel Skei, Lindiwe Matshikiza. Na Cidade do Cabo, um prodígio do xadrez de apenas 13 anos é arrastado para a conhecida cultura de gangues juvenis. 100min. 14 anos. Amanhã: Estação Botafogo 3: 21h45. Domingo: Estação Ipanema 2: 17h50.

QUOD ERAT DEMONSTRANDUM
(Quod erat demonstrandum). Romênia, 2013. De Andrei Gruzsniczki. Com Ofelia Popii, Sorin Leoveanu, Florin Piersic Jr. Brilhante matemático vê sua vida profissional impedida pelo governo: durante a era comunista, a genialidade não era suficiente. 108min. 14 anos. Hoje: Estação Ipanema 2: 17h30.

RACHADURAS NO CONCRETO
(Risse im Beton). Áustria, 2014. De Umut Dag. Com Murathan Muslu, Alechan Tagaev, Ivan Kriznjak. Gangues, drogas, violência e prostituição compõem o bairro para o qual Ertan retorna após dez anos na prisão. Seu filho adolescente está prestes a seguir os mesmos passos do pai, acreditando que o tráfico poderá ajudá-lo a galgar uma carreira no hip-hop. Protagonizado por não atores. 105min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 3: 17h.

O SEQUESTRO DE MICHEL HOUELLEBECQ
(L’enlèvement de Michel Houellebecq). França, 2014. De Guillaume Nicloux. Com Michel Houellebecq, Mathieu Nicourt, Maxime Lefrançois. Durante a turnê promocional de seu livro, o escritor Michel Houellebecq desaparece da face da terra. Rumores começaram a circular na internet sugerindo que ele havia sido sequestrado pela Al-Qaeda ou por alienígenas. Interpretanto a si mesmo, o escritor revela agora o que realmente aconteceu. 92min. 14 anos. Hoje: Cine Joia: 20h40. Domingo: Estação Ipanema 2: 16h, 21h45.

THE SKELETON TWINS
(The Skeleton Twins). Estados Unidos, 2013. De Craig Johnson. Com Bill Hader, Kristen Wiig, Luke Wilson. Vivendo em lados opostos do país, dois irmãos passam por maus momentos em seus relacionamentos íntimos. Agora mais próximos, se esforçam para entender onde foi que erraram. 90min. 14 anos. Domingo: Estação Botafogo 1: 22h.

SONHOS IMPERIAIS
(Imperial Dreams). Estados Unidos, 2014. De Malik Vitthal. Com John Boyega, Rotimi Akinosho, Glenn Plummer. Bambi quer publicar suas crônicas, mas para realizar seu sonho precisa voltar a Los Angeles e encontrar seu filho que está aos cuidados de sua avó viciada. 90min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 6: 15h, 22h15. Domingo: Estação Rio 2: 17h.

TODA TERÇA-FEIRA
(52 Tuesdays). Austrália, 2014. De Sophie Hyde. Com Tilda Cobham-Hervey, Del Herbert-Jane, Imogen Archer. Quando sua mãe decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo, a adolescente Billie se muda para a casa do pai durante um ano contra sua vontade. Ao longo do ano, Billie começa a explorar seus desejos junto com dois amigos, e suas descobertas afetam seu relacionamento com a mãe. 114min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 6: 18h. Amanhã: Estação Ipanema 2: 21h45.

UMA BOA MENINA
(Appropriate Behavior). Estados Unidos / Reino Unido, 2014. De Desiree Akhavan. Com Desiree Akhavan, Rebecca Henderson, Halley Feiffer. Shirin faz o que pode para ser a filha perfeita de uma família de origem iraniana — é uma bissexual politicamente correta e uma descolada moradora do Brooklyn, mas não preenche os requisitos de nenhuma dessas identidades. 86min. 16 anos. Hoje: Estação Ipanema 1: 16h30, 21h30. Domingo: Estação Rio 3: 16h15.

UMA GAROTA À PORTA
(Dohee Ya). Coreia do Sul, 2014. De July Jung. Com Doona Bae, Kim Sae-ron, Song Sae-byuk. A chefe de polícia Young-nam é transferida para uma cidade remota à beira-mar após um incidente em seu antigo distrito. Ao chegar à pequena cidade, ela conhece Do-hee, uma adolescente que é humilhada por todos e espancada por seu padrasto e resolve protegê-la. 119min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 4,: 14h, 19h15. Domingo: Estação Ipanema 1: 21h40.

VARA: UMA BÊNÇÃO
(Vara: A Blessing). Butão / Hong Kong / Sri Lanka, 2013. De Khyentse Norbu. Com Shahana Goswami, Mohamed Adamaly, Ruvin De Silva. Criada em um pequeno vilarejo no interior da Índia, uma jovem sonha seguir os passos de sua mãe, dançarina dedicada à devoção de um deus hindu. 96min. 12 anos. Amanhã: Museu da República: 18h.

VIVENDO E APRENDENDO
(Being and Becoming). França / Reino Unido / Estados Unidos / Alemanha, 2014. De Clara Bellar. Com Irvin Kershner, Rana Haugen Core, Naomi, Harvey. A atriz e diretora Clara Bellar percorre diversos países em busca de histórias de famílias que optaram pela não escolarização de seus filhos e pela confiança de deixá-los livres para aprender motivados por paixões. 99min. 14 anos. Hoje: CCBB - Cinema 1: 14h.

XENIA
(Xenia). Grécia / França / Bélgica, 2014. De Panos H. Koutras. Com Kostas Nikouli, Nikos Gelia, Aggelos Papadimitriou. Após a morte de sua mãe, adolescente deixa Creta para se juntar ao irmão mais velho que vive em Atenas. Nascidos de mãe albanesa e pai grego, os dois irmãos nunca haviam se encontrado. 128min. 14 anos. Hoje: Cine Joia: 16h. Amanhã: Museu da República: 20h. 

HOMENAGEADOS DA SÉTIMA ARTE

O CINEMA reverencia o cinema. Em sua 16ª edição, como já é tradicional, o Festival do Rio homenageia grandes nomes da sétima arte.

O mestre do suspense Alfred Hitchcock e o italiano Roberto Rossellini terão mostras que exibirão alguns de seus maiores clássicos, como ‘Champagne’, do diretor inglês, e ‘Roma, Cidade Aberta’ de Rossellini.

Outro gigante, o americano Michael Cimino, que ganhou Oscar com o longa ‘O Franco Atirador’ em 1978, também terá sua própria retrospectiva, ‘A América Maldita de Michael Cimino’, que exibirá sete filmes do cineasta.

O cinema brasileiro também será celebrado. O veterano ator e diretor Hugo Carvana terá seu primeiro longa, ‘Vai Trabalhar, Vagabundo!’, de 1974, exibido no evento. 

