Por daniela.lima

Olinda, Pernambuco - O clima esquentou durante a exibição do documentário ‘Aqui Deste Lugar’, dos diretores Fernando Coimbra e Sérgio Machado, apresentado na 19ª edição do Cine PE. Durante a sessão no Cinema São Luiz, o som falhou, revelando problemas na infraestrutura do local, que será fechado após o fim do festival. Em seguida, ao abrir para perguntas da imprensa, o diretor ouviu críticas de que o filme, que fala sobre pessoas incluídas no programa Bolsa Família, era uma propaganda política. “Não sou ingênuo a ponto de achar que não haveria esse tipo de reação. Mas, por outro lado, fiquei pensando que tenho visto tanta sacanagem, gente pedindo a volta da ditadura, a favor da homofobia... Que decidi falar o que penso também”, diz Sérgio Machado. 

O documentário ‘Aqui Deste Lugar’ foi exibido com falhas no somDivulgação


Após um ano viajando por todo o Brasil, a equipe do filme entrevistou, mais de mil pessoas. Cinco famílias foram escolhidas, mas apenas três — do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo — permaneceram no corte final. O resultado mostra a rotina dessas pessoas, que têm em comum o apoio financeiro do Bolsa Família.

"A ideia era não fazer propaganda, mas mostrar o que funciona e o que não funciona”, defende Machado, que decidiu falar sobre o tema ao perceber que a miséria do país havia diminuído, da época em que trabalhou em ‘Central do Brasil’ (1998) para cá.

Já sobre as falhas no áudio do filme, o diretor do festival, Alfredo Bertini diz que o Cinema São Luiz passa por diversas dificuldades estruturais. “Ele tem problemas nos ar-condicionados, e o mais grave é que seus equipamentos são antigos. O cinema será fechado imediatamente após o fim do festival. Ele precisa de obras, e acredito que não será uma obra rápida, infelizmente”, justificou.

Você pode gostar