Carol Morais lança livro com receitas para ter equilíbrio além do verão

'É preciso repensar essa cultura maluca de só lembrar do corpo no verão', alerta a nutricionista

Por O Dia

Carol dá palestras sobre alimentação por todo o BrasilDivulgação

Rio - É só o verão se aproximar que todo mundo corre para a academia ou recorre às mais variadas dietas para emagrecer. Afinal, quem não quer fazer bonito na estação mais quente do ano? Mas, se depender da nutricionista Carol Morais, esse cuidado que dura apenas alguns meses do ano se tornará eterno. Foi pensando nisso que ela lançou o livro ‘Projeto Verão Para a Vida Toda’ (Editora Memória Visual, 172 págs., R$ 79). “É preciso repensar essa cultura maluca de só lembrar do corpo no verão. E, pior, as pessoas procuram sempre esses métodos loucos para emagrecer. Com uma alimentação diariamente equilibrada é possível manter o corpo em forma nos 365 dias do ano. E sem sofrimento”, garante Carol.

A publicação é dividida em duas partes: a primeira é teórica; na segunda , Carol convida o leitores a colocarem a mão na massa. “Eu dividi o livro dessa maneira porque as pessoas precisam entender os motivos pelos quais essa atitude não faz bem para o corpo. Eu começo convidando as pessoas a se olharem. Falo sobre diferenciar a fome do corpo da fome da alma. E aposto na alimentação terapêutica, sem abrir mão de todo sabor, afeto e significado que o ato de comer representa. Depois, ensino mais de cem receitas práticas, gostosas e muito fáceis de fazer. A proposta do livro é que ele seja um bate-papo na cozinha, uma troca de ideias.”

Nascido de uma hashtag no Instagram, o ‘Projeto Verão Para a Vida Toda’ movimenta a vida de mais de 20 mil seguidores na rede social e, agora, além do livro, Carol também leva a sua filosofia em palestras pelo Brasil. “Apresento workshops por todo o país. Durante esse tempo, eu observei que as pessoas não sabem como é importante se cuidar. Aí, elas seguem tudo que veem na TV ou leem na revista. O problema é que, na maioria das vezes, o que mostram não é o que o corpo está precisando”, conta Carol, que ainda acrescenta:

“Eu acho que as pessoas têm uma grande dificuldade em emagrecer, porque, hoje em dia, devido à correria, não comemos comida de verdade. Optamos por biscoitos, bolinhos, alimentos que não podem substituir a comida de verdade. Por isso que no livro eu também indico alguns dias de dieta detox. As pessoas sobrecarregam o corpo. O ideal seria não precisar do detox, mas não é o que acontece. De vez em quando, precisamos limpar o organismo. Mas é importante lembrar que esse tipo de alimentação, por ser muito rigorosa, só deve ser seguida por no máximo duas semanas”, ressalta a nutricionista. 

DICAS

*Tente dormir bem, pelo menos oito horas

*Beba bastante água ao longo do dia

*Mastigue lentamente os alimentos

*Preste atenção no que o seu corpo precisa

*Prefira comer comida de verdade. Não troque um prato de arroz com feijão por biscoitos ou bolinhos

*Faça atividades físicas

*Faça atividades mentais 

DOCE DE PÊSSEGO

INGREDIENTES
Um pêssego fresco
Caldo de uma laranja
Canela a gosto
Água filtrada
Essência de baunilha orgânica (opcional)

MODO DE PREPARO
Higienize o pêssego, corte ao meio e leve ao forno médio no caldo de laranja com canela. Caso o caldo seque e ele não esteja cozido, complete com água filtrada. O mesmo processo pode ser feito com maçã no forno ou em panela no fogo.

RENDIMENTO: UMA PORÇÃO

Últimas de Diversão