Filme 'Güeros' estará na mostra especial do méxicoDivulgação

FOCO MÉXICO

O Festival do Rio programou esta mostra especial com os mais recentes destaques do cinema mexicano. Um deles é ‘Güeros’, que foi o vencedor dos prêmios de Melhor Filme de Estreia no Festival de Berlim 2014 e Melhor Diretor Estreante no Festival de Tribeca 2014.

ASTEROIDE
(Asteroide). México, 2014. De Marcelo Tobar. Com Sophie Alexander-Katz, Arturo Barba. Ao superar crise pessoal, Cristina retorna à cidade natal depois de sete anos. 102min. 14 anos. Amanhã: CCBB — Cinema 1: 15h.

GÜEROS
(Güeros). México, 2014. De Alonso Ruizpalacios. Com Tenoch Huerta, Sebastián Aguirre, Leonardo Ortizgris. Uma greve estudantil que já dura meses faz com que dois colegas de quarto permaneçam em uma espécie de limbo em seu apartamento. 108min. 14 anos. Domingo: Cine Joia: 20h.

A GUERRA DE MANUELA JANKOVIC
(La Guerra de Manuela Jankovic). México, 2014. De Diana Cardozo Benia. Com Karina Gidi, Mima Vukoviç Kuriç , Carlos Corona. Estamos em 1991. Manuela trabalha como cozinheira e vive com sua avó, de quem herdou seus traumas, até que a loucura se instala em torno delas. 120min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 2: 15h, 21h. Amanhã: Cinepolis Lagoon 2,: 14h40. Domingo: Estação Ipanema 1: 17h10.

LOS ANGELES
(Los Ángeles). México / Alemanha, 2014. De Damian John Harper. Com Mateo Bautista Matias, Marcos Rodriguez Ruiz, Lidia Garcia. Mateo vive em uma pequena e unida comunidade rural no México e planeja migrar, mas antes precisa se juntar a uma gangue para garantir sua proteção por lá. Mas para ser aceito no círculo, ele tem que cometer um crime. 97min. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 3: 21h40.

MANTO AQUÍFERO
(Manto Aquífero). México, 2013. De Michael Rowe. Com Zaili Sofía Macías, Tania Arredondo, Arnoldo Picazzo. Após a separação de seus pais, a mãe da menina Carol diz que ela nunca mais verá o pai novamente. Quando cresce, descobre um segredo sobre seu pai que mudará sua relação com o passado. 76min. 16 anos. Hoje: Museu da República: 20h. Domingo: Estação Rio 3: 18h.

SOMOS MARI PEPA
(Somos Mari Pepa). México, 2013. De Samuel Kishi Leopo. Com Alejandro Gallardo, Arnold Ramírez. Alex tem 16 anos e vive com sua avó. Para que o próximo verão seja exatamente como planejou, três tarefas precisam ser cumpridas: escrever uma nova música para sua banda de rock, encontrar um emprego e ter sua primeira experiência sexual. 95min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 3: 15h40.

GERAÇÃO

A mostra é direcionada ao público teen, mas esqueça os filmes do tipo besteirol americano. Por aqui, estão em cartaz obras que abordam as dores e delícias da adolescência. O longa ‘Maria e o Homem Aranha’, na foto, é uma das promessas desta edição do Festival. 

DESLIGANDO CHARLEEN
(Charleen macht Schluss). Alemanha, 2014. De Mark Monheim, com Jasna Fritzi Bauer. Jovem de 15 anos entediada simula suicídio, mas acaba sofrendo um acidente e muda sua maneira de encarar a vida. 90 min. 14 anos. Domingo: Estação Rio: 13h30.

FINN
(Finn). Holanda, 2013. De Frans Weisz. Com Jenny Arean. Jovem toca violino escondido do pai, que deseja que ele seja jogador de futebol. Mostra Geração do Festival de Berlim 2014. 90 min. Livre. Hoje: Estação Rio 1: 9h.

MARIA E O HOMEM ARANHA
(María y el Araña). Argentina/França/Equador, 2013. De María Victoria Menis. Com Florencia Salas. Jovem humilde se apaixona por rapaz que faz malabares vestido de homem aranha em um metrô de Buenos Aires. 90 min. 14 anos. Domingo: CCBB - Cinema 1: 14h.

VIOLETA
(Violet). Holanda, 2013. De Bas Devos. Com César De Sutter. Jovem tenta lidar com a morte de um amigo. Vencedor do Grande Prêmio do Júri na mostra Geração do Festival de Berlim 2014. 82 min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 1: 13h50. 

MIDNIGHT DOCS 

As histórias do cotidiano, das mais simples às mais bizarras, podem render um grande documentário. É o que acontece em ‘112 Casamentos’, no qual o diretor vai atrás dos casais de quem ele fotografou o casamento para ver como estão suas relações. 

112 CASAMENTOS
(112 Weddings). EUA, 2014. De Doug Block. O documentarista Doug Block procura alguns dos casais para quem ele trabalhou como fotógrafo de casamento para descobrir o que aconteceu com a relação deles. 95 min. Documentário. 12 anos. Hoje: Centro Cultural Justiça Federal 2: 16h30.

O CASO GALÁPAGOS — QUANDO SATÃ VEIO AO PARAÍSO
(The Galapagos Affair: Satan Came to Eden). EUA, 2013. De Dayna Goldfine e Dan Geller. Com Cate Blanchett e Diane Kruger. O filme usa imagens de arquivo, entrevistas e cartas para tentar solucionar um desaparecimento de uma família alemã em 1929. 120 min. Documentário. 14 anos. Hoje: Oi Futuro Ipanema: 14h.

DE FRENTE PARA O ELEFANTE
(Approaching the Elephant). EUA, 2014. De Amanda Rose Wilder. O documentário observa de perto a dinâmica de uma comunidade escolar incomum, revelando como os jovens alunos estabelecem seus relacionamentos. 89 min. Documentário. 14 anos. Hoje: Centro Cultural Justiça Federal 2: 14h45. Amanhã: Estação Botafogo 3: 17h40.

ESPETÁCULO: O JULGAMENTO DE PAMELA SMART
(Captivated, The Trials of Pamela Smart). EUA, 2014. De Jeremiah Zagar. Com Pamela Smart. O documentário propõe um novo olhar sobre a maneira como o julgamento de Pamela Smart foi televisionado. 102 min. Documentário. 14 anos. Hoje: Centro Cultural Justiça Federal 1: 19h30.

EXÉRCITO VERMELHO
(Red Army). EUA, 2014. De Gabe Polsky. Com Viacheslav Fetisov. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo, o documentário apresenta a ascensão e queda dos homens por trás da equipe de hóquei no gelo da União Soviética. 85 min. Documentário. 12 anos. Hoje: Oi Futuro Ipanema: 16h15. Amanhã: Instituto Moreira Salles: 14h.

FUCKING DIFFERENT XXY
(Fucking Different XXY). Alemanha, 2014. De vários diretores. Com Buck Angel e J. Jackie Baier. Sete cineastas transgêneros de diferentes partes do mundo realizam curtas-metragens sobre aspectos da sexualidade. 83 min. Documentário. 18 anos. Domingo: Estação Botafogo 1: 23h59.

