Disco de João Bosco & Vinícius revisita o universo caipira tradicional

'Estrada de chão' traz antigos sucessos sertanejos com participações de Sérgio Reis, Roberta Miranda, entre outros

Por O Dia

Rio - Cada vez mais pop e voltada para o universo noturno da azaração e das baladas, a música sertaneja está se distanciando de suas origens caipiras. Sintomaticamente, parece haver um movimento no sentido de desencavar essas raízes caipiras. Tendência reforçada pelo álbum ‘Estrada de chão’, ora lançado pela dupla sul-mato-grossense João Bosco & Vinícius.

João Bosco %26 Vinícius lançam o CD ‘Estrada de chão’%2C em que regravam sucessos sertanejos com nomes como Sérgio Reis e Roberta MirandaDivulgação

Neste CD, produzido por Dudu Borges (nome importante na consolidação do sertanejo pop), César Augusto e Ed Junior, João Bosco & Vinícius dão vozes a antigos sucessos sertanejos na companhia de colegas como Sérgio Reis, (convidado da música-título ‘Estrada de chão’) e Roberta Miranda (em ‘Esperando você chegar’), entre diversos outros nomes.

Não foi à toa que João Bosco & Vinícius decidiram trilha essa estrada de barro. O sucesso da série ‘Bem Brasil’, apresentada pelo cantor Michel Teló no programa ‘Fantástico’, mostrou que há público interessado no ‘revival’ dos sons sertanejos do passado. Tanto que, na sequência, a dupla César Menotti & Fabiano fez sucesso com CD duplo em que reviveu hits sertanejos dos anos 1980 e 1990.

‘Estrada de chão’ segue a toada revisionista com devoção ao passado. O som é moderno, há até eventuais efeitos especiais, mas, no geral, João Bosco & Vinícius não traem o sentido dos arranjos originais de músicas como ‘Trem bão’, que volta ao trilho em gravação feita com a adesão da dupla Rionegro & Solimões. O arranjo de Dudu Borges jamais anula o espírito caipira do tema.

O que se ouve em ‘Estrada de chão’ é música romântica à moda sertaneja, sem a alegria industrializada do som das baladas. É o caso de ‘Em algum lugar do passado’, sucesso revivido por João Bosco e Vinícius com Chico Rey & Paraná, dupla que trilhou essa estrada de chão. O mundo sertanejo dá voltas...

Últimas de Diversão