Por daniela.lima
Rio - “Quase não há festivais de jazz e blues no Rio. Agora imagina na Zona Portuária?”, indaga Flavio Guimarães, gaitista do Blues Etílicos, que divide a noite com a Dixie Square Jazz Band na estreia do Festival do Porto, neste sábado, às 19h. Marcado para durar todo o ano de 2015, o evento acontece gratuitamente sempre no último sábado de cada mês e mescla gastronomia, serviços e os dois estilos musicais, levados ao Largo de São Francisco da Prainha. 
Banda Blues Etílicos se apresenta neste sábadoDivulgação


Morador do Morro da Conceição, ali nas cercanias, o gestor cultural Raphael Vidal é um dos criadores do evento. "A região portuária já tem um legado existente, que vem de muitos anos atrás, né? Vamos aproveitar isso. É uma região que está num processo de transformação, de modificação de lazer, de noite e de cultura", conta. "E o evento tem a novidade de trazer artistas de jazz e blues cantando de graça em praça pública. Isso não costuma acontecer na Zona Portuária".

Flávio, que aproveita para iniciar com o show as comemorações pelos 30 anos do Blues Etílicos (lançam em março um CD ao vivo, gravado em São Paulo no Sesc Santo Amaro, para marcar a cifra), é também curador do evento. E diz que o show será um apanhado da música do grupo.

"Vamos tocar algumas poucas inéditas, como 'Let's Rain'. Estaremos levando pela primeira vez jazz e blues para a região, que tem já uma enorme tradição de samba. Hoje tem todo um público que frequenta pequenas casas de jazz e blues no Rio e que não tem a oportunidade de ver um show desses estilos de graça. Já pensou se tivéssemos aqui um festival como o de Rio das Ostras?", conta.
Publicidade
Na sequência, nos próximos meses, o festival traz atrações como a cantora Taryn Szpilman e o saxofonista Leo Gandelman. Antes dos shows, às 16h, sempre tem oficinas de profissionalização, específicas para moradores - o tema da primeira é 'Excelência em atendimento ao cliente'. A gastronomia do evento. A gastronomia do festival fica por conta do Bar Imaculada.
Serviço
Publicidade
Festival do Porto. Largo de São Francisco da Prainha, Saúde. Sábado, às 16h (abertura) e 19h (shows). Grátis. Livre.

Publicidade