A JORNADA FANTÁSTICA DE GEORGE TAKEI
(To Be Takei). EUA, 2014. De Jennifer M. Kroot. Com George Takei. O longa acompanha o ator e piloto George Takei e seu marido Brad mostrando a vida pública e os momentos íntimos do casal. 95 min. Documentário. 14 anos. Amanhã: Centro Cultural Justiça Federal 1: 14h45.

LAST HIJACK
(Last Hijack). Vários países, 2014. De Tommy Pallotta e Femke Wolting. Um olhar sobre o fenômeno da pirataria na Somália. 83 min. Documentário. 12 anos. Amanhã: Oi Futuro Ipanema: 16h. Domingo: Estação Rio 3: 13h, 19h30.

MUITO ALÉM DAS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS
(Beyond Clueless). Reino Unido, 2014. De Charlie Lyne. Com Fairuza Balk. O documentário se propõe a dissecar a alma dos filmes adolescentes, usando como base mais de 200 clássicos modernos do gênero. 90 min. Documentário. 12 anos. Amanhã: Estação Rio 3: 13h45. Domingo: Museu da República: 20h10.

PETER DE ROME: VOVÔ DO PORNÔ GAY
(Peter de Rome: Grandfather of Gay Porn) Reino Unido, 2014. De Ethan Reid. Com Peter de Rome. Uma investigação sobre vida e obra de Peter de Rome, cineasta inglês que fez filmes pornográficos gays em Nova York entre as décadas de 1960 e 1970. 98 min. Documentário. 18 anos. Amanhã: Oi Futuro Ipanema: 14h.

VULVA 3.0
(Vulva 3.0). Alemanha, 2014. De Claudia Richarz e Ulrike Zimmermann. Com Mithu Sanyal. O filme aborda o resultado de uma pesquisa sobre a anatomia feminina desde o século 16 até os dias de hoje. 79 min. Documentário. 18 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 1: 15h. 


MIDNIGHT MOVIES 

Luz, câmera, bizarrice. A mostra é a responsável por reunir as produções mais estranhas, grotescas e trash. O filme ‘Burying My Ex’, em que um rapaz começa a ser atormentado pela ex-namorada zumbi ciumenta, é um dos mais esperados da edição.

BURYING THE EX
(Burying the Ex). EUA, 2014. De Joe Dante. Com Anton Yelchin e Ashley Greene. Max é atormentado por sua ex-namorada, que morre e vira um zumbi. 88 min. Ficção. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 22h. Roxy 3: 17h10, 22h.

KUMIKO, A CAÇADORA DE TESOUROS
(Kumiko, the Treasure Hunter). EUA, 2014. De David Zellner. Com Rinko Kikuchi e Nathan Zellner. Uma mulher estuda o filme ‘Fargo’ e encontra a localização exata da maleta de dinheiro enterrada ao final da fita. Ela acredita que essa é sua única chance de mudar de vida. Prêmio Especial do Júri no Sundance Film Festival 2014. 105 min. Ficção. 12 anos. Hoje: Estação Rio 3: 17h30.

O MUNDO DE KANAKO
(Kawaki). Japão, 2014. De Tetsuya Nakashima. Com Koji Yakusho. Após se divorciar, um detetive começa uma busca frenética por sua filha, que foi sequestrada. 118 min. Ficção. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 2: 17h50.

POR CIMA DO SEU CADÁVER
(Kuime). Japão, 2014. De Takashi Miike. Com Ko Shibasaki. Um casal de atores se prepara para estrelar uma nova adaptação para o teatro de uma clássica história de fantasmas japonesa do século 19. 93 min. Ficção. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 1: 23h59.

QUAL É SEU TRABALHO, PAPAI?
(Fils de). França, 2014. De HPG. Com Karina Testa. Um ator pornô se vê em um dilema entre continuar sua vida erótica ou se tornar uma figura respeitável pelo seu filho. 70 min. Ficção. 18 anos. Hoje: Estação Ipanema 1: 13h, 18h15. <MC>Domingo: Centro Cultural da Justiça Federal 2: 17h.

RECOMENDADO PELO ENRIQUE
(Recommended by Enrique). EUA, 2013. De Rania Attieh e Daniel Garcia. Com Sarah Swinwood. Uma jovem atriz acredita participar de uma produção de sucesso, mas, na verdade, é um longa vagabundo de terror. 90 min. Ficção. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 3: 19h45.

STEREO
(Stereo). Alemanha, 2014. De Maximilian Erlenwein. Com Jürgen Vogel. Um mecânico é atormentado por uma figura estranha, que começa a aparecer em sua oficina, e ele é o único capaz de vê-lo. 95 min. Ficção. 16 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 3: 15h, 19h15.

VOCÊ NÃO ME PEGA, PAPAI
(Catch Me Daddy). Reino Unido, 2014. De Daniel Wolfe. Com Conor McCarron. Uma adolescente foge de casa com seu namorado e é perseguida por caçadores contratados pelo seu pai. 107 min. Ficção. 16 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 14h. Domingo: Cinépolis Lagoon 1: 14h20. 

MIDNIGHT MÚSICA 

A mostra contempla a música em todos os seus diferentes arranjos. Desde o afrobeat do nigeriano Fela Kuti até o rock inglês de David Bowie, passando pela tradicional música dos mariachis, retratada no longa ‘Que Caramba é a Vida’, de Doris Dörrie. 

AMERICAN INTERIOR — A VIAGEM DE GRUFF RHYS PELA AMÉRICA
(American Interior). País de Gales, 2014. De Gruff Rhys e Dylan Goch. Com Gruff Rhys e Keith Bear. Documentário sobre a turnê solo do músico inglês Gruff Rhys, fundador da banda Super Furry Animals. 91 min. 12 anos. Hoje: Estação Rio 3: 23h59.

DAVID BOWIE IS
(David Bowie Is) De Hamish Hamilton. Reino Unido, 2014. O filme mostra o sucesso da exposição dedicada ao músico David Bowie, que viajou o mundo por vários museus. 100 min. Documentário. 12 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon: 23h59.

PROCURANDO FELA KUTI
(Finding Fela). EUA, 2014. De Alex Gibney. Com Paul McCartney. Documentário sobre o artista nigeriano Fela Kuti, criador da revolução cultural do afrobeat. Documentário. 119 min. 14 anos. Amanhã: Centro Cultural da Justiça Federal 2: 14h30.

QUE CARAMBA É A VIDA
(Dieses schöne Scheissleben). Alemanha, 2014. De Doris Dörrie. Com María del Carmen. O filme mostra o preconceito que um grupo de mulheres artistas de rua sofrem em um universo predominantemente masculino. 86 min. Documentário. 14 anos. Amanhã: Oi Futuro Ipanema: 20h. Domingo: Cine Joia: 16h. 

