Teatro Ipanema recebe peça criada a partir de frases das redes sociais

Idealizado por Cristina Fagundes, 'Clube da Cena – Redes Sociais' estreia nesta quarta-feira

Por O Dia

Rio - O teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio apresenta a partir desta quarta-feira, às 20h, o projeto "Clube da Cena – Redes Sociais". Neste coletivo de criação, vários artistas envolvidos apresentarão 8 espetáculos inéditos (1 por semana) a partir de frases publicadas nas redes sociais. 

Espetáculo conta com 6 autores%2C 12 diretores%2C 27 atores e 2 músicos fixoDivulgação


“Trata-se de uma crônica teatral semanal, praticamente imediata, da vida social moderna, a partir daquilo que é publicado nas redes sociais (Facebook, twitter, etc ).” Afirma a diretora geral do projeto, Cristina Fagundes.

O Clube da Cena é um projeto que reúne um coletivo de artistas de teatro composto por 6 autores, 12 diretores, 27 atores, 2 músicos fixos e artistas convidados, para criarem uma nova peça por semana, a partir de um sistema de sorteio de equipes de trabalho. 

O QUE É E COMO FUNCIONA

Toda semana, a equipe faz uma pesquisa nos meios de comunicação e então são escolhidas 6 publicações postadas nas redes sociais naquela semana. A partir daí, cada autor recebe, por sorteio, um desses posts para trabalhar e terá uma semana para escrever uma cena baseada naquele post recebido.

As cenas são entregues em sete dias e então há um novo sorteio que define um diretor e dois atores para cada uma dessas seis cenas recém-escritas. Finalmente, cada núcleo de trabalho, composto por um diretor, dois atores e um texto, tem uma semana para preparar, produzir e ensaiar a cena. Se for preciso eles escalam outros atores para completar o elenco necessário para encenar o texto recebido. Paralelamente, os músicos do Clube selecionam, arranjam e/ou compõem músicas/trechos de músicas também relacionados a cada post, que irão costurar o espetáculo e apresentar cada cena.

Há um revezamento no elenco e na equipe de criação, de modo que nem todos estão escalados em todos os dias de apresentação. O espetáculo é filmado a cada noite. O público recebe cédulas e elege as 2 melhores cenas da noite, que são postadas na mesma semana no youtube. Além disso, todos os textos vão para o banco de textos do blog do projeto (https://clubedacena.blogspot.com/), onde já estão disponíveis mais de 200 textos criados nas últimas temporadas, além de fotos, cenas gravadas e currículos dos integrantes do projeto.

Serviço: 

Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema - (21) 2267-3750. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Quartas-feiras, 20h. Preços: R$ 40 (Inteira) R$ 20 (Meia). Gênero: Comédia

Últimas de Diversão