Ilustradora lança sua primeira exposição em café onde vai todo dia, em Ipanema

Público poderá conhecer o doce traço de Jana Magalhães

Por O Dia

Uma das ilustrações que estarão na primeira exposição da artistaDivulgação

Rio - Quando a filha da ilustradora Jana Magalhães foi estudar em Ipanema, ela passou a ir todos os dias a um café que fica próximo à escola para trabalhar, tomar um café, comer um bolinho. Com o tempo, viu que o trabalho rendia muito mais ali do que no ateliê. Conclusão: o Le P’tit Café virou seu escritório. E isso há quase dois anos. Nada mais natural do que ela inaugurasse lá sua primeira exposição, ‘Paris, Café e Outras Emoções’, em cartaz até 15 de maio.

“Tem o clima da cafeteria, que amo, o café, o movimento das pessoas, que adoro, etc. Conheci a Débora e a Patricia (Lombardi, irmãs), as donas do café. Ficamos muito amigas, e aí nunca mais consegui trabalhar em outro lugar. Já tenho mesinha cativa!”, diverte-se ela.

Não é difícil reconhecer o traço de Jana: ela já fez trabalhos para marcas como L’Oréal, Boticário, GNT e Alice Disse, além de shoppings e editoras de livros. A ilustração da personagem Amélie Poulain, que já estampou produtos e está na mostra, é das mais conhecidas.

Os trabalhos expostos são originais e estão à venda, no local e pelo site da artista (loja.janamagalhaes.com). E quem for visitar poderá encontrar Jana por lá, desenhando.
“Minha filha fala para todo mundo que a mãe trabalha em um café. Devem achar que eu sou barista ou atendente de cafeteria (risos)”, conta ela.

Jana, de 40 anos, desenha desde os 5, mas foi só há sete anos que a ilustração se transformou em seu meio de vida. “Sempre trabalhei como publicitária que adorava desenhar. Eu também gostava de fotografar meus desenhos, mas não tinha muito o que fazer com as fotos. Aí, meu amigo Gabriel, hoje meu marido (risos), fez um site onde eu pudesse colocar as fotos, e assim começou. Em pouco tempo, recebi encomendas de noivas. Tinha meu emprego e fazia isso nas horas vagas. Uns cinco anos depois, larguei a publicidade pra viver só como ilustradora, mas a publicitária não saiu de mim. Só que agora faço propaganda só de mim”, ri.

Até hoje, as encomendas de noivas estão entre as principais, ao lado das de mulheres que querem a família ilustrada. E das da filha da artista, Nina, de 4 anos.

“Ela ama ter mãe ilustradora! Conta pra todo mundo, desenha todos os dias comigo, encomenda desenhos dela para os aniversários, tem uma galeria de arte no quarto dela com todas as obras que eu faço para ela e as obras dela que ela mais gosta (eu coloco moldura) . E agora, com o advento da minha mostra, ela faz vários desenhos e diz que também está preparando uma exposição só dela. Todo santo dia tem sessão de arte lá em casa”, diz.

O Le P’tit Café fica na Rua Visconde de Pirajá 444/loja 114, Ipanema (2267-7546). Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. A cozinha é comandada pela chef Patricia Lombardi, que estudou na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu e estagiou na tradicional loja de doces Pierre Hermé. Dá para entender por que Jana Magalhães escolheu o lugar como seu QG...

Últimas de Diversão