MIDNIGHT TERROR

Morte, sangue, sustos, espíritos, maldições. A mostra é dedicada aos filmes de terror — e tem várias sessões iniciadas à meia-noite. O finlandês ‘Eles Fugiram’ é um dos mais aguardados desta edição, com a história da fuga inusitada de um casal problemático em um carro roubado. 

O ABC DA MORTE 2
(ABCs of Death 2). EUA, 2014. De Rodney Ascher, Kristina Buozyte e outros. Filme reúne curtas de jovens diretores com histórias macabras de assassinatos e mortes indescritíveis. São 26 formas de morrer, uma para cada letra do alfabeto. 125 min. Ficção. Hoje: Cinépolis Lagoon 6: 23h59.

CORRENTE DO MAL
(It Follows). EUA, 2014. De David Robert Mitchell. Com Maika Monroe e Keir Gilchrest. Uma adolescente se torna o principal alvo de uma força macabra e inexplicável. 100 min. Ficção. 14 anos. Hoje: Estação Rio 1: 15h30, 21h45.

DEUS LOCAL
(Dios Local). Uruguai, 2014. De Gustavo Hernandez. Com Mariana Olivera e Gabriela Freire. Uma banda de rock viaja para gravar alguns vídeos musicais. Durante as filmagens, eles encontram uma antiga mina de ouro abandonada guardada por um deus local. Logo, um terrível espírito desperta e força cada um dos membros da banda a reviver eventos traumáticos que inspiraram as suas músicas. 90 min. Ficção. 14 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 6: 15h.

ELES FUGIRAM
(He ovat paenneet). Finlândia, 2014. De JP Valkeapää. Com Teppo Manner e Roosa Söderholm. Dois jovens se conhecem em um centro de reabilitação e se apaixonam. Os dois resolvem roubar um carro e fugir, mas, quando chegam no destino final, as coisas começam a ficar estranhas. 101 min. Ficção. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 2: 23h45.

Suzana Pires é uma das estrelas brasileiras que vai brilhar nas telonasMaíra Coelho / Agência O Dia

PRIMAVERA
(Spring). EUA, 2014. De Justin Benson. Com Lou Taylor Pucci e Nadia Hilker. Um jovem realiza o sonho de viajar pela Europa e, ao chegar à Itália, se apaixona por uma menina que guarda um segredo sinistro. 105 min. Ficção. 16 anos. Hoje: Estação Rio 1: 23h59. 

PREMIÈRE BRASIL

Mostra competitiva que reúne a produção brasileira. Este ano, alguns longas chegam com a promessa de boas bilheterias. Caso de ‘Trinta’, sobre o carnavalesco Joãosinho Trinta,hours concours, com exibição de gala no dia 1º. Neste fim de semana, destaque para ‘Araca’, sobre Aracy de Almeida, e ‘My Name Is Now, Elza Soares’, sobre a cantora. 

ARACA — O SAMBA EM PESSOA
(Araca – O Samba em Pessoa). Brasil, 2014. De Aleques Eiterer. Com Hermínio Bello de Carvalho, Sérgio Cabral, Carlos Didier, Rodrigo Faour, Jorge Mautner. Documentário sobre Aracy de Almeida, uma das maiores cantoras do Brasil e jurada implacável dos programas de auditório. Entre essas duas marcas há muito mais. Documentário. 20 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 6: 18h. Domingo: Centro Cultural Justiça Federal 1: 14h30.

AUSÊNCIA
(Ausência). Brasil/Chile/França, 2014. De Chico Teixeira. Com Matheus Fagundes e Irandhir Santos. A confusão entre o despertar da sexualidade e a busca de uma figura paterna levam um jovem de 14 anos a crer que está sozinho no mundo. Drama. 84 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h45. Domingo: Pavilhão do Festival: 15h.

BARQUEIRO
(Barqueiro). Brasil, 2014. De José Menezes, Lucas Justiniano. Com Sergio Mastropasqua, Paulinho Faria. Motorista de uma funerária especializa-se num serviço que muitos têm dificuldade de fazer: a remoção de crianças. Numa noite de inverno, ele espera sua primeira chamada. Drama. 15 min. Hoje: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h45. Amanhã: Pavilhão do Festival: 15h. Domingo: São Luiz 4: 16h45, 21h45.

CASTANHA
(Castanha). Brasil, 2014. De Davi Pretto. Com João Carlos Castanha, Celina Castanha. Brasil, 2014. 95min. Filme sobre a vida do ator João Carlos Castanha, que divide seu tempo entre cuidar da mãe, atuar em peças infantis e, à noite, trabalhar como transformista em bares gays. Documentário. 95 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 6: 20h. Domingo: Centro Cultural Justiça Federal 1: 16h45.

COMPÊNDIO
(Compêndio). Brasil, 2014. De Eugenio Puppo e Ricardo Carioba. Com Jean-Claude Bernardet e Cecília Roberti Gobeth. Ao narrar o cotidiano de um homem velho preso à cadeira de rodas, o filme trata das limitações do ser humano. Drama. 15 min. Hoje: São Luiz 4: 14h15, 19h15.

A DEUSA BRANCA
(A Deusa Branca). Brasil, 2013. De Alfeu França. Um registro da viagem de Flávio de Carvalho à Amazônia, em 1958, para a realização de um filme que reuniria pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre o rapto de uma menina por índios. Documentário. 30 min. Hoje: Centro Cultural Justiça Federal 1: 16h45. Amanhã: Oi Futuro Ipanema: 18h.

DESERTO AZUL
(Deserto Azul). Brasil, 2014. De Eder Santos. Com Angelo Antonio, Maria Luiza Mendonça, Chico Diaz. No futuro, quando já não há mais guerras ou problemas sociais, um homem tenta entender o propósito da vida. Ficção Científica. 94 min. Hoje: Cinépolis Lagoon 6: 20h. Amanhã: Centro Cultural Justiça Federal 1: 16h45. Domingo: Oi Futuro Ipanema: 18h.

DIÁRIO DE NOVAS LEMBRANÇAS
(Diário de Novas Lembranças). Brasil, 2014. De João Pedro Oct. Com Renato Macedo, Selton Mello. História de um certo alguém que, por não se lembrar de seu passado, rouba lembranças dos sonhos de outras pessoas. Uma fábula sobre a imaginação. Fantasia. 13 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 17h. Domingo: Pavilhão do Festival: 13h.

EDIFÍCIO TATUAPÉ MAHAL
(Edifício Tatuapé Mahal). Brasil, 2014. De Carolina Markowicz, Fernanda Salloum. Com Daniel Hendler. História de um argentino que vai trabalhar em São Paulo. Após uma decepção, ele sai sem rumo pelo mundo, mas sonha voltar para São Paulo. Drama. 9 min. Domingo: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 16h30.

