Brown refaz sua folia em EP digital

‘Sarau du Brown — Ritual beat system’ já está disponível para compra no iTunes

Por O Dia

Rio - Um dos principais agitadores e embaixadores do Carnaval da Bahia, Carlinhos Brown é compositor fundamental na criação da trilha sonora da folia de Salvador (BA). Brown faz discos e músicas de forma tão compulsiva que não passa um Carnaval sem lançar produto. O deste ano de 2015 é o EP ‘Sarau du Brown — Ritual beat system’. Com sete músicas, sendo quatro inéditas e três regravações, o EP está sendo editado em formato exclusivamente digital e já está disponível para compra no iTunes.

Das quatro inéditas autorais, o grande destaque é ‘Por causa de você (Parabéns pro axé)’, tema de ritmo contagiante com o qual o artista celebra os 30 anos da música afro-pop-baiana rotulada como ‘axé music’. Intérprete do primeiro hit do gênero, ‘Fricote’, de 1985, Luiz Caldas figura na gravação da música. ‘Por causa de você’ mostra como a força da obra de Brown está no ritmo. Letra e melodia estão geralmente subjugadas ao seu andamento.

Carlinhos Brown lança no iTunes o EP digital ‘Sarau du Brown - Ritual beat system’Divulgação

Outra inédita que merece menção honrosa é ‘Batidão do orixá’, música criada a partir da adaptação de ‘Ogum já venceu’, tema de domínio público. Na gravação, o compositor remete ao ‘pancadão’ do funk à moda carioca sem diluir o ‘baticum’ afro-baiano típico da ‘axé music’.

Artista primeiramente projetado como percussionista antes de se consolidar como cantor e compositor, Brown se escora no seu ‘baticum’ sem fronteiras. A inédita ‘Samba school’ evoca a batida do samba das escolas do Carnaval carioca. Batida exportada para o mundo. Tanto que a música é cantada em inglês, mas a voz de Brown somente é ouvida quando a faixa já contabiliza mais de um minuto e meio.

Quarta música inédita do EP, ‘Paraíso descontaminado’ é parceria do baiano com o compositor pernambucano Michael Sullivan, ‘hitmaker’ dos anos 1980. A faixa bate, em coquetel pop, sons hispânicos, árabes e nordestinos. A folia de Brown é globalizada.

Últimas de Diversão