Jeans é tema de exposição, instalação, talk show e oficinas no Jardim Botânico

Objetivo é discutir melhores práticas para o uso do tecido, tanto na concepção de roupas quanto no seu consumo

Por O Dia

Rio - O Brasil é um dos maiores produtores de denim (brim) do mundo, o que rende muitas pernas de calça e panos pra manga nas famosas peças que chamamos de jeans. No Rio, está a escola de moda que possui um laboratório só para pesquisar o popular material que veste o mundo há décadas. É o DenimLAB, centro de experimentos da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida (UVA), cujos estudos buscam melhores práticas para o uso do tecido, tanto na concepção de roupas quanto no seu consumo. Dentro dessa proposta, foi criada o evento "Azul", que começa nesta terça-feira, na Casa XXVinte, com entrada franca.

O happening, coordenado pela professora Eleonora Alves, se dedica a promover a aplicação do denim em diferentes suportes e atividades criativas que privilegiam o uso de matéria-prima sustentável. Em tempos de preocupação ambiental, está o brim mais uma vez se reinventando e percorrendo a história, desde que foi utilizado por operários e fazendeiros, ganhando um novo status vestindo astros do cinema e do rock, roupa-símbolo do movimento hippie e alcançando a alta costura ao subir as passarelas na década de 1970, com Calvin Klein.

Programação

EXPOSIÇÃO – Shorts confeccionados com material reaproveitado, técnicas de beneficiamento a seco e metais moldados em bancada de joalheria. Cada produto utiliza tecidos desconstruídos de pelo menos três produtos descartados, o que implica em considerável redução de resíduos. Além disso, o compromisso com o design responsável e limpo também é evidenciado pelo tratamento aplicado nos beneficiamentos (design de superfície) dos produtos que, diferentemente do que acontece com os produtos industriais, não usa água e minimiza radicalmente a emissão de gases.

INSTALAÇÃO “Parede Viva” – Concebido pela dupla Antonio Roberto Antunes e Beatriz Chimenthi, ambos da Jardim Secreto, a obra é construída com plantas tropicais e resíduos de 30 roupas jeans.
TALK SHOW – Com o artista britânico Ian Berry, conhecido como Denimu, sobre processo criativo com jeans residual.

WORKSHOP –A partir de um retângulo de tecido e, por meio de técnicas de projeto e criação, os participantes serão orientados a experimentar e prototipar produtos. Para participar do workshop, os interessados devem se inscrever na XXVINTE – no dia de inauguração da exposição – ou pelas redes sociais; as vagas serão sorteadas e os beneficiados serão avisados por email.

Serviço

'Azul – Happening para celebrar o jeans'. De 24 a 28 de março de 2015. Dia 24/03, às 19h30 - Inauguração da exposição e talk show. Dia 28/03, das 10h às 17h - Workshop e encerramento da exposição. Local – XXVINTE: Rua Visconde de Carandaí, 20 – Jardim Botânico. As atividades são interativas e gratuitas.

Últimas de Diversão