O FIM E OS MEIOS
(O Fim e os Meios). Brasil, 2014. De Murilo Salles. Com Leandra Leal. O filme conta a história de um publicitário que se muda para a capital do país para trabalhar na campanha de um político. Drama. 105 min. Hoje: Pavilhão do Festival: 15h. Amanhã: São Luiz 4: 16h45, 21h45.

GUARDIÕES DO SAMBA
(Guardiões do Samba). Brasil/Japão, 2014. De Eric e Marc Belhassen. Com Monarco, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Ney Lopes, Xangô. O filme mostra grandes mestres do samba em seu cotidiano. Através de suas memórias e da vida que levam hoje, desvendam-se as imagens do passado, do presente e do futuro do samba. Documentário. 81 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 6: 18h. Domingo: Centro Cultural Justiça Federal 1: 14h30.

HISTÓRIA NATURAL
(História Natural). Brasil, 2014. De Júlio Cavani. Com Norberto de Souza. Homem encontra um misterioso objeto orgânico no topo da árvore mais alta de uma floresta. Suspense. 12 min. Domingo: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h50.

A LUNETA DO TEMPO
(A Luneta Do Tempo). Brasil, 2014. De Alceu Valença. Com Hermila Guedes e Irandhir Santos. Já adulto, filho de principal inimigo de Lampião — Antero Tenente — não aceita provocação quanto à imagem do pai ou qualquer menção ao cangaceiro e seus comparsas. Faroeste/Drama. 97 min. Hoje: São Luiz 4: 14h15, 19h15.

MY NAME IS NOW, ELZA SOARES
(My Name is Now, Elza Soares). Brasil, 2014. De Elizabete Martins Campos. A própria Elza Soares conta a sua trajetória neste filme, que foi gravado na casa da cantora, em Copacabana. Documentário. 71 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 17h. Domingo: Pavilhão do Festival: 13h.

OBRA
(Obra). Brasil, 2013. De Gregorio Graziosi. Com Irandhir Santos e Júlio Andrade. Arquiteto descobre ossada em obra que está prestes a iniciar. O achado desestabiliza sua vida, fazendo com que ele repense sua profissão. Drama. 80 min. Domingo: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h50.

OUTONO
(Outono). Brasil, 2014. De Anna Azevedo. Com Angel Vianna, Pietro Mario. De toda uma vida, sobreviveu uma única lembrança. Apenas uma. Drama. 12 min. Amanhã: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h45. Domingo: Pavilhão do Festival: 15.

PROMETO UM DIA DEIXAR ESSA CIDADE
(Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade). Brasil, 2014. De Daniel Aragão Brasil. Com Bianca Joy e Sérgio Marone. Ex-viciada em drogas volta para sua cidade natal, Recife, onde o pai é pré-candidato a prefeito. Drama/Suspense. 90 min. Hoje: Cinépolis Lagoon 1, 2, 3 e 4: 21h45. Amanhã: Pavilhão do Festival: 15h. Domingo: São Luiz 4: 16h45, 21h45.

À QUEIMA ROUPA
(À Queima Roupa). Brasil, 2014. De Theresa Jessouroun. Filme investigativo que mostra a violência e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. A obra parte da Chacina de Vigário Geral, de 1993. Documentário. 90 min. Hoje: Pavilhão do Festival: 13h. Amanhã: São Luiz 4: 14h15, 19h15.

SAMBA & JAZZ
(Samba & Jazz). Brasil, 2014. De Jefferson Mello. Documentário sobre o samba, o jazz e suas sinergias, nas cidades do Rio de Janeiro e Nova Orleans. Documentário. 90 min. Hoje: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 17h. Amanhã: Pavilhão do Festival: 13h. Domingo: São Luiz 4: 14h15, 19h15.

TENHO UM DRAGÃO QUE MORA COMIGO
(Tenho um Dragão que Mora Comigo). Brasil, 2013. De Wislan Esmeraldo. Com Márcia Ribeiro, Wellington Silva. Quando ele chega, a casa inteira fica impregnada de seu perfume. Romance. 17 min. Hoje: Cinépolis Lagoon 6: 20h. Amanhã: Centro Cultural Justiça Federal 1: 16h45. Domingo: Oi Futuro Ipanema: 18h.

TUDO VAI FICAR DA COR QUE VOCÊ QUISER
(Tudo Vai Ficar da Cor Que Você Quiser). Brasil, 2014. De Letícia Simões. Filme sobre o escritor, músico e artista plástico Rodrigo de Souza Leão, que, aos 23 anos, foi diagnosticado com esquizofrenia e criou todo seu trabalho dentro de casa. Documentário. 71 min. Hoje: Centro Cultural Justiça Federal 1: 16h45. Amanhã: Oi Futuro Ipanema: 18h.

A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS
(A Vida Privada dos Hipopótamos). Brasil, 2014. De Maíra Bühler e Matias Mariani. Um filme sobre Christopher Kirk, um técnico de informática americano que se muda para a Colômbia após ter lido um artigo sobre os hipopótamos de Pablo Escobar. Documentário. 91 min. Domingo: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 16h30.

THE YELLOW GENERATION
(The Yellow Generation). Brasil, 2014. De Daniel Sake. Com Leandro Soares, Pedro Tomé. Sem evidências para justificar a prisão do hacker ‘THC’, líderes da Major Fortress colocam em prática um arriscado plano de assassinato. Suspense. 7 min. Hoje: Pavilhão do Festival: 13h. Amanhã: São Luiz 4: 14h15, 19h15.

PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL 

Aqui só entra o melhor do melhor: a mostra reúne a produção recente de diversos países e novos filmes de cineastas consagrados. Em ‘Mapa Para as Estrelas’, o aclamado canadense David Cronenberg volta a trabalhar com Robert Pattinson em longa sobre os bastidores de Hollywood. 


‘71
(’71). Reino Unido, 2014. De Yann Demange. Com Jack O’Connell. Gary é um soldado britânico que foi acidentalmente deixado para trás, em Belfast, durante os conflitos da Irlanda do Norte. Ele precisa sobreviver para voltar para casa. Guerra. 100 min. 14 anos. Hoje: São Luiz 3: 17h, 22h.

1001 GRAMAS
(1001 Gram). Noruega/Alemanha/França, 2014. De Bent Hamer. Com Ane Dahl Torp, Laurent Stocker. Divorciada recentemente, a cientista Marie passa seus dias fiscalizando pistas de esqui. Quando uma emergência familiar abala Marie, ela se vê forçada a encarar novos universos. 88 min. 12 anos. Hoje: Estação Ipanema 2: 15h40, 21h50.

AMNÉSIA VERMELHA
(Chuang Ru Zhe). China, 2014. De Wang Xiaoshuai. Com Lü Zhong, Feng Yuanzheng, Amanda Qin. Deng é uma teimosa viúva que passa os dias se preocupando excessivamente com seus dois filhos e com a mãe idosa. Sua única companhia é o fantasma do marido recém-morto. 110min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 2: 14h50, 19h15.

