Nova tendência entre os famosos é emagrecer com a ajuda de um chef

A atriz Polliana Aleixo também aderiu à moda

Por O Dia

A atriz Polliana Aleixo e a chef Luciana Barreto José Pedro Monteiro / Agência O Dia

Rio - Entre os famosos, a moda agora é ter um chef para preparar o cardápio da dieta. O apresentador André Marques aderiu à novidade logo depois da cirurgia bariátrica. O blogueiro Hugo Gloss, vira e mexe, posta fotos nas redes sociais de comidinhas enviadas por sua chef. A atriz Polliana Aleixo também aderiu à tendência. Ela — que interpretou a Bárbara na novela ‘Em Família’ — começou a emagrecer durante a novela, que acabou em julho. Em 60 dias, conseguiu perder 10kg, alcançando o peso de 50kg.

“Engordei porque senti que a personagem precisava dessa verdade para tocar o público”, lembra a atriz, que consultou o médico Márcio Tannure e, na sequência, pediu ajuda à chef Luciana Barreto. A especialista preparou um cardápio funcional, que, durante o período da dieta, era enviado semanalmente à casa da atriz. Atualmente, Polliana mantém o regime por conta própria.

“Eram de quatro a cinco refeições, que dependiam do horário que começava o meu dia. Café da manhã, sempre com suco verde; almoço saudável; lanche da tarde, geralmente com frutas; sopa no jantar e na ceia. O trabalho dela me ajudou muito no processo. Não enjoava da comida e não tinha qualquer trabalho para prepará-la”, afirma Polliana, que combinou a dieta com aulas de boxe e corrida.

“O que mais me impressionou foi que, mesmo com o fim do trabalho da Lu, o meu organismo continuou funcionando bem. Meu corpo se acostumou com uma alimentação saudável”, observa Polliana. “Minha saúde mental também foi essencial, nunca me senti ‘a coitadinha’ por estar acima do peso e tinha uma meta”, avalia a atriz.

A chef Luciana Barreto conta que montou o cardápio de Polliana priorizando ingredientes que aceleram o metabolismo e auxiliam no melhor funcionamento do corpo. “Incluí os chamados alimentos funcionais. Sempre com refeições balanceadas e de baixo valor calórico. Selecionei carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas com baixo teor de gordura e boas porções de fibra”, revela, dando dicas para quem pensa em aderir à dieta funcional em casa:

“Devemos beber o suco verde sempre em jejum, pois é bem completo e contém vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde.” No mais, a dieta não foge muito do que todo mundo já sabe. “Comer pequenas porções a cada três horas, no máximo quatro, e, na última refeição do dia, não ingerir carboidratos. Deve-se ter também uma porção de frutas entre as refeições principais”, ensina a chef.

Luciana concorda que a contratação de um profissional ajuda muito na manutenção do regime. “O grande diferencial é a escolha dos alimentos e a variação no cardápio, trazendo sempre pratos saborosos e atraentes, facilitando o sucesso da dieta, uma vez que não podemos deixar de lado o prazer de comer.

Uma boa alimentação é apenas um fator para mantermos uma vida saudável. A prática de atividade física regular e descanso adequado também são fundamentais”, finaliza ela.

O resultado do trabalho com Polliana foi tão positivo que Luciana e a atriz foram convidadas pelo médico Marcio Tannure a dar uma palestra o Rio Sport & Health 2014, que acontece no próximo dia 25, na Barra. A chef vai falar sobre alimentação funcional e Polliana vai contar sua experiência.

RECEITA

FILÉ DE FRANGO AO MOLHO DE MOSTARDA COM MIX DE QUINOA

INGREDIENTES

1 filé de peito de frango
100 gramas de mix de quinoa
Ervilha torta
Tomate-cereja
Alecrim
3 colheres (sobremesa) de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de mostarda Dijon
Meia cebola pequena

Marinada: cebola, alho , pimenta, páprica, laranja e sal

PREPARO
Temperar o filé com a marinada, deixar por duas horas e depois grelhar. Colocar para cozinhar a quinoa com cebola e alho (não refogar). Cozinhar a ervilha em água fervendo por um minuto e, depois, colocar em água gelada para manter a cor e ficar crocante. Assar os tomates com sal, pimenta e alecrim. Misturar o iogurte, a mostarda e a cebola.

Últimas de Diversão