Série musical joga foco nos compositores

'Cantautores' traz show de Edu Krieger, autor de sucessos de Maria Rita e Ana Carolina

Por O Dia

Rio - Eles escrevem, compõem e cantam suas próprias músicas. Eles se chamam "cantautores", e vêm se apresentando todas as quartas-feiras no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro 180, Botafogo, 2543-5411), convidados pelo curador do projeto Antonio Villeroy. Hoje, quem se apresenta é Edu Krieger e Dio&Baco, duo integrado por Eugênio Dale e Suely Mesquita, às 21h30. Krieger é cantor e também autor de diversos sucessos nas vozes de artistas como Maria Rita, Ana Carolina, Roberta Sá, Teresa Cristina, Pedro Luis e a Parade e Casuarina. Batemos um papo com ele sobre o show e os "cantautores" (que recebe o encontro de Antônio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro, no dia 29):

Cantautores' traz show de Edu Krieger%2C autor de sucessos de Maria Rita e Ana CarolinaDivulgação

O DIA: O termo "cantautores" é algo recente? Quando você lembra de ter ouvido a designação pela primeira vez? Ele é substitutivo ao tradicional "cantor e compositor"?

Edu Krieger: Não é um termo recente, embora seja um neologismo pouco utilizado no Brasil. Em Portugal utiliza-se muito a palavra cantautor, assim como na Itália, "cantautore", para classificar o artista que compõe e canta suas próprias músicas.

O DIA: Entre tantas frentes musicais nas quais você atua, incluindo participações e contribuições com outros artistas, no que você está se debruçando atualmente?

EK: Tenho me dedicado à composição de novas canções que pretendem unir cada vez mais o ritmo do funk carioca, conhecido como tamborzão, à sonoridade clássica da MPB, com a utilização de instrumentos tipicamente brasileiros como o violão de sete cordas e o bandolim, por exemplo. Lancei há alguns meses uma música em meu canal do youtube chamada "Resposta ao Funk Ostentação", que já dá uma ideia do caminho que venho trilhando.

O DIA: O que está programado para esta apresentação no projeto, entre repertório e possíveis participações especiais?

EK: Vou apresentar canções de minha autoria gravadas em meus dois CDs e algumas que se tornaram sucessos nas vozes de cantoras como Maria Rita e Ana Carolina. Vai ser uma oportunidade de o público escutar as canções da maneira como foram concebidas, apenas com voz e violão.

Últimas de Diversão