BOYHOOD — DA INFÂNCIA À JUVENTUDE
(Boyhood). Estados Unidos, 2013. De Richard Linklater. Com Ethan Hawke. O filme acompanha o crescimento do jovem ator Ellar Coltrane, entre 2002 e 2013, trançando um panorama dos desejos e ansiedades do amadurecimento. Drama. 164 min. 12 anos. Domingo: Roxy 3: 14h, 19h.

O CHEIRO DA GENTE
(The Smell of Us). França, 2014. De Larry Clark. Com Lukas Ionesco, Diane Rouxel, Theo Cholbi. Grupo de skatistas se encontra diariamente em uma praça para se divertir, passar o tempo e ficar chapado. 92 min. 18 anos. Amanhã: Estação Botafogo 1: 23h59.

O CIÚME
(La Jalousie). França, 2013. De Philippe Garrel. Com Louis Garrel, Anna Mouglalis. Louis se separa da mulher para ficar com Claudia, atriz que trabalha com ele. Mas Claudia conhece um arquiteto, o que provoca ciúmes em Louis. Drama. 77 min. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 2: 14h15, 20h.

COMING HOME
(Gui Lai). China, 0014. De Zhang Yimou. Com Chen Daoming. O casal Lu Yanshi e Feng Wanyu é obrigado a se separar quando Lu é preso e enviado para um campo de trabalho forçado como prisioneiro político. No retorno, descobre que sua esposa tem amnésia e não se lembra de seu relacionamento. 111 min. 12 anos. Amanhã: Roxy 3: 14h, 19h.

O CORDEIRO
(Kuzu). Turquia/Alemanha, 2014. De Kutlug Ataman. Com Mert Tastan. Em uma vila nas montanhas da Anatolia, a tradição exige que a circuncisão dos meninos seja celebrada com uma festa. Mas o pai do pequeno Mert não tem dinheiro para pagar pela comemoração. Drama. 87 min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 16h10. Amanhã: Cine Joia: 18h.

CORAÇÃO MUDO
(Stille Hjerte). Dinamarca, 2014. De Bille August. Com Ghita Nørby, Morten Grundwald, Paprika Steen. Três gerações de uma família se encontram na casa da matriarca para um fim de semana. Doente terminal, ela está decidida a acabar com sua vida naquele domingo e, por isso, deseja dar o adeus final a seus entes mais queridos. 95 min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 1: 20h. Domingo: Cinépolis Lagoon 4: 16h45.

CORAÇÕES FAMINTOS
(Hungry Hearts). Estados Unidos, 2014. De Saverio Costanzo. Com Adam Driver, Alba Rohrwacher, Roberta Maxwell. O americano Jude e a italiana Mina, que acabaram de se casar, cuidam do filho recém-nascido. Ela está convencida de que o bebê precisa de cuidados especiais, isolando-o do mundo exterior. Os protagonistas Alba Rohrwacher e Adam Driver (da série ‘Girls’) ganharam os prêmios de melhor atriz e ator no Festival de Veneza de 2014. 109min. 16 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 5: 16h30, 21h15.

AS CRIANÇAS VERMELHAS
(Les enfants rouges). França, 2014. De Santiago Amigorena. Com Baptiste Amigorena, Jonathan Borgel. Os caminhos dos três jovens tomados pela solidão se entrecruzam pelas ruas de Paris. Em seus encontros, eles discorrem sobre amor, amizade e política. Drama. 80 min. 14 anos. Hoje: Estação Ipanema 1: 14h50, 19h45. Domingo: Estação Botafogo: 20h20.

DENTE POR DENTE
(Il-dae-il). Coréia do Sul, 2014. De Kim Ki-duk. Com Dong-seok Ma, Young-min Kim, Yi-Kyeong Lee. Uma jovem estudante é brutalmente assassinada. Um dos sete homens envolvidos no crime é sequestrado por uma tropa de elite a caminho de casa. 122min. 16 anos. Hoje: Estação Rio 2: 23h45.

A ESCOLA DE BABEL
(La Cour de Babel). França, 2013. De Julie Bertucelli. O dia a dia de uma turma de alunos imigrantes, entre 11 e 15 anos, numa escola secundária de Paris. Documentário. 94 min. 12 anos. Domingo: Estação Botafogo 3: 13h15, 19h40.

E AGORA? LEMBRA-ME
(Idem). Portugal, 2013. De Joaquim Pinto. Com Joaquim Pinto, Nuno Leonel. Convivendo com o HIV e a hepatite C há quase 20 anos, o diretor Joaquim Pinto documenta sua experiência por clínicas clandestinas onde, durante um ano, fez uso de drogas ainda não aprovadas para o tratamento do vírus. 164 min. 16 anos. Domingo: Estação Rio 3: 21h10.

FANTASIA
(Fantasia). China, 2014. De Chao Wang. Com Jian RenZi. Garoto em crise familiar descobre, à beira de um rio, um navio abandonado onde vive um pai com uma estranha filha, de quem o menino se torna amigo. 85 min. Domingo: Estação Botafogo 1: 18h30.

FRANK
(Frank). Irlanda/Reino Unido, 2013. De Lenny Abrahamson. Com Michael Fassbender. Jovem músico imagina se junta a uma banda de rock liderada por enigmática lenda musical que se esconde dentro de uma grande cabeça de papel machê. Comédia/drama. 95 min. 14 anos. Amanhã: Estação Botafogo 1: 18h15. Domingo: Cinépolis Lagoon 5: 14h, 21h.

GAROTA EXEMPLAR
(Gone Girl). Estados Unidos, 2014. De David Fincher. Com Ben Affleck. No dia em que completa 5 anos de casado, Nick Dunne descobre que sua mulher desapareceu, e a polícia começa a desconfiar dele. Suspense. 145 min. 16 anos. Domingo: Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3: 19h.

O HOMEM MAIS PROCURADO
(A Most Wanted Man). Reino Unido/Estados Unidos/Alemanha, 2014. De Anton Corbijn. Com Philip Seymour Hoffman. Espião alemão se envolve em um complexo esquema entre um famoso filantropo muçulmano e um poderoso grupo terrorista. Um dos últimos filmes do ator Philip Seymour Hoffman, morto este ano. 121 min. 14 anos. Amanhã: São Luiz 3: 16h30, 21h30. Domingo: Cinépolis Lagoon 6: 19h45.

IDA
(Ida). Polônia, 2013. De Pawel Pawlikowski. Com Agata Kulesza. Jovem noviça prestes a fazer seus votos perante Deus faz descoberta surpreendentes sobre o seu passado, onde segredos familiares e de Estado estão interligados. Drama. 80 min. 14 anos. Domingo: Estação Rio: 19h50.

INCOMPREENDIDA.
(Incompresa). Itália/França, 2014. De Asia Argento. Com Giulia Salerno. Aria é uma menina de 9 anos que se vê de repente no meio do divórcio de seus pais e separada de sua meia-irmã. Triste, ela sai pelas ruas da cidade com seu gato preto e uma mochila nas costas. 110 min. 14 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 1: 14h50, 19h15.

JORNADA AO OESTE
(Xi You). França/Taiwan, 2013. De Tsai Ming-Liang. Com Lee Kang-sheng. Monge budista caminha pelas ruas de Marselha, na França. O caminhar lento do monge chama a atenção dos pedestres, a câmera desvenda pequenos e belos fragmentos da reação das pessoas ao excêntrico caminhante. 56 min. 14 anos. Amanhã: Estação Botafogo 1: 12h45, 20h15.

LA SAPIENZA
(La Sapienza). França/Itália, 2014. De Eugène Green. Com Fabrizio Rongione, Christelle Prot Landman, Ludovico Succio. Arquiteto vai para a Itália trabalhar num livro acompanhado da mulher, que sente o casamento abalado. A separação será o início de uma nova jornada para o casal. 105 min. 14 anos. Domingo: Cine Joia: 18h.

MAÏDAN: PROTESTOS NA UCRÂNIA
(Maïdan). Ucrânia, 2014. De Sergei Loznitsa. Análise da revolta popular que tomou a Ucrânia. 130 min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 3: 21h. Domingo: Museu da República: 16h.

OS MAIAS — CENAS DA VIDA ROMÂNTICA
(Idem). Portugal/Brasil, 2014. De João Botelho. Com Maria Flor. Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Baseado na obra de Eça de Queirós. 137 min. 14 anos. Domingo: Cinépolis Lagoon 4: 14h.

O MAIS QUERIDO
(Qin Ai De Xiao Hai). Hong Kong/China, 2014. De Peter Chan. Com Wei Zhao. Quando seu filho Peng desaparece, Tian Wenjun e sua ex-mulher percorrem o país inteiro à procura da criança. 130 min. 12 anos. Domingo: Estação Rio 2: 14h30.

MAPAS PARA AS ESTRELAS
(Maps to the Stars). Canadá/Alemanha, 2014. De David Cronenberg. Com Julianne Moore, John Cusack, Robert Pattinson. Comédia satírica que explora os bastidores da indústria cinematográfica de Hollywood, com seus agentes e atores. Em particular, a história se foca em duas crianças que começam a atuar. Drama/Comédia. 111 min. 16 anos. Hoje: Roxy 3: 14h, 19h. Domingo: Cinépolis Lagoon 6: 15h, 22h15.

METAMORFOSES
(Métamorphoses). França, 2014. De Christophe Honoré. Com Amira Akili. Quando a adolescente Europe decide matar aula, encontra em frente a seu colégio Jupiter, um homem que a seduz e acaba por sequestrá-la. 102 min. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 2: 13h30, 19h20.

MIL VEZES BOA NOITE
(Tusen Ganger God Natt). Noruega/Irlanda/Suécia, 2013. De Erik Poppe. Com Juliette Binoche. Rebecca é uma das melhores fotógrafas de zonas de guerra do mundo, mas seu último trabalho, em Cabul, põe sua vida em risco. 117 min. 14 anos. Amanhã: Roxy 3: 16h30, 21h30. Domingo: Estação Ipanema 2: 14h15, 19h50.

MR. TURNER
(Mr. Turner). Reino Unido, 2014. De Mike Leigh. Com Timothy Spall. A vida do pintor J.M.W. Turner, excêntrico e indisciplinado, que transitava entre a aristocracia e os bordéis. 149 min. 12 anos. Hoje: Kinoplex São Luiz 3: 14h, 19h.

OCIDENTE
(Westen). Alemanha, 2013. De Christian Schwochow. Com Jördis Triebel. Na Alemanha Oriental do final dos anos 70, três anos após a aparente morte de seu namorado Wassilij, Nelly decide cruzar o muro em busca de uma nova vida para ela e seu filho Alexej do lado ociendal. Drama. 102 minutos. 12 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 5: 14h, 18h30.

O PACOTE COMPLETO
(Alles Inklusive). Alemanha, 2014. De Doris Dörrie. Com Hannelore Elsner. Em 1967, em uma praia hippie da Espanha, Ingrid teve um tórrido caso de amor com Karl. Trinta depois, ela retorna ao local e revive parte de seu passado. 124 min. 16 anos. Hoje: Estação Rio 1: 19h20. Amanhã: Cinépolis Lagoon 5: 14h, 18h45.

O PAÍS DE CHARLIE
(Charlie’s Country). Austrália, 2014. De Rolf de Heer. Com David Gulpilil. A vida está cada vez mais difícil para o aborígene Charlie: o governo insiste em interferir no dia a dia de seu povo com leis que apenas beneficiam o homem branco. 108 min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 2: 21h30.

PERDIDO EM KARASTAN
(Lost in Karastan). Reino Unido/Geórgia/Rússia/Alemanha, 2014. De Ben Hopkins. Com Matthew Macfadyen. Comédia de humor negro sobre o controverso cineasta inglês Emil Forester. 92 min. 12 anos. Amanhã: Estação Rio 1: 15h30.

PESSOAS-PÁSSARO
(Bird People). França, 2014. De Pascale Ferran. Com Anaïs Demoustier. Num hotel próximo a um aeroporto de Paris, dois desconhecidos tentam encontrar algum sentido em suas existências. 128 min. 14 anos. Domingo: São Luiz 3: 16h30, 21h30.

UMA PROMESSA
(Une Promesse). França/Bélgica, 2013. De Patrice Leconte. Com Rebecca Hall, Alan Rickman. Homem se apaixona pela mulher do chefe, em 1912, na Alemanha. Eles são obrigados a se separar, e o amor entre os dois precisará sobreviver à passagem brutal do tempo. Drama. 98 min. 14 anos. Amanhã: Cinépolis Lagoon 6: 22h15.

RIO 50 GRAUS
(Rio 50 Degrees). Reino Unido/Brasil/Alemanha, 2014. De Julien Temple. Com Fernando Gabeira, Eduardo Paes, Narcisa Tamborindeguy. O documentarista Julien Temple oferece um olhar sobre a história do Rio de Janeiro, desde o fim da escravidão até os preparativos para a Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada de 2016. 95 min. 14 anos. Domingo: Estação Botafogo 1: 16h30.

STATIONS OF THE CROSS
(Kreuzweg). Alemanha/França, 2014. De Dietrich Brüggemann. Com Lea van Acken, Franziska Weisz. História de uma jovem criada por uma família católica fundamentalista que começa a questionar seus ensinamentos quando conhece um colega de escola. Drama. 107 min. 16 anos. Amanhã: Estação Rio 1: 17h20. Domingo: Cinépolis Lagoon 4: 19h.

STRATOS
(To Mikro Psari). Grécia/Alemanha/Chipre, 2014. De Yannis Economides. Com Vangelis Mourikis, Vicky Papadopoulou. Ex-presidiário trabalha à noite numa padaria e, durante o dia, é matador de aluguel. Ele junta dinheiro para financiar a fuga de um homem que o ajudou na cadeia. Drama. 138 min. 16 anos. Hoje: Cinépolis Lagoon 4: 16h30.

