Por daniela.lima
Edição especial da vodka Absolut com rótulo criado por Andy WarholDivulgação

Rio - O maior representante de Pop Art do mundo, Andy Warhol, autor de obras importantes como: Chelsea Girls (1966), Plastic Inevitable (1966), Campbell's Soup Can (1968) e as famosas serigrafias coloridas dos rostos de celebridades, criou nos anos 1980 uma arte exclusiva para a marca de vodka Absolut, que pode ser considerada hoje uma obra de arte para os apreciadores e colecionadores dos trabalhos do artista. 

Andy Warhol começou a incorporar conceitos da publicidade em suas criações a partir dos anos 60, sendo esse momento crucial para o desenvolvimento da pop art. Como parte desse processo, o artista concebeu em 1986, um ano antes de sua morte, a pedido da marca Absolut, uma garrafa com características que simbolizam sua arte. Um número limitado de garrafas vão ser comercializadas em edição especial, que recria um modelo elaborado pelo artista para um anúncio impresso intitulado “Absolut Warhol”. Parte da arrecadação com as vendas da bebida será revertida para a instituição do artista, The Andy Warhol Foundation que já contribuiu com mais de 250 mil dólares para o apoio, criação e preservação da pop arte.

Quem quiser ter essa obra de arte engarrafada em casa e ainda contribuir para a instituição pode comprar sua garrafa em uma das lojas Dufry nos aeroportos do Rio de Janeiro, durante o mês de novembro. E ainda terá a chance de se aproximar do universo do artista criando a sua própria “obra de arte” nas máquinas Spin Art.

Você pode gostar