Nutricionistas ensinam como aproveitar confraternizações sem extrapolar

Dá para saborear as delícias que imperam o final do ano, desde que você seja adepto do ‘consuma com moderação’

Por O Dia

Rio - Os excessos de fim de ano começam muito antes da ceia de Natal e do Réveillon. O mês de dezembro é uma grande festa. Quem consegue escapar de um amigo oculto e das tradicionais confraternizações? Todo esse agito pode fazer o ponteiro da balança subir. Mas, calma, nem tudo está perdido. Dá para saborear as delícias que imperam nessa época, desde que você seja adepto do ‘consuma com moderação’. Pelo menos é o que diz a atriz Roberta Valente, a Ciça da novela ‘Vitória’, da Record.

“Não dá para pegar os últimos dias do ano e destruir a dieta de uma vida. Apesar de tantas coisinhas gostosas, o cardápio precisa ser balanceado nesses dias para não aumentar as medidas do guarda-roupa”, acredita ela.

A atriz Roberta Valente faz uma refeição leve antes de ir para os festejos de fim de ano%3A ‘Quando tenho algum evento%2C almoço uma coisinha light’José Pedro Monteiro / Agência O Dia

Adepta da ioga e de uma alimentação saudável, a atriz conta que o segredo para não enfiar o pé na jaca é fazer uma refeição equilibrada antes de sair de casa. “Quando tenho algum evento desse tipo, que sei que vai ter muitas ‘gordices’, almoço uma coisinha light. Geralmente, incremento uma salada de bacalhau com arroz integral e legumes. Para sobremesa, escolho uma saladinha de frutas. Atualmente, estou apaixonada por alfarroba. É igualzinho a chocolate, só que bem mais leve”, conta Roberta.

A nutricionista funcional Alessandra Almeida afirma que o ideal é não exagerar na dose. “A gente deve ter cuidado com a gula. É preciso fazer um lanche antes das confraternizações e das festas de fim de ano. Para dar saciedade, eu indico comer amêndoas, nozes e avelãs como aperitivo”, destaca.

Mas será que no barzinho, em meio a uma confraternização, dá para não meter o pé na jaca? “Se a pessoa vai tomar um chope, sugiro que peça como acompanhamento um feijão amigo, um filé na brasa ou um peixe empanado. Fuja da linguiça frita e das batatas com queijo ou bacon”, ensina a nutricionista Camila Nunes. A atriz Roberta Valente é do tipo que dispensa os petiscos típicos dos barzinhos, mas não fica de fora na hora do brinde com a galera. “Apesar de não gostar de beber muito, eu não resisto a uma boa taça de champanhe. É importante celebrar a vida, para entrar com o pé direito no ano que se inicia”, acredita.
E o que mais rola nesse tipo de evento é mesmo bebida alcoólica, um perigo para quem quer se manter em forma. “O ideal é evitar o álcool, mas, se for beber, alterne um drinque, um chope ou uma taça de vinho com um copo de água. O álcool desidrata. Estabelecer quantidade é difícil, mas acredito que dois ou três chopes não se tornam um absurdo. Passou disso, complica”, diz Alessandra Almeida. A nutricionista Camila dá uma dica. “O vinho é a melhor opção. O problema da cerveja é que ninguém fica em um ou dois copos. Já com o vinho, dá para passar a noite com duas taças”, diz.

ANTES DA FESTA

CAFÉ DA MANHÃ
* Pão integral de 12 grãos com ricota temperada
* 1 xícara de chá verde sem açúcar

ALMOÇO
*Arroz integral, feijão branco, chuchu no alho, salada de rúcula , taioba e tomate seco (folhosos à vontade)
*Sobremesa: barrinha de chocolate meio amargo pequena

JANTAR
*Salada de grão de bico com sardinha assada, couve-flor e ervilha em fava

NO DIA SEGUINTE

CAFÉ DA MANHÃ
*Tapioca enriquecida com linhaça dourada recheada com 1 ovo de galinha caipira
*1 copo de suco rosa (gengibre, laranja, beterraba e uva roxa)

ALMOÇO
*Arroz de brócolis, lentilha cozida, salmão com crosta de gergelim, abobrinha à Provençal, salada de agrião
*Sobremesa: 1 porção de morangos

JANTAR
*Sopa de legumes com aipo

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