SÓ DEUS SABE
(Heaven Knows What). Estados Unidos/França, 2014. De Ben Safdie e Joshua Safdie. Com Buddy Duress. Em uma fusão de ficção e documentário, atores e personagens reais revelam as lendas das ruas enquanto contam a história de uma jovem viciada em busca de um amor pelas ruas de Manhattan. 93 min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 1: 17h30.

SOLNESS, O CONSTRUTOR
(A Master Builder). Estados Unidos, 2014. De Jonathan Demme. Com Wallace Shawn. Aos 60 anos, Halvard Solness é um arquiteto de sucesso. Ele exerce extremo controle sobre sua esposa, Aline, em luto desde a morte de seus dois filhos, ainda bebês, anos antes. 127 min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 1: 13h, 21h40.

TIMBUKTU
(Timbuktu). França, 2014. De Abderrahmane Sissako. A paz de um homem é ameaçada quando ele entra em conflito com um pescador que atacou uma de suas vacas, em meio a uma realidade de intolerância religiosa. 100 min. 14 anos. Domingo: Estação Rio 1: 15h40, 21h30.

WHIPLASH — EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
(Whiplash). Estados Unidos, 2013. De Damien Chazelle. Com Miles Teller, J.K. Simmons. Jovem baterista entra para a banda da escola e busca a perfeição a qualquer custo. Drama. 105 min. 12 anos. Hoje: Roxy 3: 16h30, 21h30. 

PREMIÈRE LATINA 

Este ano, são 18 produções, em sua maioria argentinas e mexicanas, mercados tradicionais. Mas também há espaço para países em que o audiovisual começa a crescer, como Venezuela e Paraguai. ‘As Irmãs Quispe’ e ‘Mãos Sujas’ são os destaques do fim de semana. 

DOIS DISPAROS
(Dos Disparos). Argentina, 2014. De Martín Rejtman. Com Susana Pampín, Rafa Federman. Adolescente encontra arma e a dispara acidentalmente contra si mesmo. A bala fica alojada em seu corpo e provoca um misterioso efeito colateral. Drama. 95 min. 14 anos. Hoje: Estação Botafogo 3: 23h30.

OS INIMIGOS DA DOR
(Los Enemigos del Dolor). Uruguai/Brasil, 2014. De Arauco Hernández. Com Félix Marchand, Pedro Dalton. Ator alemão vai para Montevidéu em busca de um amor perdido e é ajudado por dois novos amigos. Comédia dramática. 80 min. 14 anos. Hoje: Museu da República: 18h. Domingo: Estação Botafogo 3: 23h30.

AS IRMÃS QUISPE
(Las Niñas Quispe). Chile/França/Argentina, 2013. De Sebastián Sepúlveda. Com Francisca Gavilán, Digna Quispe. Duas irmãs pastoras levam vida solitária e sem esperança desde a morte da irmã mais velha. Mas uma nova lei pode mudar suas vidas. Drama. 80 min. 14 anos. Hoje: Estação Rio 2: 13h, 19h. Domingo: Centro Cultural Banco do Brasil 1: 16h.

MÃOS SUJAS
(Manos Sucias). Colômbia/Estados Unidos, 2014. De Josef Wladyka. Com Cristian Advincula, Hadder Blandon. Um pescador e um jovem embarcam numa perigosa viagem pela costa do Pacífico, transportando drogas. Drama. 82 min. 16 anos. Domingo: Estação Rio 2: 12h30, 21h30.

A PRINCESA DE FRANÇA
(La Princesa de Francia). Argentina, 2014. De Matías Piñeiro. Com Julián Larquier, Agustina Muñoz. Jovem diretor de teatro retorna a Buenos Aires e começa a se envolver com várias mulheres ao descobrir que sua namorada está desaparecida. Drama. 68 min. 14 anos. Amanhã: Estação Rio 2: 15h30.

A TERCEIRA MARGEM
(La Tercera Orilla). Argentina/Alemanha/Holanda, 2014. De Celina Murga. Com Alián Devetac, Daniel Veronese. Jorge, médico influente, leva duas vidas paralelas, com duas famílias. Um dos filhos bastardos de Jorge decide que não pode mais viver assim. Drama. 92 min. 14 anos. Domingo: Estação Rio 2: 19h15.

A VOZ EM OFF
(La Voz en Off). Chile/França/Canadá, 2014. De Cristián Jiménez. Com Ingrid Isensee, Maria Siebald. Atriz desempregada anuncia que vai se desconectar do mundo por um ano, mas tudo muda quando seu pai conta que vai se separar de sua mãe. Drama. 97 min. 14 anos. Amanhã: Estação Ipanema 2: 15h. Domingo: Museu da República: 18h20. 

ENDEREÇOS E PREÇOS 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). R$ 4. Centro Cultural da Justiça Federal: Avenida. Rio Branco 241, Cinelândia, Centro. R$ 10. Cine Joia: Avenida Nossa Senhora de Copacabana 680, Copacabana. (2236-5671). R$ 20. Cine Museu da República: Rua do Catete 153, Catete. (98482-7785). R$ 20. Cine Roxy: Avenida Nossa Senhora de Copacabana 945 A, Copacabana. (2236-6245). R$ 20 (2D) e R$ 22 (3D). CineCarioca Nova Brasília: Rua Nova Brasília, Praça do Terço s/nº, Complexo do Alemão. R$ 9. Cinema Leblon: Avenida Ataulfo de Paiva 391, Leblon (2461-2461). R$ 20 (2D) e R$ 22 (3D). Cinépolis Lagoon: Avenida Borges de Medeiros 1.424, Lagoa (2529-6475). R$ 20 e R$ 22 (3D). Cineteatro Eduardo Coutinho: Avenida Dom Helder Câmara 1184, Manguinhos (2334-8915). Grátis. Espaço BNDES: Avenida República do Chile 100, subsolo, Centro. (2172-7447). Estação Botafogo: Rua Voluntários da Pátria 88, Botafogo (2226-1988). R$ 20. Estação Ipanema: Rua Visconde de Pirajá 605, Ipanema (2279-4603). R$ 20. Instituto Moreira Salles: Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea (3284-7400). R$ 20. Kinoplex São Luiz: Rua do Catete 311, Catete. (2557-4394). R$ 20 (2D) e R$ 22 (3D). Oi Futuro Ipanema: Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema. (3131-9333). R$ 10 (2D). Pavilhão do Festival: Armazém da Utopia (Armazém 6), Rua Rodrigues Alves, s/nº, Cais do Porto. Grátis. Ponto Cine: Guadalupe Shopping. Estrada do Camboatá 2.300. (2172-7447). R$ 4.

Colaboraram as estagiárias: Elisa Souza e Júlia Sorella

Últimas de Diversão