Por daniela.lima

Rio - A 17ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens começou nesta quarta-feira e segue até o próximo dia 21 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica. O evento, com duração de 12 dias, recebe escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil e juvenil para uma diversificada programação de lançamentos de livros, bate-papos com autores e performances de ilustradores, além de muitas leituras. Entre os autores mais populares estão Ziraldo, Bia Bedran, Ana Maria Machado e Marina Colassanti. 

A 17ª edição teve início nesta quarta-feira e segue até o dia 21Divulgação


A abertura contou com a preseça do de Cultura do Município, Marcelo Carelo, que participou pela primeira vez do evento. Além dele, estiveram presentes autoridades e a presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Isis Valéria. "O salão do livro FNLIJ é uma promoção da leitura", disse ela durante sua fala no evento.

Nesta edição, o destaque vai para a exposição Alice, que é uma homenagem aos 150 anos da obra "Alice no País das Maravilhas". A mostra contará com edições de livros nacionais e estrangeiras trazidas de Bolonha, na Itália, especialmente para a exposição. Outro destaque é uma homenagem aos 450 anos do Rio. Durante a feira, artista farão uma ilustração sobre o Rio na presença do público na atividade “Performance do Ilustrador”. 

No dia 13%2C às 15h acontecerá o lançamento do livro "Nino%2C o menino de Saturno"%2C de Ziraldo%2C pela editora MelhoramentosDivulgação


Homenagem aos países da América Latina

Desde 2012, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil vem homenageando os países da América Latina no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens com o objetivo de aproximar a LIJ hispano-americana dos pequenos leitores no Brasil. Para a 17ª edição do evento, a FNLIJ receberá como convidados um coletivo de países latino-americanos; Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e enezuela já confirmaram presença.

Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o evento também conta com o apoio das Secretarias de Educação e Turismo do Município do Rio de Janeiro e do Instituto C&A. Desde 2001, em parceria com as editoras participantes do evento, a FNLIJ destina parte da verba recebida como patrocínio e apoio à compra livros de qualidade que são oferecidos, gratuitamente, a todas as crianças e jovens que visitam o Salão FNLIJ.

Serviço:

17ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. De 10 a 21 de junho. Centro de Convenções Sul América - Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro. Horário: Segunda a sexta | 8h30 às 17h. Sábados e domingos | 10h às 18h. Ingresso: R$ 5. Informações: 2262-9130. Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ

As escolas que quiserem participar da 17ª edição do Salão FNLIJ podem marcar o agendamento para a Visitação Escolar. As inscrições são feitas pelo telefone (21) 2215-3408, que também informará as datas disponíveis, ou pelo e-mail visitacaoescolar@fnlij.org.br. 


Você pode gostar