Mauro Ferreira: Samba (ainda) é no Fundo de Quintal

Mesmo sem reeditar a maestria dos tempos áureos, grupo carioca apresenta bom disco de inéditas

Por O Dia

Rio - Embora o pagode romântico esteja com fôlego na indústria da música, o melhor samba se faz ainda nos fundos dos quintais cariocas. Pelo menos essa é a impressão deixada por ‘Só felicidade’, o primeiro disco de inéditas do Fundo de Quintal desde ‘Nossa verdade’, lançado pelo grupo carioca em 2011.

O grupo Fundo de Quintal saúda o próprio samba em boa parte das músicas inéditas do álbum ‘Só felicidade’%2C produzido por Rildo HoraDivulgação


Produzido por Rildo Hora (grife no mundo do samba), o CD pode não reeditar a maestria dos álbuns gravados pelo grupo nos seus áureos tempos (os anos 1980), mas é bom e prioriza o melhor tipo de samba carioca, em que pese uma ou outra faixa alinhada com o pagode da parada popular (caso de ‘Tudo de bom’). O disco marca a volta do vocalista Mário Sérgio ao grupo, do qual o cantor se afastara em 2008.

Fiel à sua verdade, o grupo Fundo dá voz e aval a alguns compositores da nova geração sem se afastar do habitual quintal. Em sintonia com seu título, ‘Só felicidade’ é disco alegre, alto astral, pontuado por sambas animados e sustentados pela azeitada ‘cozinha’ do grupo, uma referência de qualidade no samba carioca.
O álbum celebra o próprio samba. Várias letras do disco são metalinguísticas. ‘Deita que eu vou pro samba’, partido de alta qualidade que abre o CD, dá a pista e o tom de ‘Só felicidade’. Na sequência, ‘Vem devagar’ segue passo sincopado com citação do miudinho. ‘Eu quero é mais’ promove a batucada e ‘Trilha sonora’ celebra o próprio legado do Fundo de Quintal no fecho do disco.

‘Só felicidade’ também cai no samba fora das fronteiras do Rio. ‘Hoje tem festa’ traça o roteiro das celebrações da Bahia. Já ‘Som Brasil’ fala do ritmo pernambucano maracatu, ‘baque virado feito samba’ na definição do Fundo.

“O samba é nossa religião”, reforça o grupo em verso de ‘Esqueço da hora’. Ninguém duvida. Lugar de samba ainda é no quintal do Fundo.

Últimas de Diversão