Coreógrafo das divas pop dá aulas no Rio e ensina como lidar com a TPM

Bryan Tanaka já coreografou Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, Mariah Carey, Jennifer Lopez, Madonna e tantas outras

Por O Dia

Rio - Pense em qualquer uma das maiores divas da música pop mundial. Pode ter certeza de que ela já trabalhou com Bryan Tanaka. Conhecido como o coreógrafo das estrelas, o astro norte-americano que já mexeu no rebolado de Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, Mariah Carey, Jennifer Lopez, Madonna e tantas outras está no Brasil participando do ‘Rio Hip Hop Kemp’, festival internacional de danças urbanas — popularmente conhecido como ‘Rio H2K’ — que acontece até amanhã em vários palcos da cidade: Theatro Municipal, Cidade das Artes, Imperator, Teatro Cacilda Becker, Oi Futuro Ipanema, Centro de Movimento Deborah Colker e Estação Leopoldina. 

Tanaka esteve nesta semana na comunidade do Cantagalo para conhecer o AfroReggae Divulgação


“Entre as minhas coreografias, a preferida pelos brasileiros é a de ‘Run the World’, da Beyoncé. Parece que todos querem experimentar um pedacinho daquilo”, orgulha-se ele. “Mas tem que ter muito talento para fazer esse tipo de coreografia. Praticar por anos, estudar estilos de outros coreógrafos, não é qualquer um que consegue fazer.”

Tanaka já veio algumas vezes ao Brasil, sempre passando pelo Rio, e chegou até a dirigir um DVD da cantora Wanessa. “Ela é muito fácil de se trabalhar, e é uma artista que trabalha duro”, elogia. “E também gosto muito da Ivete Sangalo, ela tem uma potência vocal enorme.”

Com tantas divas no currículo, parece até que Bryan Tanaka só atua com elas. “É curioso isso, trabalhei também com homens, como Usher e Chris Brown, mas sou muito mais lembrado pelas mulheres”, comenta. “Acho que o resultado é bom, porque tem a oposição do masculino e do feminino, o balanço fica equilibrado.”

Mas, normal, de vez em quando ele tem que enfrentar TPMs. “Todas essas mulheres com quem trabalhei têm uma personalidade muito forte, e estão no poder. Um dos desafios da minha profissão é também encontrar o equilíbrio das emoções e ter convicção no meu ponto de vista, e aí negociar. Tem que conquistar o respeito delas”, ensina.

Aos 32 anos, Tanaka avalia que é a hora de sair de trás dos holofotes. “A carreira de cantor tem ocupado cada vez mais espaço na minha vida. Tive que passar por diversas turnês com grandes artistas até me sentir confiante para mandar a minha mensagem. Eu amo a música mais que tudo, e é por causa da música que eu danço. Fiz muita coisa com os outros, agora é a minha hora”, decreta.
De passagem pelo Rio, o popstar conta que tem aproveitado o tempo livre “comendo muito churrasco e rodízio de pizza!”. “Mas aí passo o dia seguinte inteiro fazendo exercícios!”, jura.

ALÉM DO FESTIVAL

Ao longo do ano, o ‘Rio H2K’ realiza diversas atividades: o festival assina a curadoria do Palco Street Dance do Rock in Rio, ministra aulas regulares de danças urbanas no Centro de Movimento Deborah Colker e realiza projetos sociais na comunidade do Caju e no Viaduto de Madureira. Todas as informações sobre o evento estão no site www.rioh2k.com.br/2015.
 

VISITA AO CANTAGALO

Hoje, às 10h, Bryan Tanaka ministra um workshop no Centro de Movimento Deborah Colker (Rua Benjamin Constant 30, Glória), como parte das atividades do ‘Rio H2K’. Por R$ 100 você pode fazer uma aula com o coreógrafo das estrelas.

Esta semana, Tanaka, foi à comunidade do Cantagalo para conhecer o AfroReggae. Deu um workshop exclusivo e ainda recebeu em troca algumas apresentações do grupo, que o deixou encantado.
“Foi um grande prazer visitar o AfroReggae. Eles têm uma cultura africana muito forte, que posso colocar em diversas coreografias minhas”, entusiasma-se ele.

Últimas de Diversão