Quadrilha Mix une passos da dança típica com movimentos de funk

Exercídio ajuda a queimar calorias

Por O Dia

A dançarina Juliana Siruffo mostra os passos da Quadrilha Mix%2C aula criada pelo professor Maurício Rubão Fernando Souza / Agência O Dia

Rio - ‘Olha a chuva! É mentira!” Está aberta a temporada de festas juninas pelo país. Comidas típicas como canjica, paçoca e milho não podem faltar, para fazer a alegria da galera. Mas o que caracteriza a comemoração é aquela quadrilha bem ensaiada. Se você é fã de um bom ‘arraiá’, então preste atenção: o professor de dança Maurício Rubão acaba de criar a Quadrilha Mix, aula que une passos da dança típica do mês de junho com outros estilos, como funk, forró e hip hop.

“Quando chega o mês de junho, não tem jeito, todo mundo procura uma festa junina para se divertir. E, na maioria dos casos, a mulher gosta de dançar e o marido fica de braços cruzados, ao lado dela. Foi aí que eu resolvi criar a Quadrilha Mix. O meu objetivo foi elaborar uma coreografia solta, que possa ser dançada sem um parceiro. É bem fácil de fazer. Eu seleciono músicas que são tocadas com sanfona e misturo com o batidão do funk. Fica envolvente, até porque o funk é a cara da carioca”, explica o professor.

A aula chega a durar uma hora e os movimentos inspirados na quadrilha, além de soltarem o corpo, ajudam a eliminar eliminar os quilinhos extras. “Os passos são bem agitados, alguns movimentos, circulares. Não é uma coreografia marcada. Exige que o aluno pule, dance, se abaixe e levante. Eu brinco que a aula é quase uma maratona. E isso sem perder o ritmo. Em uma hora, dependendo da dedicação da pessoa, é possível ter uma perda calórica que varia de 400 a mil calorias. E o melhor desta dança é que todos podem participar, desde crianças até idosos.”

Professor de dança há quase 20 anos, Maurício conta que a aula, lançada por ele há um mês em sua academia, a Studio Rubão Dance, na Barra da Tijuca, está fazendo o maior sucesso. “Acho que o que mais encanta as pessoas é que eu me inspirei na coreografia das quadrilhas tradicionais. Quero deixar as festas juninas mais dançantes, porque, hoje em dia, uma quadrilha só é bem dançada naquelas festas no Nordeste. Aqui é difícil”, opina Maurício.

Dançarina que costuma acompanhar cantores como Naldo Benny, Valesca Popozuda e Belo, Juliana Siruffo encontrou na Quadrilha Mix uma maneira de fazer o que mais ama e, de quebra, ficar em paz com a balança. “Eu detesto os exercícios tradicionais da academia. Para deixar o corpo em forma, a Quadrilha Mix tem sido a melhor solução, já que adoro dançar. Acabei unindo o útil ao agradável”, conta a moça, que tem 1,66 metro de altura e 55 quilos.“Tenho que praticar muito, porque amo doce. Não vejo a hora de ir a uma festa de São João para comer paçoca e canjica”, brinca a dançarina.

OS DEZ BENEFÍCIOS DA QUADRILHA MIX

1 Aumenta a flexibilidade
2 Melhora o condicionamento aeróbico
3 Auxilia na perda de peso
4 Previne problemas posturais
5 Ajuda a melhorar a timidez
6 Combate a depressão
7 Ajuda na socialização
8 Protege as articulações
9 Melhora a coordenação motora
10 Combate o estresse

Últimas de Diversão