Livro reúne obras de 50 nomes da nova cena musical carioca

Alice Caymmi, B. Negão e Silvia Machete estão em ‘Som & Pausa’

Por O Dia

Alice Caymmi topou o convite da jornalista Fabiane Pereira Divulgação

Rio - O convite foi em forma de provocação: produzir qualquer tipo de trabalho artístico impresso — texto, foto, desenho, colagem — que remetesse a um momento musical marcante. “Sentia falta de um material que marcasse, de alguma forma, esta geração musical carioca contemporânea, porque há excelentes artistas que trabalham ‘na’ e ‘para a’ cena do Rio. Daí, pensei em reunir 50 nomes deste cenário para falar sobre suas lembranças”, detalha a jornalista Fabiane Pereira, apresentadora do programa ‘Faro MPB’, da rádio MPB FM, sobre novidades musicais, e curadora do livro, ‘Som & Pausa’ (Ed. Guarda Chuva, 102 págs., R$ 40) — o lançamento é quinta-feira, na Casa Ipanema (Rua Garcia D’Ávila 77), às 18h.

Na publicação, ela dá voz não só aos artistas, mas também a produtores, pesquisadores e agitadores culturais. Entre os colaboradores estão Alice Caymmi, B. Negão, João Cavalcanti, Leo Feijó, Jorge LZ, Plínio Profeta e Silvia Machete. Alguns escolheram o primeiro show ou o primeiro contato com o público. A cantora Maria Luiza Jobim, caçula de Tom, fez um texto sobre os sons do piano do pai que ouvia na infância, por exemplo. “Minha intenção foi potencializar esta ‘safra’ de artistas independentes”, detalha Fabiane.

“Por isso, propus que escrevessem um texto, ou fizessem uma ilustração sobre seus momentos de ‘som e de pausa’ para que, juntos, formassem uma espécie de mapa musical carioca dos anos 2000. Obviamente, não estão todos os personagens desta cena no livro, e nem caberiam. A ideia é construir um retrato dessa geração.”

Últimas de Diversão