Por tabata.uchoa
Rio - A poucas semanas do Carnaval, os foliões não precisam mais esperar para fazer a festa. Os mais de 400 blocos espalhados pela cidade já estão prontos para garantir a alegria dos cariocas. Mas, para não sair do ritmo e fazer bonito, não adianta só caprichar na fantasia. A alimentação certa é fundamental. As ‘bloqueiras’, maratonistas dos blocos cariocas, dão dicas de como não dar adeus à folia antes da hora. “Com o estômago vazio, o álcool pega mais rápido. Levo sempre um sanduíche natural na bolsa e abuso dos picolés de fruta”, conta Camila Nunes, que, além de foliona, é nutricionista.
Da esq. para a dir.%3A Beatriz Borges%2C Julia Prado%2C Gabriela Titoneli%2C Camila Nunes e Núbia Gremion mostram como aproveitar o Carnaval de maneira saudávelJoão Laet / Agência O Dia

Animada desde criança, quando estreou no Carnaval desfilando na escola Vermelho e Branco, em Santa Maria Madalena, interior do Rio, Núbia Gremion conhece bem a receita para curtir a festa do início ao fim. “Ainda pequena, eu já me divertia em Madalena. Meu avô, Valter Caputo, era o presidente da escola. E eu amo Carnaval. Gosto de me programar, e isso inclui escolher o cardápio certo. Como uma saladinha de tomate seco, queijo minas, morango e uma proteína leve”, conta a atriz e arquiteta, que é apaixonada pela festa de Momo. “Vou a uns seis blocos por dia e sempre levo lanches na bolsa: maçã, kiwi, água e barrinha de cereal.”

Estreantes no Carnaval da Cidade Maravilhosa, as estudantes Beatriz Borges e Julia Prado estão aquecendo os tamborins investindo em atividade física e alimentação equilibrada. “Devido ao calor, estou tomando bastante líquido. Gosto de suco verde e do de melancia”, conta Beatriz, que é bailarina clássica e sonha com o dia em que fará sua estreia na Avenida como destaque de uma escola de samba. “Arrisco uns passinhos no meu quarto. Se tudo der errado, pelo menos mantenho a boa forma.” Julia, por sua vez, é adepta da água de coco. “Adoro, tomo o dia inteiro.”
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Quem também não vê a hora de fazer bonito no samba é a estudante de moda Gabriela Titoneli. Além de cuidar da alimentação, a friburguense também está apostando em acessórios que ajudam a proteger do sol e amenizar o calor: “Já comprei leque, sombrinha e chapéu.”
E se não der tempo de almoçar, anote o que pode ser feito para reduzir os danos. “Quando não consigo parar para almoçar, tomo um copo de açaí. Também costumo levar na bolsa frutas oleaginosas, como nozes e avelãs. E sempre intercalo um copo de água com o da bebida alcoólica”, lembra Camila.
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CARDÁPIO DE CARNAVAL
CAFÉ DA MANHÃ
*Pão integral com queijo minas e um copo de suco de abacaxi com hortelã
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ALMOÇO
*Arroz ou macarrão integral
*Uma concha de feijão
*Bife de carne grelhado
*Saladas e legumes à vontade *Um copo de suco de laranja
LANCHE DA TARDE
*Um copo de açaí batido com banana e granola
*Um copo de água de coco
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JANTAR
*Pão integral com frango desfiado, ricota, milho, ervilha, cenoura, beterraba, alface e tomate. Suco de limão
O QUE DEVE SER EVITADO
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* Excesso de frituras
* Excesso de alimentos gordurosos
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* Bebida alcoólica com estômago vazio
* Longos períodos sem se alimentar
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* Longos períodos sem se hidratar
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