Tênis sai da academia, vira acessório de luxo e conquista a mulherada

Calçado associa glamour e conforto

Por O Dia

Rio - De acessório esportivo, ele foi alçado à categoria luxo: trata-se do tênis da temporada, que associa glamour e conforto, conquistando mulheres de personalidade e estilo de sobra. 

A estilista Luiza Botto usa tênis de corrida com saia longaMárcio Mercante / Agência O Dia


Os designers Karl Lagerfeld, da Chanel, e Raf Simons, da Dior, foram os visionários responsáveis por incorporar o acessório — antes restrito à academia e às ruas — ao universo requintado da alta costura. Uma amostra dessa transgressão surgiu na apresentação das coleções de primavera/verão 2014 das duas grifes, no início do ano, em Paris, quando as modelos entraram na passarela usando tênis. De lá para cá, os pares tomaram de assalto festas e eventos badalados mundo afora.

Mas não basta usar qualquer modelo para aderir à tendência. Eles precisam ser bordados com flores, pedras, cobertos de paetês e de rendas, ser metalizados ou estampados. Os grifados chegam a custar 3 mil euros. 

Agatha Moreira trocou a bota pelo tênis de cano longoAndré Luiz Mello / Agência O Dia


A promoter Carol Sampaio, responsável pelas festas mais hypadas do Rio, foi na contramão das patricinhas que frequentam seu Baile da Favorita, na quadra da Acadêmicos da Rocinha, desceu do salto e inventou moda no funk. Ela recebeu a equipe do DIA em seu apartamento, em Ipanema, para mostrar sua coleção de 25 pares, entre canos baixos e longos e até modelos personalizados. “Adaptei o tênis ao meu dia a dia por conta do baile, porque eu chego na festa às nove da noite e só saio às seis da manhã. E, como gosto de dançar à noite toda, preciso de conforto. Daí eu comecei a ir de salto e levar o tênis. No meio da festa, troco. Acredito que o Rio é uma cidade liberal, um lugar que permite criar e ousar. Se a pessoa tem estilo, a produção mais arrumada com o tênis fica tão bonita quanto se estivesse com salto”, garante ela. 

A top Emanuela de Paula associa conforto e sofisticação Márcio Mercante / Agência O Dia

Angel da Victoria’s Secret, a top Emanuela de Paula destaca a influência esportiva em looks casuais e sofisticados. “Tenho sete pares, de marcas como Isabel Marant, Saint Laurent e Converse. Sempre gostei de me vestir confortavelmente, sem perder a elegância. Acho supercool”, opina a top brasileira, direto de Miami, Estados Unidos.

Bianca Jahara — apresentadora do programa erótico ‘Penetra’, do canal Sexy Hot — também usa e abusa da tendência. “Mas, como tenho coxa grossa, prefiro os tênis de cano curto e com plataforma, porque isso afina e alonga as minhas pernas. Sou uma falsa magra, tenho coxa, bumbum, preciso ter cuidado. Gosto de usar meus pares com calça de cintura alta, blusa de seda, de franja, estampada. Não tem como errar”, dá a dica.

Fã de botas, a atriz Agatha Moreira confessa ter se rendido ao tênis por conta do calor do Rio. “Aqui é impraticável usar bota, mas descobri que o tênis funciona bem com shortinho, vestido, saia e milhões de outras opções. O meu modelo predileto é o de cano longo. Ele dá uma pegada mais moderna ao look. Já o cano curto uso para as produções clássicas”, diz Agatha, emendando: “A proposta da Chanel é incrível e serviu para dar confiança na hora de usar o tênis fora dos padrões tidos como normais.”

Já Luiza Botto, que assina o estilo da Lale ao lado da sócia Maria Fernanda da Mata, prefere os modelos de cano curto. “Misturo com saias longas e transparentes, bodies e peças de alfaiataria”, explica Luiza, que acha que o modismo exige bom senso: “Em barzinho e na noite, tudo bem. O que não dá é para usar em um casamento ou festa de gala. Acho que é ousar demais.”

A apresentadora Bianca Jahara é adepta dos modelos com plataformaMárcio Mercante/ O Dia


A promoter Carol Sampaio mostra a sua coleção de 25 pares%3A o seu favorito é um modelo personalizado da Nike%2C que ela usa para rebolar até o chão no Baile da FavoritaAndré Luiz Mello / Agência O Dia


Últimas de Diversão