Milena Nogueira cria técnica de ginástica baseada no samba

Aulas queimam 700 calorias por hora

Por O Dia

Milena mostra um passo de dança do Samba GymMaíra Coelho / Agência O Dia

Rio - Unir o útil ao agradável em prol de um corpo perfeito. Essa foi a ideia de Milena Nogueira ao criar o Samba Gym, ritmo que mistura ginástica com passos de samba em uma aula aeróbica que chega a queimar cerca de 700 calorias por hora. O projeto também contou com a contribuição do coreógrafo Carlinhos de Jesus.

“Eu já fiz muita aula de samba, fora os ensaios de quadra. Sou professora e fiquei pensando em criar coreografias que misturassem movimentos de samba e de ginástica. Os passos são simples o suficiente para quem nunca sambou conseguir acompanhar a aula. E bastante elaborados para quem já sabe sambar conseguir se divertir e aperfeiçoar os movimentos. E, claro, queimar muitas calorias”, explica ela, que é rainha de bateria da Caprichosos de Pilares e musa do Salgueiro.

Formada em Educação Física, personal trainer e colunista de três portais voltados à saúde e à boa forma, Milena garante que o corpo é todo trabalhado em 50 minutos de Samba Gym. “Além de ser uma atividade muito divertida, ela também melhora a coordenação motora, a noção de espaço, o deslocamento e a lateralidade, ou seja, o domínio de um lado do corpo sobre o outro”, explica.

Atualmente, Milena, que é mulher do cantor Diogo Nogueira, apresenta o Samba Gym em palestras e convenções. “A ideia é colocar todo mundo para dançar. Nesses eventos, eu conto com a ajuda de um dançarino. Já fazemos o aquecimento dançando.”

Mas para manter seus 61 quilos bem distribuídos em 1,68 m de altura, e complementar o Samba Gym, Milena também recorre a outros exercícios. “Faço musculação cinco vezes por semana, um treino que leva, em média, uma hora. Hoje, por exemplo, fiz bastante agachamento. Essa técnica trabalha o fortalecimento da região das pernas e dos glúteos, o que melhora a postura, o andar e a estética do bumbum.”

E como só exercício não basta para cuidar do corpão, Milena, que é mãe de dois meninos, também pega leve na alimentação. Doces, sorvetes, pães feitos com farinha branca, bebidas alcoólicas e refrigerante nem pensar. “A minha alimentação é baseada em saladas, proteínas e carboidratos integrais. Sigo à risca o horário das minhas refeições para ajudar meu metabolismo a se manter acelerado. Quando ele funciona dessa maneira, a queima de calorias é bem mais rápida. Também ajuda o fato de eu naturalmente gostar de comer pouco e não simpatizar com pratos muito gordurosos.”

E, seguindo essa onda fitness, Milena lançou no fim do ano passado a sua primeira linha de roupas para malhar. “A MN Fitness by The Body! foi pensada com foco na liberdade dos movimentos, aliando conforto e beleza”, conta.

CARDÁPIO

CAFÉ DA MANHÃ:
Uma tapioca com mozarela de búfala e uma xícara de café preto

LANCHE DA MANHÃ:
Uma banana com aveia

ALMOÇO:
Um prato de salada verde com uma fatia de filé de frango, duas colheres de arroz integral. Um copo de suco de limão ou abacaxi sem açúcar

LANCHE DA TARDE:
Uma batata-doce cozida

JANTAR:
Um omelete de claras com cebola

LANCHE DA NOITE:
Um copo de whey protein com água de coco

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