Acroioga, que une ioga com a acrobacia, tonifica os músculos

Atividade também acalma a mente e queima muitas calorias

Por O Dia

Rio - As modelos internacionais Gisele Bündchen e Izabel Goulart já mostraram que são feras. A atriz Daniele Suzuki também se arrisca de vez em quando. A apresentadora Grazi Massafera também aderiu. A acroioga — prática que une a ioga tradicional a movimentos de acrobacia — faz sucesso no exterior e caiu nas graças de celebridades e anônimos aqui no Brasil.

“A acroioga é uma atividade ainda nova no Brasil. Mas, apesar de ser recente, virou febre. Antigamente, eu dava aula para três pessoas. Agora, tenho turmas de 30 alunos. A gente diz que é um novo olhar para o treino acrobático. Por isso, eu acho importantíssimo que as celebridades pratiquem e divulguem nas redes sociais”, explica Louis Gabriel Watel, fundador da AcroBrasil e precursor da atividade no país.

Os professores Gabriel Watel e Daniela Vianna praticam acroioga na Lagoa Rodrigo de Freitas%2C na Zona SulBruno de Lima / Agência O Dia


Praticada em salas e também ao ar livre, a acroioga trabalha os músculos do corpo, a mente, e pode eliminar em torno de 600 calorias durante duas horas de aula. “Esse exercício é bacana porque agrega elementos artísticos, filosóficos e de treinamento físico. A pessoa exercita a concentração, a comunicação e a força. Quando estamos em aula, vamos até a exaustão do corpo, mas tudo dentro dos limites, é claro. Por isso é importante se alimentar de forma correta e fazer aulas apenas com profissionais capacitados. Do contrário, o aluno pode se machucar”, alerta Gabriel.

Além de deixar o corpo malhado, a acroioga também é ótima para aproximar as pessoas, o que faz com que a atividade seja muito procurada por casais. “Você não faz acrobacia sozinho, então há uma troca entre a dupla, que acaba fortalecendo os laços. Mas é importante deixar claro que não há nada de cunho sexual nessa prática. Trabalhamos o controle emocional”, emenda o professor.

Depois de viajar o mundo aprendendo as técnicas da ioga com acrobacias, Gabriel voltou para casa em 2009 e fundou a AcroBrasil (www.acrobrasil.com). “Aqui, treinamos professores e também oferecemos aulas. Todos podem participar. Alguns têm mais facilidades, mas todos recebem os benefícios”, diz ele.

DEZ BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE

* Tonifica os músculos

* Aumenta a flexibilidade

* Estimula a concentração

* Trabalha o equilíbrio

* Ajuda na identificação e superação de medos

* Melhora a capacidade de comunicação com o outro

* Melhora o entendimento do espírito de equipe

* Exercita o controle emocional

* Estimula a criatividade

* É uma poderosa ferramenta de autoconhecimento

Últimas de Diversão