Álbum 'Teletema' traz músicas que ainda estão no ar e na memória

Inspirada por livro sobre trilhas de novela, coletânea 'Teletema' rebobina hits marcantes da TV

Por O Dia

Djavan está no CD ‘Teletema’ com a gravação de ‘Alegre menina’%2C feita em 1975 para a novela ‘Gabriela’Leo Aversa/ Divulgação

Rio - Músicas que fizeram sucesso em trilhas de novelas geralmente continuam na memória popular quando a trama sai do ar. A coletânea ‘Teletema’, inspirada pelo livro homônimo em que Guilherme Bryan e Vincent Villari fizeram sedutor histórico das trilhas de novelas, reúne algumas dessas músicas.

Por mais que as gravações não sejam raras, o fator de sedução da compilação é a qualidade da masterização feita por Júlio Carneiro. ‘Teletema’, música de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo gravada por Regininha para a novela ‘Véu de noiva’ em 1969, nunca foi ouvida em CD com tanta qualidade técnica.

SAMBA DE PAULINHO DA VIOLA

A seleção, feita pelos autores do livro de 2014 com Marcel Klemm, é primorosa porque traz músicas associadas às novelas que as propagaram. É difícil ouvir o samba ‘Pecado capital’, na gravação original de seu compositor Paulinho da Viola, sem pensar na novela homônima escrita por Janete Clair em 1975, ano em que o então iniciante Djavan gravou ‘Alegre menina’ (Dori Caymmi e Jorge Amado) para a trilha sonora da novela ‘Gabriela’.

O encarte do CD ‘Teletema’ valoriza a coletânea. Vincent Villari escreveu textos para cada uma das 17 músicas da compilação. Até ouvintes pouco familiarizados com o universo das novelas saberá que o samba-funk ‘Jazz potatoes’, raridade da discografia de Jorge Ben Jor, foi gravado para a novela ‘A volta de Beto Rockfeller’, exibida em 1973 pela TV Tupi.

O CD rebobina temas (de fato) antológicos das novelas ‘Anjo mau’ (‘Meu mundo e nada mais’, com Guilherme Arantes), ‘Água viva’ (‘Menino do Rio’, na voz de Baby do Brasil), ‘Roda de fogo’ (o hit de Rosana ‘O amor e o poder’) e ‘Vale tudo’ (o rock-samba ‘Brasil’, composto por Cazuza e gravado por Gal Costa).

Merece menção a original versão instrumental do bolero ‘Anos dourados’, feito por Tom Jobim (1927 - 1994) para a trilha da série de 1986. Quase todos os 17 teletemas agrupados na coletânea são campeões de audiência.

Últimas de Diversão