Por karilayn.areias

Rio - Desenhada pelo cartunista argentino Quino, a personagem Mafalda completa 50 anos nesta segunda-feira. A menina inconformada com o mundo onde vive e que se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop foi criada em 29 de setembro de 1964, quando teve sua primeira tirinha publicada.  

Cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado%2C o 'Quino'%2C posa ao lado da estátua da personagem Mafalda Efe

O sucesso da personagem é tão grande que ela tem estátua em uma praça do bairro San Telmo, em Buenos Aires. Para comemorar a data especial, a estátua de Mafalda ganhou companhia: a praça agora tem imagens da fofoqueira Susanita (que só pensa em casar com um bom partido e ter filhos) e o materialista Manolito (cujo sonho é ter uma enorme rede de supermercados), personagens que também foram criados por Quino.

Mafalda é uma menina de uma típica família de classe média argentina que mostra seu olhar sobre o mundo através de suas ácidas críticas. As tirinhas de Mafalda foram publicadas durante dez anos nas páginas de jornais e semanários argentinos. Mas, as histórias da personagem foram encerradas em 1973 por "esgotamento de ideias", segundo seu próprio criador. Apesar de já terem passado mais de 40 anos, as críticas da menina ainda são muito atuais. 



Você pode gostar