Nelson Freire é o convidado especial de recital no Theatro Municipal

O pianista se apresenta nesta quinta no Theatro Municipalem projeto internacional que revela novos talentos da música

Por daniela.lima

Nelson Freire é o convidado especial de recital no Theatro MunicipalDivulgação

Rio - Gente jovem reunida em torno de uma mesma paixão: o piano. Essa é a proposta do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, que tem início amanhã, no Theatro Municipal, com apresentação de Nelson Freire, premiado como revelação no Concurso de Piano do Rio, em 1957. O músico estará à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, fazendo o recital de abertura do evento.

Em sua quarta edição, o projeto, criado e dirigido pela pianista Lilian Barretto, vai dar um total de R$ 223 mil em prêmios, sendo que R$ 92 mil são para o músico vencedor. “O dinheiro é um atrativo importante, até porque o jovem pianista costuma contar apenas com o ‘paitrocínio’, mas o valor maior está na turnê de concertos pelo exterior que o concurso proporciona para os participantes, que se tornam conhecidos, ganham prestígio e experiência de palco”, diz Lilian Barretto.

De dez nacionalidades diferentes, sendo seis brasileiros, os 27 jovens pianistas, que têm entre 17 e 30 anos, são verdadeiros atletas da música. Ensaiam pelo menos cinco horas por dia, seis vezes por semana. “Eles não são amadores. A maioria toca desde criança. Todos os candidatos respiram, comem e dormem piano”, afirma a pianista.

O concurso, que teve edições em 2009, 2010 e 2012, tem revelado talentos e, ao que tudo indica, inspirado os jovens a se interessarem pelo instrumento. “Observamos um avanço espetacular em termos de quantidade e qualidade. Na primeira edição, tivemos 30 candidatos inscritos e, desta vez, esse número chegou a 100.

Depois de uma pré-seleção, chegamos aos 27 jovens que estão na disputa”, conta a idealizadora do projeto.

A grande final, marcada para 6 de dezembro, será no Theatro Municipal e, no dia seguinte, o Recital dos Vencedores acontece na Cidade das Artes, na Barra. Todas as apresentações são gratuitas. A programação completa do evento está disponível no site www.concursopianorio.com.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia